Entenda como funciona o marketing digital

Tempo de leitura: 3 minutos
Marketing digital

Marketing digital

 

Com a chegada da internet, a relação entre marcas e consumidores se transformou radicalmente. Já não é mais novidade que as empresas precisam construir a sua presença digital para atingirem o seu público-alvo. Estar neste ambiente significa ter a oportunidade de aproveitar todo o potencial do marketing digital que o universo on-line oferece para gerar negócios.

Muitas empresas já perceberam como o marketing digital pode ser um aliado poderoso no aumento das vendas e investem em diversas ações. No entanto, algumas marcas ainda não compreendem como as estratégias digitais podem contribuir para o crescimento da empresa.

Saiba como marketing digital pode aumentar os negócios da empresa

Existem diversas táticas eficientes para as empresas que desejam atuar no ambiente digital. O inbound marketing, por exemplo, é baseado na atração do interesse do seu público por meio de um conteúdo de qualidade.

Dessa forma, os potenciais clientes se relacionam com a marca e somente no momento certo da jornada de compra o consumidor será abordado pelo comercial. Por isso, o inbound marketing é uma excelente estratégia para diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC) e aumentar o retorno sobre investimento (ROI).

O marketing de conteúdo é um integrante muito importante nas ações de inbound. Afinal, sem a produção de conteúdo não existe inbound marketing. Além de se tornar uma autoridade no segmento de atuação, as empresas que disponibilizam materiais ricos (como e-books, infográficos, templates, etc.) constroem a sua própria base de leads (contatos potenciais) e isso é muito valioso se utilizado estrategicamente.

Conheça algumas dicas para melhorar suas estratégias de marketing digital

Para investir no ambiente on-line imediatamente, selecionamos abaixo as principais dicas para dar os primeiros passos no marketing digital. Acompanhe!

Invista no planejamento

Planejar é uma tarefa essencial para o sucesso das ações de marketing digital. Entretanto, pelo acúmulo de atribuições no dia a dia, muitos empreendedores abandonam o planejamento e por esse motivo, não alcançam os resultados esperados. Nesse momento é fundamental definir os principais objetivos da empresa com o marketing digital, as metas a serem atingidas, bem como realizar uma análise da persona e da concorrência. Essas informações são valiosas para a realização das estratégias de maneira efetiva.

Crie um site de qualidade

O site é, basicamente, o cartão de visitas da empresa na internet; se o consumidor pesquisa nos mecanismos de busca pelo seu negócio e não o encontra, com certeza entrará em contato com a marca concorrente. Então, para não perder oportunidades de gerar vendas, invista na criação de um site com técnicas de SEO para que os consumidores te encontrem facilmente. Sem falar na credibilidade que a empresa transmite quando se tem um site bem desenvolvido.

Produza conteúdo relevante

Muitas marcas têm utilizado o inbound marketing para conquistar e fidelizar clientes. Atualmente, as pessoas valorizam as empresas que oferecem conteúdo de valor e isso só é possível quando o seu negócio conhece perfeitamente os desejos da persona.

Inicialmente, o marketing de conteúdo pode ser feito até mesmo pelo empresário já que ninguém melhor para conhecer o seu negócio do que o próprio empreendedor. Para começar, crie um blog e produza artigos de interesse do seu público com frequência. Além do seu negócio ganhar visibilidade, é possível atrair potenciais compradores que podem se tornar clientes posteriormente.

Não se esqueça que as redes sociais são excelentes canais de marketing digital

As redes sociais proporcionam oportunidades únicas de gerar interesse pelo conteúdo produzido. Promover um artigo no Facebook, por exemplo, é uma isca poderosa para atrair visitantes qualificados para o seu blog. Além disso, é inacreditável como as redes sociais permitem que a sua marca se aproxime do seu público e entenda de forma mais humanizada o seu dia a dia.

Mensure a sua atuação

Outro fator importante para que o seu negócio tenha sucesso com as ações de marketing digital é a mensuração dos resultados. Avaliar periodicamente a sua atuação é fundamental para conquistar resultados positivos. Seja para manter as estratégias que estão sendo eficazes ou para aprimorar as ações que não geram conversões, medir os resultados é de suma importância para o crescimento do negócio.

Que tal compartilhar as suas dúvidas sobre como o marketing digital pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Deixe aqui o seu comentário.

Compartilhe esse conteúdo!