Erros no inbound marketing: veja os 6 principais

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O inbound marketing é uma estratégia que chama a atenção por apresentar resultados incríveis. Segundo estudos da Hubspot e da Demand Metric, ela é adotada por 75% das companhias na América Latina, aumentando em três vezes as chances de obter um ROI positivo e custando 62% menos que o outbound marketing.

São números que atraem empresas que ainda não aplicaram essa metodologia — mas será que elas estão preparadas para evitar os principais erros no inbound marketing? No post de hoje, mostraremos quais são os principais erros de inbound marketing, como essas falhas impactam a estratégia e como evitá-las. Continue a leitura!

Acreditar que os resultados virão rapidamente

O inbound marketing não é uma estratégia que trará um retorno da noite para o dia. Como seus métodos se baseiam na atração e no ganho de leads e clientes de forma orgânica, é de se esperar que os primeiros resultados apareçam após 3, 4, 6 meses ou mais. Por isso, é importante que, no planejamento, as metas sejam realistas nesse ponto, projetando resultados em médio e/ou longo prazo.

Não criar ou considerar a buyer persona

A buyer persona é a representação semifictícia do seu cliente perfeito. Sem essa referência, sua estratégia inbound fica desnorteada, pois é como se comunicar sem saber para quem. As personas definem os temas, tamanhos e linguagens dos conteúdos produzidos, os padrões de atendimento e de comportamento nas redes sociais, dentre outras coisas. Se sua empresa ainda não tiver uma buyer persona, vá atrás dos seus clientes atuais e em potencial para realizar pesquisas e criar seus perfis.

Ignorar a importância do SEO

O SEO consiste nas técnicas usadas para tornar seu site ou blog mais fácil de ser encontrado pelas pessoas certas nos motores de busca, como o Google. Muitas vezes, deixar de utilizar palavras-chave, não colocar esses termos no título, na URL da página e no corpo do texto, não definir uma tag alt para as imagens ou não escrever uma meta descrição fazem toda a diferença no posicionamento das suas páginas nos buscadores.

Não analisar e qualificar os leads

Nem todos os leads gerados possuem interesse de compra sobre suas ofertas. Nesse caso, é importante analisar e distinguir os que se aproximam de ser um potencial cliente daqueles que não pretendem comprar nada.

Ao identificar quem pode consumir seus produtos ou serviços, o próximo passo é qualificar esses leads até que eles possam ser transferidos para a equipe de vendas. Ao deixar de fazer esse trabalho, o time de vendas perderá tempo com contatos frios, desperdiçando oportunidades e gastando tempo e recursos desnecessariamente.

Não mensurar os resultados

A mensuração é um dos pilares do inbound marketing. É um erro crucial deixar de monitorar cada passo dado em sua estratégia, desde um simples post em rede social até uma campanha no Google Adwords. Ignorar os números é uma atitude que deixa sua estratégia sem referências, no sentido de saber se está ou não no caminho para atingir as metas.

Outra consequência acarretada desse “esquecimento” é deixar de entender quais conteúdos e materiais mais engajam e/ou convertem. As métricas são fundamentais para entender a realidade das suas estratégias e o comportamento da sua audiência.

Não otimizar campanhas

Não monitorar suas ações de inbound marketing é um erro grave, mas não saber o que fazer com os números analisados é tão ruim quanto. Qualquer dado observado não deve apenas gerar uma conclusão, mas também uma ação que venha a melhorar a estratégia avaliada. As métricas só fazem sentido se forem usadas para otimizar suas campanhas, como uma mudança de segmentação no envio de e-mail marketing ou nos formatos dos textos publicados no blog.

Implementar uma estratégia de inbound marketing pode não ser tão simples para gestores que ainda estão conhecendo essa metodologia. Os erros na produção de conteúdo e nas análises podem até ter consertos, mas os mais graves estão no planejamento.

Após a leitura deste post, esperamos que você consiga evitar esses erros no inbound marketing. Para ter acesso a mais conteúdos sobre marketing digital diretamente em seu e-mail, assine a nossa newsletter!

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