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jul 31
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O que é ROI? Saiba qual o retorno do seu investimento em marketing

  • julho 31, 2016
  • wadhy
  • Conceitos

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Para manter uma estratégia de marketing digital sempre eficaz, é essencial realizar uma medição de resultados contínua. Isso é feito a partir do estabelecimento e da análise das métricas de desempenho mais importantes de uma campanha, que possibilita identificar pontos fortes e ações que necessitam de melhorias. Uma das métricas mais importantes é o chamado ROI, e é sobre ela que falaremos no post de hoje. Acompanhe!

Do que se trata o ROI?

A sigla significa Return On Investment, ou seja, retorno sobre o investimento. O ROI irá demonstrar o retorno gerado por um determinado investimento, qualquer que seja. Ele representa a relação entre o dinheiro investido e o dinheiro que foi efetivamente adquirido com uma determinada ação. O foco de seu cálculo dependerá do investimento que se pretende analisar — como, por exemplo, o marketing.

Qual é a sua importância para o marketing?

Analisar o ROI no marketing possibilita otimizar investimentos, pois permite saber qual é o desempenho de cada um deles, mostrando quais ações estão obtendo resultados melhores ou piores dentre todas as adotadas pela empresa. No marketing, o ROI também é chamado de ROMI, ou Return On Marketing Investment.

Uma análise constante permite saber o que se deve esperar dos investimentos feitos, como qual é o prazo necessário para que eles gerem retorno e que tipo de resultado se pode esperar deles. Isso possibilita a definição de metas e objetivos realistas que, por sua vez, serão fundamentais para uma análise eficiente.

Esse estudo permitirá que se tome decisões melhores, pois possibilitará saber o que gera resultado positivo e deve ser mantido e, por outro lado, o que não demonstrou um desempenho dentro do esperado, que poderá ser melhorado ou descontinuado.

Como o ROI é calculado?

O recorte de cálculo deve ser feito de acordo com a estratégia de cada empresa. Ele pode considerar o marketing em geral, somente as ações de marketing digital ou ainda estratégias específicas, como o ROI do investimento em marketing de conteúdo ou em e-mail marketing, por exemplo. Uma vez estabelecido o que se quer medir, chegou a hora do cálculo propriamente dito.

Para calcular o ROI, basta subtrair do lucro obtido o custo do investimento. É importante que todo o custo seja incluso aqui, incluindo as despesas que parecem ínfimas ou aquelas feitas com pessoal, por exemplo. O resultado da subtração deve ser dividido pelo custo do investimento. O número resultante representará o ROI. Ou seja:

ROI = (Lucro obtido – Investimento feito)/Investimento Feito

Para calcular o ROI em percentual, basta multiplicar esse resultado por 100.

A análise do ROI deverá considerar alguns fatores externos, como a incidência das ações de marketing promovidas pela concorrência sobre o público-alvo e a época do ano em que a análise é feita. Na hora de avaliar o ROI, é importante também considerar as metas estabelecidas no planejamento, pois essas metas vão influenciar a avaliação tanto do percentual obtido quanto do tempo necessário para obter um retorno esperado. Somente a partir da consideração desses diversos fatores será possível concluir se os resultados foram positivos ou negativos e fazer os devidos ajustes.

E então, preparado para fazer o cálculo do ROI em suas estratégias de marketing? Não deixe de compartilhar conosco, aqui nos comentários, suas impressões sobre esse tema, e confira nosso blog para acessar mais assuntos relacionados a marketing!

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Perguntas genuínas promovem relações de confian Perguntas genuínas promovem relações de confiança, além de um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e de grande ajuda, até mesmo em períodos de mudanças complexas. Aos gestores, cabe procurar entender quais desafios seus funcionários enfrentam todos os dias, em especial as práticas e atitudes que os incomodam. Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, sugere fazer perguntas do tipo:
⠀
💬 Quais são as maiores barreiras para o seu sucesso e o que posso fazer para ajudar você a removê-las?
⠀
💬 Você se sente seguro o suficiente para assumir riscos no trabalho, contribuir e fazer parte da comunidade?
⠀
💬 Qual porcentagem do seu tempo é utilizada para lidar com questões relacionadas à exclusão?
⠀
💬 Quem falta se posicionar?
⠀
💬 Como posso ajudar para que as pessoas deem ouvidos a você?
⠀
Fonte: Harvard Business Review Brasil
⠀
Confira mais dicas de gestão de pessoas acessando o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
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Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda es Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda estão no processo de ter de dar explicações acerca da diversidade, inclusão e pertencimento no ambiente de trabalho, a boa notícia é que a maioria dos grandes líderes já percebe quão importantes são esses esforços. Mas, uma característica atormenta as tentativas: o medo. Os líderes têm medo de fazer ou dizer algo errado para todos os stakeholders que estão estagnados na inatividade.
⠀
Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, comenta ter conduzido discussões de estratégia e aprendizado acerca da inclusão em startups, e depois delas, os fundadores se mostraram espantados pelo fato de suas equipes de liderança não terem participado mais ativamente.
⠀
👉 "Se você quer que sua equipe apoie a inclusão, você precisa apoiar. Não deixe que o medo o afaste do engajamento total." 👈
⠀
Fonte: Harvard Business Review Brasil
⠀
Confira mais conteúdos sobre diversidade no mundo dos negócios. Acesse o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
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#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #gestãodepessoas #liderança #ambientecorporativo #diversidade
Com as estratégias de Inbound Marketing, a alta q Com as estratégias de Inbound Marketing, a alta quantidade e frequência de compartilhamento, divulgação e impulsionamento de conteúdo começou a ficar maior do que a própria demanda. Agora, o mercado está mudando o foco:
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Produção de conteúdo mais preocupada com a qualidade do conteúdo, do que com a quantidade.
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📊 Marketing data-driven
Análise de métricas como um dos principais indicadores que expõem as informações mais valiosas sobre a audiência, e permitem aprimorar o conteúdo a cada novo ciclo de ações de marketing.
⠀
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Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, além de visualizar anúncios e resultados para sua busca, pode também visualizar um featured snippet, ou seja, uma caixa de resposta situada na própria página de resultados. Essa função permite que, sem clicar em nenhum dos links disponíveis, o usuário tenha uma resposta rápida e objetiva à sua busca.
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O User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo O User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário é o conteúdo publicado espontaneamente por usuários com informações que defendem, elogiam ou exaltam uma marca ou um profissional.
⠀
👉 Ter uma pessoa falando bem do seu produto/serviço ou do seu trabalho funciona como uma espécie poderosa de marketing gratuito. 👈
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