Saiba como medir os resultados de sua estratégia de marketing digital

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Toda estratégia de marketing digital bem-sucedida passa por um planejamento e execução adequados, além de uma etapa de mensuração. Mensurar significa conhecer o desempenho dos esforços e os resultados trazidos para o negócio, o que permite a identificação de falhas na estratégia. Devido a isso, medir esses resultados precisa fazer parte da sua rotina, concorda? E como fazer isso? Descubra a seguir:

Qual a importância da mensuração?

A mensuração dos resultados da estratégia de marketing digital garante não apenas saber o que dá certo e o que não, mas também traz a possibilidade de adaptação em tempo real.

Se o plano de marketing foi estabelecido para seis meses, por exemplo, uma mensuração correta pode identificar problemas logo no primeiro mês. Em vez de desperdiçar os outros meses com uma estratégia ineficiente, é possível otimizar no começo e garantir um desempenho melhor ao longo da campanha.

Além disso, a mensuração impacta diretamente na gestão empresarial. Ao saber exatamente quais são os resultados da estratégia de marketing digital, é possível perceber quais foram os impactos nas vendas, na lucratividade e na fidelização, por exemplo. No final, a tomada de decisão acaba apoiada pelas informações geradas pela mensuração.

Como medir os resultados?

Para medir os resultados é preciso, primeiramente, investir em uma estratégia que seja mensurável. Se você definir um objetivo de campanha apenas como “aumentar o sucesso da marca”, a mensuração vai ser impossível porque não se trata de um conceito tangível.

Se, por outro lado, você estabelecer “aumento no número de vendas originadas de visitas ao site” como objetivo da estratégia, vai ficar mais fácil transformar os resultados em números.

Também é preciso delimitar quais serão as métricas e indicadores chaves de performance — os famosos KPIs. No caso desse aumento de vendas, métricas possíveis incluem o número e visitantes e o número de vendas de acordo com a origem. Por outro lado, as curtidas nas redes sociais não impactam nos resultados tão fortemente.

Não menos importante, é preciso usar as ferramentas certas para a mensuração e acompanhamento dos resultados.

Quais métricas usar?

Falando em métricas e KPIs, a definição desses elementos precisa ser feita de modo a evitar as chamadas métricas de vaidade. Embora curtidas, comentários e inscrições sejam benéficas e desejáveis, nem sempre elas se traduzem em objetivos de negócio.

É o caso de ter uma base com 10 mil e-mails e taxa de abertura de apenas 2%, por exemplo. Assim, nem sempre números indicam qualidade e, portanto, a definição de métricas deve ser uma atitude estratégica.

Dentro de uma estratégia de marketing digital altamente mensurável, as melhores métricas e KPIs incluem:

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Principal indicador em praticamente qualquer campanha, o ROI mostra qual foi o retorno para cada valor investido. Quanto maior ele for, mais eficiente é a campanha.

Taxa de Conversão (CTR)

A taxa de conversão indica quantos clientes tomaram uma ação desejada, como comprar o produto. Ela é calculada com uma relação entre quem realmente tomou a ação e quem foi atingido pela campanha.

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Essa métrica indica quanto investimento foi necessário para transformar uma oportunidade de negócio em um cliente efetivo. Quanto menor ela for, mais eficiente é a estratégia porque menos esforços são gastos.

Bounce rate

Também conhecida como taxa de rejeição, quando está alta é uma métrica que indica que existe algum problema na experiência do usuário que o faz afastar a marca.

Número de visualizações ou visitas

Embora nem todo visitante vá se transformar em um cliente, é preciso conhecer o número de visualizações ou visitas para poder conhecer o tamanho da base de oportunidades.

Medir os resultados de sua estratégia de marketing digital permite escolher as métricas e KPIs ideais e utilizar as ferramentas certas. Além de permitir otimizações e avaliações sobre o desempenho das campanhas, essa mensuração também apoia a tomada de decisão a respeito do negócio.

Tem alguma dúvida de como medir seus resultados? Conte para a gente, nos comentários!

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