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O poder da mensuração de resultados no marketing digital

  • agosto 1, 2016
  • wadhy
  • Marketing Digital

resultados-digitais

 

Dentro de uma estratégia de marketing online, é de suma importância fazer um trabalho de mensuração de resultados no marketing digital. O motivo disso é que a partir de alguns dados é possível não somente avaliar se sua campanha está caminhando no rumo certo, mas também ter maior precisão na tomada de decisões, podendo agir de forma pontual diante de eventualidades.

Um dos diferenciais do marketing digital é exatamente sua precisão na mensuração de resultados. Por isso, continue lendo o post de hoje e aprenda a tirar proveito dessa característica!

A importância da análise de resultados

Pense em uma campanha que esteja no caminho certo, com retornos que justificam os gastos realizados e sucesso comercial da marca. Agora pense que, diante de alguma eventualidade, essa campanha precise mudar de rumo, ou seja, investimentos precisam ser reavaliados para que a saúde financeira da empresa não seja afetada. Como fazer isso sem grandes prejuízos em escala global?

Evidentemente, essa tarefa seria muito mais fácil se houvesse uma mensuração dos resultados obtidos pela empresa, pois seria possível entender melhor o que estava fazendo a diferença e o que era irrelevante dentro da campanha.

Assim, podemos dizer que mensurar resultados é, acima de tudo, uma proteção para eventuais problemas futuros. Não basta fazer funcionar: num mercado tão competitivo quanto o de marketing online, é preciso saber o motivo de dar certo.

Dessa maneira, é preciso ter meios para sanar dúvidas sobre a campanha, como a quantidade de compras realizadas, de pessoas cadastradas em promoções, de vezes em que o site foi acessado, entre outras.

O que devemos mensurar

Para que a mensuração da campanha resulte em uma análise precisa e relevante, é preciso obter os indicadores corretos para a tomada de decisão. Para isso, você deve partir das metas gerais de marketing: se o seu objetivo com a campanha é aumentar as vendas, observe quantos de seus leads são convertidos em clientes; se você quer conseguir mais visitantes no seu site, acompanhe o número de acessos e a fonte desses acessos. Também leve em consideração as metas específicas e a particularidades de cada canal, como blogs, redes sociais, e-mails ou sites. Todas essas informações podem ser obtidas através de ferramentas e softwares de análise adequados para essa tarefa.

Algumas ferramentas úteis

Para mapear os dados de acesso, sugerimos opções como o Google Analytics e o Piwik, duas das ferramentas mais completas disponíveis. Oferecidas gratuitamente, elas permitem a análise profunda de qualquer site da internet, oferecendo informações pertinentes para as empresas.

Com elas é possível saber a quantidade de visitantes de seu site em determinado período, o tempo de permanência dos visitantes na página, a quantidade de páginas acessadas por visita, as principais áreas acessadas, a origem dos visitantes, as principais palavras-chave que trouxeram os visitantes para o seu site, o número de vezes que o formulário de contato foi preenchido, entre outras informações relevantes.

Ter meios para acompanhar o comportamento de sua marca em ambiente online é essencial para o sucesso de uma campanha. Para isso, ferramentas como o Google Analytics fazem toda a diferença.

E você, tem mais dicas sobre a mensuração de resultados no marketing digital? Já mede os seus resultados? Comente aqui como e quais indicadores você acompanha!

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Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, além de visualizar anúncios e resultados para sua busca, pode também visualizar um featured snippet, ou seja, uma caixa de resposta situada na própria página de resultados. Essa função permite que, sem clicar em nenhum dos links disponíveis, o usuário tenha uma resposta rápida e objetiva à sua busca.
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O User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo O User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário é o conteúdo publicado espontaneamente por usuários com informações que defendem, elogiam ou exaltam uma marca ou um profissional.
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👉 Ter uma pessoa falando bem do seu produto/serviço ou do seu trabalho funciona como uma espécie poderosa de marketing gratuito. 👈
⠀
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Conheça outras tendências nas quais nós apostamos para 2021! Veja o nosso blogpost completo sobre as tendências para 2021 acessando o link em nosso bio ou cruxmarketing.com.br
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O ensino remoto foi muito disseminado desde o iní O ensino remoto foi muito disseminado desde o início da pandemia de Novo Coronavírus. O processo de adaptação a esse formato se estendeu para muito além desse período de eclosão da pandemia, e vai continuar estimulando o mercado, como um todo, a fazer adequações e oferecer capacitação remotamente.
⠀
No que diz respeito ao Marketing Digital, essa tendência se apresenta de forma bastante semelhante. No mix de ações de marketing, produzir conteúdos customizados para suprir as demandas dos clientes tem sido uma das principais práticas. A nova fase agora envolve oferecer mentorias, treinamentos, certificações e outros formatos de conteúdos educativos por meio de videoconferências, lives e aulas gravadas.
⠀
O grande diferencial desse tipo de conteúdo é que cumpre o papel de ajudar o usuário a alcançar um objetivo. O engajamento com o conteúdo pode ser menor, mas sua absorção agrega um valor inestimável e isso que faz com que ele esteja mais disposto a pagar por esse aprendizado.
⠀
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Desde o início da pandemia de Novo Coronavírus n Desde o início da pandemia de Novo Coronavírus no Brasil, em 2020, com a necessidade de isolamento social, as pessoas passaram a buscar novas maneiras de se conectar e interagir com as outras. Lives continuaram não só sendo realizadas por usuários comuns, perfis profissionais, influenciadores e marcas, como também se tornou uma dos principais formatos de entretenimento da atualidade.
⠀
Desde então, as lives têm sido uma excelente ferramenta para agregar valor aos produtos e serviços de profissionais e marcas. Nessas experiências, o engajamento dos usuários é bem maior. O sentimento de pertencimento e a oportunidade de tirar uma dúvida ao vivo, ou de simplesmente ser notado, torna as pessoas mais propensas a fazerem comentários, por exemplo.
⠀
⏩ Dica para se adequar a essa tendência: Invista em fazer lives 🤳, aposte em temas pertinentes para o público que deseja atingir, atrair e engajar. Separe um momento para fazer uma sessão de perguntas e respostas, e aproveitar o engajamento para humanizar a imagem profissional ou empresarial e, assim, se aproximar mais do público.
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Falar sobre o início de 2021 ainda é falar sobre Falar sobre o início de 2021 ainda é falar sobre os impactos da pandemia de Novo Coronavírus. Esses e outros acontecimentos marcantes nos cenários político, econômico e social de todo o mundo impactaram diretamente o mercado de tantas formas, que pode ser uma desafio fazer uma leitura e interpretar tendências para o futuro. Entretanto, já é possível destacar algumas das principais tendências de Marketing Digital para 2021.
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Você já sabe para onde direcionar os seus esforços nesse novo ciclo? Consegue identificar as ações que podem ajudar seu negócio a ter mais alcance, autoridade e, principalmente, mais oportunidades de vender e crescer?
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Nos próximos posts, nós vamos falar um pouquinho sobre cada uma das nossas apostas:
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⚡ Lives
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⚡ Capacitação remota
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⚡ User Generated Content (UGC)
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⚡ Respostas rápidas na página de resultados do Google
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⚡ Produção de conteúdo desacelerada e mais qualificada
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Fique ligado!
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A nova política de privacidade traz mudanças par A nova política de privacidade traz mudanças para as contas comerciais da plataforma, aquelas usadas por empresas (WhatsApp Business e contas automatizadas via APIs). Quando a nova política entrar em vigor, as empresas poderão terceirizar o armazenamento e o gerenciamento de mensagens trocadas com clientes a provedores externos, que podem ser tanto empresas especializadas nisso quanto o próprio Facebook.
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Quando a nova regra estiver valendo, a criptografia de ponta a ponta continuará padrão e obrigatória em grupos e conversas com contas pessoais, mas deixará de existir nas conversas com contas de negócios. Então, os dados gerados nessas conversas poderão ser usados pelas empresas contratantes para direcionar anúncios seus em outras plataformas do Facebook, como a rede social de mesmo nome e o Instagram.
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Ou seja, é uma nova fonte de dados para refinar ainda mais a segmentação de anúncios no Facebook e no Instagram, o que gerou inseguranças e controvérsias para os usuários.
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