Marketing Digital: contrato uma agência ou um funcionário?

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Outro dia, estava despretensiosamente conversando com um cliente sobre ações de Marketing Digital, preços de serviços, entre outras coisas. No decorrer da conversa, surgiu uma colocação: “com o valor que a agência cobra para alguns serviços, eu poderia contratar um funcionário para ficar por conta do Marketing da minha empresa!”. Sim, poderia. Digo mais: se você encontrar essa pessoa, contrate-a!

“Mas, como assim?”, vocês podem estar se perguntando. E eu respondo: encontrar essa pessoa é como encontrar agulha no palheiro. E ela vai custar bem mais do que o contrato com uma agência!

 

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A vantagem de contratar uma agência para executar os serviços que sua empresa precisa, é que as agências geralmente contam com uma equipe multidisciplinar, que faz tudo internamente e entrega o “produto” pronto. Precisa de um site? A redatora vai ajustar os textos, a webdesigner vai fazer o layout, o programador vai desenvolver a parte de tecnologia e funcionalidades e você vai receber o site pronto e funcionando. Precisa de gestão de redes sociais? Um profissional de marketing vai fazer o planejamento de conteúdo, a designer vai criar a identidade visual, o estagiário vai efetivamente programar ou publicar os posts e o gestor do contrato vai avaliar os resultados e apresentar os relatórios. Além disso, a agência faz a gestão de todas as ações, avaliando de forma holística os resultados; ela tem expertise pra isso.

Imagine agora contratar uma pessoa que tenha todas essas habilidades – ou a maioria. Ela precisa ser webdesigner, redatora, mercadóloga; precisa ter tempo e capacitação para pensar nas estratégias, planejar as ações, executá-las e monitorá-las. Uma pessoa com essas competências não vai custar barato. Com os encargos trabalhistas então….. E o tempo dela vai valer ouro, não valerá a pena deixá-la por conta de atividades operacionais.

Nas agências, os custos dos profissionais são diluídos entre os clientes, por isso elas podem fazer preços mais enxutos, de acordo com os serviços contratados. Aliás, essa é outra vantagem de terceirizar o Marketing da sua empresa: você pode contratar somente os serviços que precisa, sob medida. Já se você contratar diretamente um profissional, terá que pagar “pelo pacote completo”, independente se você vai usar ou não.

Bom, ao final da conversa com o cliente, ficou uma certeza: dentro da realidade de cada empresa, vale a pena mesmo é ter uma agência parceira, comprometida com os resultados, para apoiar e executar as ações de Marketing, mesmo que haja um profissional interno que cuide disso. Assim, as ações se tornam mais abrangentes e efetivas. Afinal, várias cabeças pensam melhor que uma mente brilhante.

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