Dicas para mandar bem nas redes sociais

Tempo de leitura: 2 minutos

social-media

Cresce cada vez mais o número de pessoas jurídicas que apostam nas mídias sociais para promover-se, comunicar-se e engajar-se com o público. Mas ainda percebo que falta profissionalismo na gestão de fanpages e perfis. Postagens aleatórias, falta de identidade visual ou mesmo excesso de promoção (apenas posts comerciais) são alguns dos erros cometidos, principalmente pelas empresas de pequeno e médio porte e profissionais liberais.

Bom, para quem está dando os primeiros passos no Marketing Digital, é normal tentar fazer por si mesmo  a administração das mídias sociais ao invés de contratar um profissional ou agência. E não há problema nenhum em fazer isso. Mas, nem por isso a sua atuação nas redes precisa ser amadora ou ruim. Com um pouco de tempo, dedicação e pesquisa, dá pra fazer muita coisa bacana.

Aqui vão algumas dicas para quem quer melhorar a gestão das redes sociais:

  1. Ainda que sejam divertidas e descoladas, as redes sociais não são brincadeira. Lembre-se que nelas, as notícias e publicações se espalham exponencialmente, para o bem ou para o mal. Em poucos minutos, você pode destruir ou arranhar uma imagem que demorou anos para construir.
  2. Faça um planejamento. Defina um objetivo e estabeleça metas e estratégias antes de partir pra ação. Conteúdo e publicações aleatórias, sem planejamento, não são suficientes para alcançar bons resultados. Entenda quem é o seu público-alvo, o que é relevante para ele e como esse conteúdo se relaciona com seus produtos e serviços. Assim, fica mais fácil desenvolver textos e vídeos, direcionar anúncios, mensurar o retorno, etc.  Afinal, “fazer por fazer” é perda de tempo e energia.
  3. Tenha uma identidade visual e faça as publicações seguindo-a. Fica mais fácil para o público associar o conteúdo com a sua marca.
  4. Pesquise e entenda as dinâmicas dessas ferramentas para geri-las de forma eficaz e eficiente.  Cada uma tem um propósito e uma forma diferente de funcionar; sendo assim, os conteúdos devem ser pensados especificamente para cada mídia ou rede sociail.
  5. Não perca de vista os objetivos e metas ao executar o trabalho. Pergunte-se sempre se as publicações estão te levando aonde você quer.
  6. Faça investimentos. A não ser que sua empresa seja amplamente conhecida, dificilmente vai ganhar fãs e seguidores sem fazer algum investimento inicial. Separe uma verba pra isso.

 

Se precisar de ajuda, conte com a Crux!

Compartilhe esse conteúdo!