Atua no mercado B2B? Aqui vão algumas dicas de Marketing Digital para você!

Tempo de leitura: 2 minutos

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Já sabemos da importância do marketing digital para qualquer empresa que queira ser vista pelo público-alvo ou deseja se aproximar do cliente. Utilizando as estratégias corretas, as ações na web podem gerar grande visibilidade e aumentar as vendas.

Mas, e as empresas que atuam no mercado B2B?

O Marketing Digital é imprescindível para empresas que fazem negócios com outras empresas. Segundo pesquisas, quase 60% das PJ quem atuam neste segmento só têm contato com seus fornecedores ao final do processo de compra. Antes de bater o martelo, os profissionais pesquisam bastante sobre os produtos e serviços que desejam adquirir. Por isso, utilizar de estratégias de marketing digital é uma forma eficaz de incrementar as vendas e ampliar o mercado.

Se você ainda não começou, aqui vão algumas dicas:

 

Faça pesquisa

Pesquise o que seus concorrentes ou parceiros estão fazendo, sonde o mercado, faça benchmarking, procure entender o comportamento de compra do seu público-alvo (suas necessidades e demandas específicas).

 

Planeje

Não se engane: ações aleatórias de Marketing Digital não geram resultados efetivos. Portanto, estabeleça metas, pense nas estratégias, defina a verba que poderá dedicar às ações. Priorize ações e canais.

 

Use conteúdo como aliado

Conteúdo relevante vai ajudar a aumentar a credibilidade de sua empresa na web, além de ser ótimo para as ações de SEO. Com conteúdo de qualidade, seu site fica muito mais atrativo para os visitantes e ainda é possível melhorar o tráfego e, consequentemente, ganhar melhor rankeamento nos resultados de busca.

 

Tenha um site otimizado
Além de conteúdo, seu site precisa ser atrativo, dinâmico, de fácil navegação e possuir botões “call-to-action” bem posicionados. Atualize o site constantemente e promova ações para geração de leads, como landing pages com material rico. Assim, você conduz o usuário a ações e o estimula a entrar em contato ou deixar o email, gerando uma base de interessados no seu produto ou serviço. Esse banco de dados pode ser utilizado pela equipe de vendas.

 

Integre os departamentos de venda e Marketing

O Marketing Digital serve para facilitar o trabalho da equipe de vendas. Quanto mais integrado estiverem os dois departamentos, melhor. Assim, os consultores de venda podem passar um cenário mais realista do mercado, perfil do cliente e até dos problemas que enfrentam para vender. E o Marketing vai trabalhar junto para superar obstáculos e auxiliar nas vendas!

 

Utilize da automação de marketing
Quanto mais automatizado for o processo de Marketing Digital, mais tempo livre você terá para pensar em estratégias, analisar resultados e criar campanhas.

 

 

Mensure os resultados 

Analise os resultados de cada ação e remaneje o que for preciso. Com as ferramentas certas, é possível saber exatamente quantas pessoas visitaram o site, viram suas publicação e quantas foram convertidas em novos clientes. Mensurando, é possível saber se está no caminho certo ou o que precisa ser melhorado.

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