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gestão de marketing

Gestão de marketing em meio às instabilidades do mundo dos negócios

  • outubro 22, 2018
  • wadhy
  • Atualidades, Gestão

O quanto o seu negócio é vulnerável às turbulências que acontecem ao redor do globo? Os reflexos da economia globalizada constantemente batem na porta de empresários e empreendedores. Nestes momentos, uma gestão de marketing mais estratégica e bem embasada pode ser crucial.

Crise econômica, reviravoltas políticas ou flutuações cambiais são exemplos de forças que atuam no macroambiente e que podem resultar em tragédia para os desavisados. Porém, fique ligado! Essas mesmas forças podem se tornar oportunidades para aqueles que conseguem prever esses cenários.

Está na hora de estabelecer estratégias efetivas para atuar nestas possíveis realidades. Está preparado? Vamos tratar desse tema a seguir!

Aprenda com os erros alheios

Em uma economia globalizada como a nossa, competimos com produtos e serviços em nível global, não é mesmo? Esse cenário ainda é potencializado pela utilização de recursos como a internet e a globalização dos meios de comunicação.

A força de uma “boa marca”

Assim, organizações que não monitoram os acontecimentos de seu segmento podem estar fadadas ao fracasso. Algumas empresas, por exemplo, perderam espaço para os produtos chineses, que têm entrado com força no mercado nacional.

Para evitar esse futuro, você precisa garantir uma gestão de marketing capaz de analisar os seguintes pontos:

  • o que existe de mais novo entre tendências e tecnologias?
  • como os consumidores reagem a essas mudanças?

Analise a realidade e as atualidades

Entenda, planejamento e gestão estratégica só têm validade quando refletem a realidade. E isso pressupõe uma análise das forças que incidem sobre os mercados e empresas. Essas forças podem ser diversas, veja exemplos:

  • político-legais;
  • econômicas;
  • sócio-culturais;
  • naturais;
  • demográficas.

A partir disso, variáveis como a competitividade e o dinamismo dos ambientes globais precisam ser avaliados. É desta maneira que uma gestão de marketing com estratégia qualificadas pode estimar os impactos que essas forças causam na organização.

Empresas e marcas ainda têm muito o que aprender

A formulação de estratégias competitivas de marketing e a gestão estratégica dependem da análise e da compreensão da realidade e das variáveis que influenciam diretamente o mundo dos negócios. Com base nesse conhecimento acerca do mercado e das forças que nele atuam, é possível “prever”, em meio a incertezas, os cenários possíveis e quais as formas mais efetivas de atuar nesses cenários.

Monitore os movimentos do mercado

Uma gestão de marketing que monitora o mercado, e utiliza de informação e de conhecimento dessa cenário para gerir estrategicamente um negócio, é comprovadamente mais vantajosa. Essas atitudes permitem a avaliação de possíveis cenários para estabelecer estratégias de atuação no mercado. É uma questão de aproveitar oportunidades e se proteger de ameaças antes mesmo de acontecerem.

Fica claro então que, para se ter competitividade, é preciso estar atento ao mercado e suas variações. Você sai na frente obtendo vantagem competitiva sobre os concorrentes. Seja através de inovações em técnicas, ou por meio de estratégias de segmentação, por exemplo.

Segundo especialista, uma consultoria em marketing digital pode ajudar empresas a venderem mais

Assim, inseridos nessa realidade dinâmica e com toda essa influência sofrida pelo ambiente de negócios, mais do que nunca necessitamos de informações para tomar decisões e gerir nossas empresas.  Não é por acaso que dizemos que estamos na “era do conhecimento” e que informação é uma poderosa ferramenta nas mãos de quem sabe usá-la, certo?

Saiba filtrar informações

Muitas vezes, buscamos as informações necessárias para criar estratégias em sites de notícias, por exemplo.  Uol, Globo.com, Uai, Terra, dentre outros. Acontece que essas informações divulgadas em tempo real já perderam sua validade, uma vez que se tratam de fatos e acontecimentos que não podem mais ser evitados. Com essas informações já estabelecidas as empresas não podem reagir de maneira efetiva, nem com a rapidez desejada.

Não se engane, a leitura e avaliação dessas notícias devem ser feitas sim. Afinal, é importante estar por dentro dos acontecimentos ao redor do globo. Mas, de modo geral, são informações tão perecíveis que não auxiliam de fato nas estratégias de negócios.

O que a sua empresa pode fazer a respeito do que já aconteceu? Se seu negócio não se preparou previamente para um fato, significa que ele já está atrasado em suas ações.

Um bom exemplo é a Nubank, empresa conhecida pelos cartões de crédito na cor roxa. Na noite da última terça-feira (16), a empresa realizou um evento de lançamento do novo design clean do cartão.  Este acontecimento, que ocorreu em São Paulo, contou com a presença de 460 pessoas, dentre elas haviam diversos influenciadores digitais.

O que seus concorrentes não previram foi o fato de ação ter gerado um novo recorde mundial de unboxing simultâneo para a marca. Todos os convidados abriram a embalagem do novo cartão no mesmo momento.

O feito será publicado na edição de 2020 do Guiness World Records. E, vale a pena citar, a marca já vem ganhando espaço rapidamente no mercado desde seu lançamento em 2014, e se tornou a maior startup da América Latina este ano.

É por isso que as grandes corporações trabalham com análise de cenários possíveis e tomam decisões com base nessas possibilidades. Já conseguem, através de estudos e pesquisas em todas as áreas, antecipar acontecimentos, tendências e movimentos de mercado. O valor dessa informação é inestimável para garantir vantagens competitivas.

Garanta agora mesmo uma gestão de marketing mais eficaz para que suas estratégias estejam sempre a frente. Invista para que sua empresa sempre apareça no timing ideal. Conheça agora mesmo as soluções de marketing digital da Crux Marketing!

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"A única maneira de abordar os desafios associado "A única maneira de abordar os desafios associados ao preconceito no ambiente de trabalho é estar aberto para experimentar esse desconforto de maneira honesta e franca. Force-se a discutir assuntos delicados de forma honesta. Aceite que você nunca será perfeito. Peça desculpas, assuma seus erros e comprometa-se a melhorar. Então, recomponha-se, apareça em público novamente e faça melhor".
⠀
Daisy Auger-Dominguez tem duas décadas de experiência em diversidade, igualdade e inclusão da Moody’s Investors Service, na The Walt Disney Company, na Google, dentre outras organizações.
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #gestãodepessoas #liderança #ambientecorporativo #diversidade
Perguntas genuínas promovem relações de confian Perguntas genuínas promovem relações de confiança, além de um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e de grande ajuda, até mesmo em períodos de mudanças complexas. Aos gestores, cabe procurar entender quais desafios seus funcionários enfrentam todos os dias, em especial as práticas e atitudes que os incomodam. Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, sugere fazer perguntas do tipo:
⠀
💬 Quais são as maiores barreiras para o seu sucesso e o que posso fazer para ajudar você a removê-las?
⠀
💬 Você se sente seguro o suficiente para assumir riscos no trabalho, contribuir e fazer parte da comunidade?
⠀
💬 Qual porcentagem do seu tempo é utilizada para lidar com questões relacionadas à exclusão?
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💬 Quem falta se posicionar?
⠀
💬 Como posso ajudar para que as pessoas deem ouvidos a você?
⠀
Fonte: Harvard Business Review Brasil
⠀
Confira mais dicas de gestão de pessoas acessando o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
⠀
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Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda es Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda estão no processo de ter de dar explicações acerca da diversidade, inclusão e pertencimento no ambiente de trabalho, a boa notícia é que a maioria dos grandes líderes já percebe quão importantes são esses esforços. Mas, uma característica atormenta as tentativas: o medo. Os líderes têm medo de fazer ou dizer algo errado para todos os stakeholders que estão estagnados na inatividade.
⠀
Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, comenta ter conduzido discussões de estratégia e aprendizado acerca da inclusão em startups, e depois delas, os fundadores se mostraram espantados pelo fato de suas equipes de liderança não terem participado mais ativamente.
⠀
👉 "Se você quer que sua equipe apoie a inclusão, você precisa apoiar. Não deixe que o medo o afaste do engajamento total." 👈
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Fonte: Harvard Business Review Brasil
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Confira mais conteúdos sobre diversidade no mundo dos negócios. Acesse o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
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Com as estratégias de Inbound Marketing, a alta q Com as estratégias de Inbound Marketing, a alta quantidade e frequência de compartilhamento, divulgação e impulsionamento de conteúdo começou a ficar maior do que a própria demanda. Agora, o mercado está mudando o foco:
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Produção de conteúdo mais preocupada com a qualidade do conteúdo, do que com a quantidade.
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📊 Marketing data-driven
Análise de métricas como um dos principais indicadores que expõem as informações mais valiosas sobre a audiência, e permitem aprimorar o conteúdo a cada novo ciclo de ações de marketing.
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