Gestão de marketing em meio às instabilidades do mundo dos negócios

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gestão de marketing

O quanto o seu negócio é vulnerável às turbulências que acontecem ao redor do globo? Os reflexos da economia globalizada constantemente batem na porta de empresários e empreendedores. Nestes momentos, uma gestão de marketing mais estratégica e bem embasada pode ser crucial.

Crise econômica, reviravoltas políticas ou flutuações cambiais são exemplos de forças que atuam no macroambiente e que podem resultar em tragédia para os desavisados. Porém, fique ligado! Essas mesmas forças podem se tornar oportunidades para aqueles que conseguem prever esses cenários.

Está na hora de estabelecer estratégias efetivas para atuar nestas possíveis realidades. Está preparado? Vamos tratar desse tema a seguir!

Aprenda com os erros alheios

Em uma economia globalizada como a nossa, competimos com produtos e serviços em nível global, não é mesmo? Esse cenário ainda é potencializado pela utilização de recursos como a internet e a globalização dos meios de comunicação.

A força de uma “boa marca”

Assim, organizações que não monitoram os acontecimentos de seu segmento podem estar fadadas ao fracasso. Algumas empresas, por exemplo, perderam espaço para os produtos chineses, que têm entrado com força no mercado nacional.

Para evitar esse futuro, você precisa garantir uma gestão de marketing capaz de analisar os seguintes pontos:

  • o que existe de mais novo entre tendências e tecnologias?
  • como os consumidores reagem a essas mudanças?

Analise a realidade e as atualidades

Entenda, planejamento e gestão estratégica só têm validade quando refletem a realidade. E isso pressupõe uma análise das forças que incidem sobre os mercados e empresas. Essas forças podem ser diversas, veja exemplos:

  • político-legais;
  • econômicas;
  • sócio-culturais;
  • naturais;
  • demográficas.

A partir disso, variáveis como a competitividade e o dinamismo dos ambientes globais precisam ser avaliados. É desta maneira que uma gestão de marketing com estratégia qualificadas pode estimar os impactos que essas forças causam na organização.

Empresas e marcas ainda têm muito o que aprender

A formulação de estratégias competitivas de marketing e a gestão estratégica dependem da análise e da compreensão da realidade e das variáveis que influenciam diretamente o mundo dos negócios. Com base nesse conhecimento acerca do mercado e das forças que nele atuam, é possível “prever”, em meio a incertezas, os cenários possíveis e quais as formas mais efetivas de atuar nesses cenários.

Monitore os movimentos do mercado

Uma gestão de marketing que monitora o mercado, e utiliza de informação e de conhecimento dessa cenário para gerir estrategicamente um negócio, é comprovadamente mais vantajosa. Essas atitudes permitem a avaliação de possíveis cenários para estabelecer estratégias de atuação no mercado. É uma questão de aproveitar oportunidades e se proteger de ameaças antes mesmo de acontecerem.

Fica claro então que, para se ter competitividade, é preciso estar atento ao mercado e suas variações. Você sai na frente obtendo vantagem competitiva sobre os concorrentes. Seja através de inovações em técnicas, ou por meio de estratégias de segmentação, por exemplo.

Segundo especialista, uma consultoria em marketing digital pode ajudar empresas a venderem mais

Assim, inseridos nessa realidade dinâmica e com toda essa influência sofrida pelo ambiente de negócios, mais do que nunca necessitamos de informações para tomar decisões e gerir nossas empresas.  Não é por acaso que dizemos que estamos na “era do conhecimento” e que informação é uma poderosa ferramenta nas mãos de quem sabe usá-la, certo?

Saiba filtrar informações

Muitas vezes, buscamos as informações necessárias para criar estratégias em sites de notícias, por exemplo.  Uol, Globo.com, Uai, Terra, dentre outros. Acontece que essas informações divulgadas em tempo real já perderam sua validade, uma vez que se tratam de fatos e acontecimentos que não podem mais ser evitados. Com essas informações já estabelecidas as empresas não podem reagir de maneira efetiva, nem com a rapidez desejada.

Não se engane, a leitura e avaliação dessas notícias devem ser feitas sim. Afinal, é importante estar por dentro dos acontecimentos ao redor do globo. Mas, de modo geral, são informações tão perecíveis que não auxiliam de fato nas estratégias de negócios.

O que a sua empresa pode fazer a respeito do que já aconteceu? Se seu negócio não se preparou previamente para um fato, significa que ele já está atrasado em suas ações.

Um bom exemplo é a Nubank, empresa conhecida pelos cartões de crédito na cor roxa. Na noite da última terça-feira (16), a empresa realizou um evento de lançamento do novo design clean do cartão.  Este acontecimento, que ocorreu em São Paulo, contou com a presença de 460 pessoas, dentre elas haviam diversos influenciadores digitais.

O que seus concorrentes não previram foi o fato de ação ter gerado um novo recorde mundial de unboxing simultâneo para a marca. Todos os convidados abriram a embalagem do novo cartão no mesmo momento.

O feito será publicado na edição de 2020 do Guiness World Records. E, vale a pena citar, a marca já vem ganhando espaço rapidamente no mercado desde seu lançamento em 2014, e se tornou a maior startup da América Latina este ano.

É por isso que as grandes corporações trabalham com análise de cenários possíveis e tomam decisões com base nessas possibilidades. Já conseguem, através de estudos e pesquisas em todas as áreas, antecipar acontecimentos, tendências e movimentos de mercado. O valor dessa informação é inestimável para garantir vantagens competitivas.

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