10 dicas para prosperar em 2019

Tempo de leitura: 5 minutos
Mulher com expressão otimista pesquisando sobre dicas para prosperar em 2019.

Com certeza você já sabe que não existe fórmula mágica para o sucesso. Na verdade, conquistas e realizações dependem de trabalho, dedicação, disciplina. Entretanto, o início do ano é marcado por resoluções e desejos de prosperidade. Você provavelmente anotou na sua agenda, no seu bloco de notas do celular ou na mente as realizações que gostaria de alcançar neste novo ano.

Mas como fazer isso, na prática, com ações que dependam somente de nós mesmos? Realizar essas metas vai envolver uma mudança genuína de mindset. Porém, por mais que isso possa parecer desafiador, alguns “betas” podem ser valiosos para quem tem a intenção de se tornar uma pessoa bem sucedida ou melhor nesse ano que se inicia.

Está preparado para começar a investir em atitudes que te levem aonde você quer chegar? Confira nossas dicas para prosperar em 2019!

1. Dicas para prosperar: Planeje

Planejar significa: estabelecer metas, estratégias e prazos. Quem gasta mais tempo planejando, ganha tempo na hora de executar, concorda? Ter um plano de ação em mente é indispensável para saber a ordem dos fatores que você vai seguir ao longo de um caminho. Caso contrário, é possível que suas ações percam força e fiquem desconexas.

Atente-se, esse aprendizado vale para a vida pessoal. Você já sabe aonde quer chegar? Então está na hora de se perguntar: Como? Quando? Coloque essas informações na ponta do lápis!

2. Dicas para prosperar: Organize-se

Agora que você já se orientou, o próxima passo é fazer os preparativos para que tudo saia conforme o idealizado. Porém, tenha em mente que não basta apenas colocar itens na agenda, é preciso checá-la todos os dias, fazer anotações, ajustar o plano à dinâmica da realidade.

Quero começar um negócio, e agora? Confira nossas dicas!

Gerencie melhor seu tempo e suas atividades. Você verá como isso vai tirar uma enorme carga de stress e pressão dos seus ombros. Se você se acha desorganizado, procure suas próprias formas de se organizar melhor; tudo é questão de hábito. Isso também vale para outras esferas da vida que não seja só o trabalho: tenha o tempo do lazer, do esporte, da família. Tempo é questão de prioridade.

3. Dicas para prosperar: Ouça

O quanto você escuta as pessoas que estão ao seu redor? Às vezes, quem está de fora das situações consegue enxergar detalhes que nós, que já estamos imersos nela há mais tempo, não somos capazes de detectar.

Se as pessoas te procuram para compartilhar uma ideia, o mínimo que você deve oferecer são os seus ouvidos. Isso também vale para sua vida pessoal: você tem muito o que aprender com os mais jovens, nem que seja sobre as novas tecnologias (os adolescentes conhecem as novidades muito antes da gente!).

4. Dicas para prosperar: Só prometa o que pode cumprir

O início do ano pode aflorar sua mente e trazer novas ideias, mas é preciso manter o pé no chão. Por isso, a dica é cuidar para não se precipitar.

Não encha sua equipe, colaboradores ou quem que seja de falsas expectativas. Não prometa aumento de salários, brindes ou promoções que não podem acontecer. Em casa, não prometa mais tempo com os filhos, mais dedicação ao casamento ou uma viagem sem que possa cumprir.

Que tal falar sobre a ética profissional?

Ao invés de deixar as pessoas motivadas com a possibilidade, você vai desestimulá-las em pouco tempo, quando perceberem que o prometido nunca chega. Sendo assim, só confirme quando tiver certeza, caso contrário é melhor esperar e não dizer nada. Contudo, quando você fizer uma promessa, volte ao item 2 e organize-se para que possa cumprir.

5. Dicas para prosperar: Seja pontual

Seu tempo é precioso? O das outras pessoas também! É por isso que é muito importante não deixar as pessoas esperando. É deselegante, desrespeitoso e chato. E você, sem dúvida alguma, pensaria dessa mesma maneira se alguém fizesse isso com você, não é mesmo?

Para melhorar nesse aspecto, a fórmula é simples. Se você já viu que não vai conseguir chegar no horário, ligue imediatamente e avise. Fique atento também à seus compromissos e sempre garanta que uma tarefa não irá te impedir de realizar outra em seguida. Se necessário, remarque um dos dois compromissos com antecedência. Dessa forma você permite que a outra pessoa tenha tempo hábil para se reorganizar e não prejudica a agenda dela.

6. Dicas para prosperar: Sorria mais

Você sabia que sorrir alivia a tensão e deixa o dia mais leve? Esse pequeno gesto tem o poder de provocar sensações agradáveis em você e, claro, nas pessoas com quem você convive.

É muito fácil colocarmos a culpa do nosso mal humor no clima de trabalho, ou na falta de sono. Mas a verdade é que, se nos esforçarmos a sermos mais cordiais e agradáveis, mesmo num dia “cinza”, temos a chance de transformar o ambiente em que vivemos. Já tentou sorrir hoje?

7. Dicas para prosperar: Desconecte-se

Em tempos de redes sociais, dificilmente desconectamos o nosso smartphone. Às vezes estamos em plena atividade de lazer, cultura ou ócio e os avisos do Facebook nos chamam. Ou então, vem aquela vontade de compartilhar a foto de uma cena ou até do prato que estamos comendo.

Liberte-se dessa obrigação! Faça as atualizações depois e viva o momento real com plenitude, inteiramente, com as pessoas que ali estão (ainda que seja só você). Desconectar-se do mundo virtual é a melhor forma de conectarmos com o real. Às vezes é bom desligar o celular.

8. Dicas para prosperar: Valorize o trabalho das outras pessoas

Toda profissão merece nosso respeito. Algumas são mais especializadas e exigem anos de estudo e preparo. Outras, menos, mas continuam sendo fundamentais ao bom funcionamento das empresas e da sociedade (já imaginou uma cidade sem uma equipe que cuida da limpeza e manutenção?).

Toda empresa precisa do presidente para funcionar bem, mas também precisa de um operário. Além disso, estar “na cúpula” (ser um empresário bem sucedido ou um executivo) não te faz melhor do que aqueles que estão na linha de frente, na base. Não é a profissão e nem o dinheiro que moldam o caráter das pessoas.

9. Dicas para prosperar: Cultive o respeito e a tolerância

Uma das melhores qualidades do nosso estilo de vida atual é o fato de termos liberdade. Você é livre, desde que não fira a liberdade do outro. Então por que ainda há quem se sinta no direito de apontar o dedo para outra pessoa simplesmente por ela ser diferente?

Porque a diversidade deve fazer parte da minha estratégia?

Somos pessoas únicas. Somos a prova viva que a diversidade existe. Somos, principalmente, reais. Então, exercite sua liberdade, demonstre sua essência, curta o seu estilo de vida. Porém, ao longo do caminho, se lembre de respeitar o fato de que quem é diferente de você também tem o direito de fazer tudo isso.

10. Dicas para prosperar: Acredite na mudança

A gente muda, o mundo muda. Temos o poder de contagiar as pessoas com nossas atitudes, muito mais do que nossas palavras. Você só precisa acreditar nisso e fazer a diferença. Para isso, comece com pequenas atitudes, e aos poucos vá se tornando um exemplo daquilo que você quer ver no mundo.

Gostou dessas dicas para prosperar? Desejamos que você seja capaz de praticá-las e alcançar o sucesso. Esperamos que o seu 2019 seja repleto de conquistas e realizações!

Agora que você está nesse clima de renovação, que tal pensar também em formas de alavancar a sua atuação profissional, ou o seu empreendimento? Confira esse conteúdo sobre como bons amigos podem significar bons negócios!

Compartilhe esse conteúdo!