Glossário de Marketing Digital: aprenda sobre os termos mais utilizados

Tempo de leitura: 5 minutos
Jovem sentada em mesa pesquisando termos em glossário de marketing digital no laptop.

Conheça agora mesmo o conceito dos principais termos, métricas, ferramentas e estratégias nesse glossário de marketing digital.

Você já está ligado que o marketing digital é a principal estratégia utilizada para promover e divulgar marcas, produtos, serviços, conteúdo e ideias para a sua audiência na web. Porém, além disso, é essencial entender os principais conceitos para que você tenha mais autonomia no momento de planejar seus objetivos e definir as estratégias para alcançá-los.

Que tal facilitar o entendimento das métricas de análise, dos principais termos, bem como as ferramentas e estratégias já existentes? Nesse post você vai encontrar alguns conceitos do marketing digital que são mais utilizados e irá entendê-los de forma descomplicada. Com essa leitura você vai poder se situar e direcionar o marketing digital do seu negócio com muito mais efetividade!

Confira o glossário de marketing digital a seguir.

Glossário de Marketing Digital: Métricas

CPC: Custo por Clique

É uma forma de cobrança pelos anúncios de links patrocinados como o Google Ads ou Facebook Ads. O anunciante paga um valor cada vez que o usuário clicar no seu anúncio, geralmente o direcionando para o site ou landing page desejada. O valor pago por cada clique é o CPC, ou custo por clique.

CPA: Custo por Aquisição

O custo por aquisição é relacionado ao objetivo da campanha de links patrocinados. Seja vendas, captação de leads ou downloads de aplicativos, o CPA calcula o quanto foi investido para obter cada conversão.

CTR: Taxa de Cliques por impressão

Compara o número de cliques em cada anúncio com o número de impressões, em porcentagem.  Ou seja, se o seu anúncio foi mostrado 10 vezes e recebeu 2 cliques, sua taxa de cliques por impressão, ou CTR (click-through rate), é de 20%.

Impressão

Cada vez que seu anúncio é mostrado na tela de um visitante é considerada uma impressão.

KPI: Key Performance Indicators

São os “indicadores-chave de desempenho” definidos para medir o progresso das ações estratégicas das suas campanhas de marketing digital.

Pageviews

Visualizações de páginas. Revela quantas vezes as páginas do seu site foram visualizadas.

ROI: Return on Investment

O retorno sobre investimento mensura o resultado do lucro em relação ao que foi investido em marketing. É importante avaliar se a estratégia está dando o resultado esperado de acordo com o objetivo traçado pela empresa. Por isso, o ROI é considerado uma das principais métricas de marketing digital.

Sessão

Toda vez que um visitante interage com uma página do seu site, é contabilizada uma sessão. O número de sessões provavelmente será maior que o número de visitantes do seu site, uma vez que um visitante pode visitar mais que uma página.

Taxa de Rejeição

Também conhecida como “Bounce Rate”, em inglês, é o percentual de visitantes que acessaram o site, mas não interagiram com outras páginas. Ou seja, saíram do site após acessarem apenas a página inicial.

Glossário de Marketing Digital: termos e ferramentas

Anúncios pagos/Links Patrocinados

São publicações pagas, criadas de forma personalizada para promover um produto, serviço ou informação no ambiente digital, e cumprir os objetivos de uma campanha. Essa publicidade é exibida com destaque em resultados de buscas, sites afiliados e redes sociais. O que determina para quem os anúncios são exibidos é o perfil do consumidor traçado ao criá-lo e as palavras-chave definidas como gatilho de impressão.

No Facebook, eles são gerados por páginas empresariais, por meio do Facebook Ads no Gerenciador de Negócios, e veiculados tanto no Facebook quanto no Instagram. No Google, eles são gerados via Google Ads e podem ser veiculados na rede de display, ou na rede de pesquisa, em forma de links patrocinados (aqueles anúncios que aparecem no topo da página de resultados quando você faz uma busca no Google; ficam, inclusive, marcados como “anúncio”).

Impulsionamento

Consiste em promover de forma paga uma postagem que já tenha sido realizada em uma fan page, ou página empresarial, no Facebook e no Instagram. Tem o objetivo de dar destaque, bem como aumentar o alcance e engajamento da publicação.

Landing page

A landing page, ou “página de aterrissagem”, é uma página específica para a qual você direciona um usuário com o intuito de convertê-lo em lead. Ela deve ser objetiva, e deve oferecer uma oferta (por exemplo, um conteúdo rico, útil ou um desconto especial) em troca das informações de contato do visitante, as quais são adquiridas por meio de um formulário de conversão.

Lead

É um usuário que se torna um potencial cliente após acessar seu site ou redes sociais, deixar seus dados em um formulário de conversão e demonstrar interesse na sua marca.

Persona (ou buyer persona)

É um perfil semi fictício de uma pessoa específica que representa o seu cliente ideal. É composto por informações detalhadas, baseadas em declarações e características da sua base de clientes.

Público-alvo

É um conceito amplo que caracteriza a parcela de pessoas que você pretende atingir com seu produto ou serviço. Ou seja, o nicho de mercado que seu negócio irá visar.

Palavra-chave

É uma palavra ou um termo específico que é utilizado em diversas estratégias de marketing digital. Ela representa o termo utilizado pelos usuários ao realizar uma busca em um mecanismo de pesquisa. O uso dela é essencial nas práticas de SEO.

CTA: Call To Action

A “Chamada Para Ação” é uma prática utilizada no final de conteúdos textuais em sites e postagens de redes sociais, blog posts, bem como em e-mail marketing e formulários de conversão. Ela consiste em posicionar comandos no imperativo, ou em primeira pessoa, para induzir o leitor a realizar uma ação. Por exemplo, “Saiba mais!” ou “Quero saber mais!”.

Glossário de Marketing Digital: estratégias

Outbound Marketing

É o marketing tradicional. Ao pé da letra, seria o “marketing de saída”. Consiste em uma forma de divulgação que era, e ainda é, utilizada pelas empresas na qual a marca sai em busca de captar consumidores de forma mais interruptiva. Por exemplo, por meio de comerciais de TV, outdoors, carros de som e até mesmo os anúncios que interrompem conteúdos em vídeo, como acontece atualmente no Facebook e no Youtube.

Inbound Marketing

É o novo marketing, ou o marketing de atração. Ao pé da letra, seria o “marketing de entrada”. Sua premissa é fazer com os consumidores venham até a sua marca. Suas estratégias visam fazer com que a marca seja encontrada pelo cliente ideal no momento em que ele mais precisa. Tem como característica valorizar a conquista desse objetivo por uma abordagem orgânica.

Marketing de Conteúdo

É uma estratégia complementar ao Inbound Marketing. Consiste em atrair clientes com perfil que interessem à uma marca compartilhando conteúdo de qualidade no site, blog, redes sociais e em todos os canais utilizados pela empresa. Ele cumpre o papel de conferir autoridade à marca, auxiliar, resolver dúvidas, informar, cativar e fidelizar pessoas, e conduzi-las pelo funil de vendas.

Funil de vendas

É uma estratégia que visa acompanhar a jornada do consumidor desde o momento em que percebe que pode precisar investir em um serviço ou produto até a efetivação dessa compra. Ele é dividido em três etapas: Topo, Meio e Fundo. Respectivamente, elas representam as etapas de Atração, Conversão e Venda.

A estratégia de Funil de Vendas otimiza a decisão de compra do cliente, capta mais leads e auxilia a aprimorar os resultados de um negócio. Para isso, ela utiliza táticas apropriadas para cada fase e induz o consumidor a avançar para a próxima etapa do funil até que ele realize a compra.

SEM: Search Engine Marketing

São estratégias de marketing que objetivam promover sites, produtos ou serviços nas páginas de resultados de buscas de sites como o Google, Bing, Yahoo e similares.

SEO: Search Engine Optimization

É um conjunto de técnicas e práticas especializadas em otimizar a estrutura e o conteúdo de sites para melhorar o seu ranqueamento nos resultados orgânicos de mecanismos de buscas. Envolve o uso estratégico de palavras-chave, tanto no conteúdo (textos e imagens) quanto no código.


Agora que todos esses conceitos importantes ficaram mais fáceis entender, mantenha-os sempre à mão! Salve esse glossário de do Marketing Digital nos seus favoritos e aproveite para continuar sanando suas dúvidas. O próximo passo é continuar aprendendo sobre o tema para potencializar sua estratégia e alavancar os resultados do seu negócio. Confira agora mesmo esse post sobre como fazer um plano de marketing poderoso para a sua empresa!

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