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abr 05
Jovem sentada em mesa pesquisando termos em glossário de marketing digital no laptop.

Glossário de Marketing Digital: aprenda sobre os termos mais utilizados

  • abril 5, 2019
  • wadhy
  • Conceitos, Marketing Digital

Conheça agora mesmo o conceito dos principais termos, métricas, ferramentas e estratégias nesse glossário de marketing digital.

Você já está ligado que o marketing digital é a principal estratégia utilizada para promover e divulgar marcas, produtos, serviços, conteúdo e ideias para a sua audiência na web. Porém, além disso, é essencial entender os principais conceitos para que você tenha mais autonomia no momento de planejar seus objetivos e definir as estratégias para alcançá-los.

Que tal facilitar o entendimento das métricas de análise, dos principais termos, bem como as ferramentas e estratégias já existentes? Nesse post você vai encontrar alguns conceitos do marketing digital que são mais utilizados e irá entendê-los de forma descomplicada. Com essa leitura você vai poder se situar e direcionar o marketing digital do seu negócio com muito mais efetividade!

Confira o glossário de marketing digital a seguir.

Glossário de Marketing Digital: Métricas

CPC: Custo por Clique

É uma forma de cobrança pelos anúncios de links patrocinados como o Google Ads ou Facebook Ads. O anunciante paga um valor cada vez que o usuário clicar no seu anúncio, geralmente o direcionando para o site ou landing page desejada. O valor pago por cada clique é o CPC, ou custo por clique.

CPA: Custo por Aquisição

O custo por aquisição é relacionado ao objetivo da campanha de links patrocinados. Seja vendas, captação de leads ou downloads de aplicativos, o CPA calcula o quanto foi investido para obter cada conversão.

CTR: Taxa de Cliques por impressão

Compara o número de cliques em cada anúncio com o número de impressões, em porcentagem.  Ou seja, se o seu anúncio foi mostrado 10 vezes e recebeu 2 cliques, sua taxa de cliques por impressão, ou CTR (click-through rate), é de 20%.

Impressão

Cada vez que seu anúncio é mostrado na tela de um visitante é considerada uma impressão.

KPI: Key Performance Indicators

São os “indicadores-chave de desempenho” definidos para medir o progresso das ações estratégicas das suas campanhas de marketing digital.

Pageviews

Visualizações de páginas. Revela quantas vezes as páginas do seu site foram visualizadas.

ROI: Return on Investment

O retorno sobre investimento mensura o resultado do lucro em relação ao que foi investido em marketing. É importante avaliar se a estratégia está dando o resultado esperado de acordo com o objetivo traçado pela empresa. Por isso, o ROI é considerado uma das principais métricas de marketing digital.

Sessão

Toda vez que um visitante interage com uma página do seu site, é contabilizada uma sessão. O número de sessões provavelmente será maior que o número de visitantes do seu site, uma vez que um visitante pode visitar mais que uma página.

Taxa de Rejeição

Também conhecida como “Bounce Rate”, em inglês, é o percentual de visitantes que acessaram o site, mas não interagiram com outras páginas. Ou seja, saíram do site após acessarem apenas a página inicial.

Glossário de Marketing Digital: termos e ferramentas

Anúncios pagos/Links Patrocinados

São publicações pagas, criadas de forma personalizada para promover um produto, serviço ou informação no ambiente digital, e cumprir os objetivos de uma campanha. Essa publicidade é exibida com destaque em resultados de buscas, sites afiliados e redes sociais. O que determina para quem os anúncios são exibidos é o perfil do consumidor traçado ao criá-lo e as palavras-chave definidas como gatilho de impressão.

No Facebook, eles são gerados por páginas empresariais, por meio do Facebook Ads no Gerenciador de Negócios, e veiculados tanto no Facebook quanto no Instagram. No Google, eles são gerados via Google Ads e podem ser veiculados na rede de display, ou na rede de pesquisa, em forma de links patrocinados (aqueles anúncios que aparecem no topo da página de resultados quando você faz uma busca no Google; ficam, inclusive, marcados como “anúncio”).

Impulsionamento

Consiste em promover de forma paga uma postagem que já tenha sido realizada em uma fan page, ou página empresarial, no Facebook e no Instagram. Tem o objetivo de dar destaque, bem como aumentar o alcance e engajamento da publicação.

Landing page

A landing page, ou “página de aterrissagem”, é uma página específica para a qual você direciona um usuário com o intuito de convertê-lo em lead. Ela deve ser objetiva, e deve oferecer uma oferta (por exemplo, um conteúdo rico, útil ou um desconto especial) em troca das informações de contato do visitante, as quais são adquiridas por meio de um formulário de conversão.

Lead

É um usuário que se torna um potencial cliente após acessar seu site ou redes sociais, deixar seus dados em um formulário de conversão e demonstrar interesse na sua marca.

Persona (ou buyer persona)

É um perfil semi fictício de uma pessoa específica que representa o seu cliente ideal. É composto por informações detalhadas, baseadas em declarações e características da sua base de clientes.

Público-alvo

É um conceito amplo que caracteriza a parcela de pessoas que você pretende atingir com seu produto ou serviço. Ou seja, o nicho de mercado que seu negócio irá visar.

Palavra-chave

É uma palavra ou um termo específico que é utilizado em diversas estratégias de marketing digital. Ela representa o termo utilizado pelos usuários ao realizar uma busca em um mecanismo de pesquisa. O uso dela é essencial nas práticas de SEO.

CTA: Call To Action

A “Chamada Para Ação” é uma prática utilizada no final de conteúdos textuais em sites e postagens de redes sociais, blog posts, bem como em e-mail marketing e formulários de conversão. Ela consiste em posicionar comandos no imperativo, ou em primeira pessoa, para induzir o leitor a realizar uma ação. Por exemplo, “Saiba mais!” ou “Quero saber mais!”.

Glossário de Marketing Digital: estratégias

Outbound Marketing

É o marketing tradicional. Ao pé da letra, seria o “marketing de saída”. Consiste em uma forma de divulgação que era, e ainda é, utilizada pelas empresas na qual a marca sai em busca de captar consumidores de forma mais interruptiva. Por exemplo, por meio de comerciais de TV, outdoors, carros de som e até mesmo os anúncios que interrompem conteúdos em vídeo, como acontece atualmente no Facebook e no Youtube.

Inbound Marketing

É o novo marketing, ou o marketing de atração. Ao pé da letra, seria o “marketing de entrada”. Sua premissa é fazer com os consumidores venham até a sua marca. Suas estratégias visam fazer com que a marca seja encontrada pelo cliente ideal no momento em que ele mais precisa. Tem como característica valorizar a conquista desse objetivo por uma abordagem orgânica.

Marketing de Conteúdo

É uma estratégia complementar ao Inbound Marketing. Consiste em atrair clientes com perfil que interessem à uma marca compartilhando conteúdo de qualidade no site, blog, redes sociais e em todos os canais utilizados pela empresa. Ele cumpre o papel de conferir autoridade à marca, auxiliar, resolver dúvidas, informar, cativar e fidelizar pessoas, e conduzi-las pelo funil de vendas.

Funil de vendas

É uma estratégia que visa acompanhar a jornada do consumidor desde o momento em que percebe que pode precisar investir em um serviço ou produto até a efetivação dessa compra. Ele é dividido em três etapas: Topo, Meio e Fundo. Respectivamente, elas representam as etapas de Atração, Conversão e Venda.

A estratégia de Funil de Vendas otimiza a decisão de compra do cliente, capta mais leads e auxilia a aprimorar os resultados de um negócio. Para isso, ela utiliza táticas apropriadas para cada fase e induz o consumidor a avançar para a próxima etapa do funil até que ele realize a compra.

SEM: Search Engine Marketing

São estratégias de marketing que objetivam promover sites, produtos ou serviços nas páginas de resultados de buscas de sites como o Google, Bing, Yahoo e similares.

SEO: Search Engine Optimization

É um conjunto de técnicas e práticas especializadas em otimizar a estrutura e o conteúdo de sites para melhorar o seu ranqueamento nos resultados orgânicos de mecanismos de buscas. Envolve o uso estratégico de palavras-chave, tanto no conteúdo (textos e imagens) quanto no código.


Agora que todos esses conceitos importantes ficaram mais fáceis entender, mantenha-os sempre à mão! Salve esse glossário de do Marketing Digital nos seus favoritos e aproveite para continuar sanando suas dúvidas. O próximo passo é continuar aprendendo sobre o tema para potencializar sua estratégia e alavancar os resultados do seu negócio. Confira agora mesmo esse post sobre como fazer um plano de marketing poderoso para a sua empresa!

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"A única maneira de abordar os desafios associado "A única maneira de abordar os desafios associados ao preconceito no ambiente de trabalho é estar aberto para experimentar esse desconforto de maneira honesta e franca. Force-se a discutir assuntos delicados de forma honesta. Aceite que você nunca será perfeito. Peça desculpas, assuma seus erros e comprometa-se a melhorar. Então, recomponha-se, apareça em público novamente e faça melhor".
⠀
Daisy Auger-Dominguez tem duas décadas de experiência em diversidade, igualdade e inclusão da Moody’s Investors Service, na The Walt Disney Company, na Google, dentre outras organizações.
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #gestãodepessoas #liderança #ambientecorporativo #diversidade
Perguntas genuínas promovem relações de confian Perguntas genuínas promovem relações de confiança, além de um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e de grande ajuda, até mesmo em períodos de mudanças complexas. Aos gestores, cabe procurar entender quais desafios seus funcionários enfrentam todos os dias, em especial as práticas e atitudes que os incomodam. Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, sugere fazer perguntas do tipo:
⠀
💬 Quais são as maiores barreiras para o seu sucesso e o que posso fazer para ajudar você a removê-las?
⠀
💬 Você se sente seguro o suficiente para assumir riscos no trabalho, contribuir e fazer parte da comunidade?
⠀
💬 Qual porcentagem do seu tempo é utilizada para lidar com questões relacionadas à exclusão?
⠀
💬 Quem falta se posicionar?
⠀
💬 Como posso ajudar para que as pessoas deem ouvidos a você?
⠀
Fonte: Harvard Business Review Brasil
⠀
Confira mais dicas de gestão de pessoas acessando o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #gestãodepessoas #liderança #ambientecorporativo #diversidade
Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda es Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda estão no processo de ter de dar explicações acerca da diversidade, inclusão e pertencimento no ambiente de trabalho, a boa notícia é que a maioria dos grandes líderes já percebe quão importantes são esses esforços. Mas, uma característica atormenta as tentativas: o medo. Os líderes têm medo de fazer ou dizer algo errado para todos os stakeholders que estão estagnados na inatividade.
⠀
Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, comenta ter conduzido discussões de estratégia e aprendizado acerca da inclusão em startups, e depois delas, os fundadores se mostraram espantados pelo fato de suas equipes de liderança não terem participado mais ativamente.
⠀
👉 "Se você quer que sua equipe apoie a inclusão, você precisa apoiar. Não deixe que o medo o afaste do engajamento total." 👈
⠀
Fonte: Harvard Business Review Brasil
⠀
Confira mais conteúdos sobre diversidade no mundo dos negócios. Acesse o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #gestãodepessoas #liderança #ambientecorporativo #diversidade
Com as estratégias de Inbound Marketing, a alta q Com as estratégias de Inbound Marketing, a alta quantidade e frequência de compartilhamento, divulgação e impulsionamento de conteúdo começou a ficar maior do que a própria demanda. Agora, o mercado está mudando o foco:
⠀
📝 Slow Content
Produção de conteúdo mais preocupada com a qualidade do conteúdo, do que com a quantidade.
⠀
📊 Marketing data-driven
Análise de métricas como um dos principais indicadores que expõem as informações mais valiosas sobre a audiência, e permitem aprimorar o conteúdo a cada novo ciclo de ações de marketing.
⠀
Saiba mais sobre essa tendência e como ela se relaciona com os efeitos da pandemia de Novo Coronavírus. Veja o nosso blogpost completo sobre as tendências para 2021 acessando o link em nosso bio ou cruxmarketing.com.br
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #tendênciasdemarketing #tendências2021 #produçãodeconteúdo #marketingdeconteúdo
Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, além de visualizar anúncios e resultados para sua busca, pode também visualizar um featured snippet, ou seja, uma caixa de resposta situada na própria página de resultados. Essa função permite que, sem clicar em nenhum dos links disponíveis, o usuário tenha uma resposta rápida e objetiva à sua busca.
⠀
Para quem já investe em técnicas de SEO, os featured snippets parecem um problema. Afinal, desencorajam usuários a clicarem nos links, certo? A resposta é "não".
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✨ Mais importante que melhorar o tráfego orgânico do seu site, é vender o seu produto ou serviço. ✨
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o featured snippet pode ser um estímulo para que o usuário realize uma ação e avance em sua jornada de compra! Veja dicas:
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🌟 manter o perfil de sua empresa no Google Meu Negócio atualizado;
🌟 estimular que clientes satisfeitos deixem uma avaliação positiva em seu perfil no Google;
🌟 continuar investindo em conteúdo de qualidade e nas práticas de SEO para aumentar as chances de o Google incluir um trecho do seu blog no featured snippet de uma busca.
⠀
Veja o nosso blogpost completo sobre as tendências para 2021 acessando o link em nosso bio ou cruxmarketing.com.br
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O User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo O User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário é o conteúdo publicado espontaneamente por usuários com informações que defendem, elogiam ou exaltam uma marca ou um profissional.
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👉 Ter uma pessoa falando bem do seu produto/serviço ou do seu trabalho funciona como uma espécie poderosa de marketing gratuito. 👈
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Quando um usuário faz isso de forma espontânea, o conteúdo se torna muito mais relacionável em comparação com conteúdos gerados pela própria empresa.  Afinal, os demais usuários sabem que aquela opinião está vindo de "gente como a gente" e não de uma empresa, com o objetivo de vender.
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Dicas para ficar por dentro dessa tendência:
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⚡ estimular a criação de UGCs lançando desafios nas redes sociais;
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⚡ humanizar ao máximo a abordagem ao interagir, para se aproximar dos usuários.
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Conheça outras tendências nas quais nós apostamos para 2021! Veja o nosso blogpost completo sobre as tendências para 2021 acessando o link em nosso bio ou cruxmarketing.com.br
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