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abr 15
homem jovem colocando uma moldura de quadro em frente a seu rosto representando uma buyer persona

Buyer persona: essencial para a criação de conteúdo para a web

  • abril 15, 2019
  • wadhy
  • Conceitos, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Entenda por que é tão importante definir uma buyer persona e como ela faz a diferença no planejamento e criação de conteúdo para a web.

Você já ouviu falar sobre buyer persona, mas ainda não ficou claro como essa definição vai te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio? Neste conteúdo você vai entender exatamente como esse conceito se relaciona com o planejamento e criação de conteúdo para a web.

A buyer persona deve ser, na verdade, o norteador da sua estratégia de produção e compartilhamento de conteúdo, seja nas redes sociais ou no blog da sua marca (e em qualquer outro meio ou mídia de comunicação). Sem essa definição, sem dúvidas haverá dificuldade para fazer a curadoria de temas a serem abordados, refinar e customizar a linguagem e determinar o que vale ou não vale a pena publicar para a sua audiência.

Fique atento a seguir para entender a relação da definição de buyer persona com a produção de conteúdo. Confira também um esclarecimento sobre o que esse conceito, de fato, representa, e saiba como a buyer persona funciona na prática!

Qual é o papel do conteúdo na minha estratégia?

O propósito principal das redes sociais é o de conectar pessoas, e essas conexões são possibilitadas pelo compartilhamento constante de conteúdo e ofertas direcionadas. Como um número significativo de pessoas se encontram nesse ambiente, é natural que essas plataformas abrissem as portas para novas formas de relacionamento entre empresas e clientes, seja para interação e engajamento, ou divulgação de produtos e serviços.

Da mesma forma, quando se trata de pesquisas em mecanismos de busca, como o Google, o conteúdo é que vai determinar se a sua marca é encontrada ou não pelas pessoas online. Quando uma publicação em um blog empresarial é rica, informativa e pertinente, ela também é capaz de estreitar o relacionamento de um usuário com uma marca.

Essa constante interação das pessoas com esses formatos variados de conteúdo na web gera inúmeras e oportunidades para uma marca de:

  • Compartilhar o posicionamento estratégico da empresa, mostrando qual a visão do negócio, missão e valores.
  • Customizar a mensagem e interagir diretamente com o público.
  • Segmentar do público de acordo com as características da audiência, direcionando seus esforços para aqueles que possuem mais afinidade com sua solução.
  • Pesquisar sobre o perfil do público, seus gostos, desejos e outras informações que podem ser valiosas.
  • Vender por estes canais, seja por anúncio ou a partir do amadurecimento do relacionamento com os seguidores.
  • Divulgar com baixo orçamento e mensuração de resultados.
  • Fazer marketing institucional.
  • Publicar campanhas sazonais.
  • Divulgar conteúdo relevante.

Mas para tornar mais eficaz a comunicação com seu público, não basta apenas estar nas redes sociais, possuir um blog no site da sua empresa e publicar conteúdo. É preciso fazer um planejamento que ajude a empresa a entender quem é seu público-alvo e o que é relevante para ele. Além disso, ele deve esclarecer como seu conteúdo se relaciona com as demandas dos clientes, bem como com seus produtos e serviços. É por isso que existe a definição da buyer persona!

Qual a diferença entre público-alvo, buyer persona e cliente ideal?

Público-alvo

É uma parcela da população que você pretende atingir com as soluções da sua empresa. Imagine que o público de sua empresa – uma joalheria artesanal, por exemplo – seja formado por habitantes de Belo Horizonte, na faixa etária dos 18 aos 55 anos, classes A-B e que seu público-alvo seja formado por homens e mulheres entre 22 e 45 anos dessa localização, com alto poder aquisitivo. Ainda que seja segmentado, o público-alvo é amplo.

Buyer Persona

É uma representação mais humanizada e específica do seu cliente típico. Um perfil semi fictício de uma “pessoa” com características específicas do seu público-alvo. Para isso criar a buyer persona, é necessário se basear em informações extraídas da sua base de clientes. A partir daí,  é possível apontar tanto aspectos da rotina quanto às expectativas e problemas que essa pessoa encara a nível profissional e pessoal. Seguindo o exemplo acima, uma das buyer personas da joalheria artesanal pode ser o João, um homem de 45 anos, que gosta de rock e acessórios de prata, anda de Harley Davidson e é pouco adepto à tecnologia. A partir desse perfil, fica mais fácil avaliar onde e como é possível encontrar o João ou pessoas com as mesmas características.

ICP (Ideal Customer Profile ou Perfil do Cliente Ideal)

É o perfil do cliente que mais compra do seu negócio e leva em conta métricas como a frequência de compra, o ticket médio, dentre outras. É mais utilizado pelo time comercial para definir quais potenciais clientes são mais qualificados e reconhecem o valor da marca. Assim, é possível determinar em quais em quais desses perfis vale a pena investir.

Por que definir uma buyer persona é importante?

Na produção de conteúdo para a web, a criação de personas facilita o direcionamento dos temas e da linguagem a serem utilizados. É ela que permite que uma marca possa “conversar” de forma adequada com esse público gerando conteúdo que, de fato, seja relevante.

Criar um conteúdo para uma persona específica é uma estratégia efetiva para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, claro, por meio das mídias certas. Por isso, essa etapa é vista como fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital.

Para exemplificar, confira esses dois perfis de buyer persona que criamos para essa joalheria artesanal:

  1. Joana, uma jovem de 24 anos que faz faculdade, gosta de moda, ama semijoias, é estilosa e independente, apesar de não precisar trabalhar para se sustentar.
  2. João, um homem de 45 anos, que gosta de rock e acessórios de prata, anda de Harley Davidson e é pouco adepto à tecnologia.

Perceba que, mesmo com poucas informações, já é possível ressaltar que a forma de se comunicar com a Joana (assim como o conteúdo e tipos de produtos oferecidos a ela) é diferente do João. Por exemplo, é mais provável que Joana seja super adepta ao Instagram, enquanto João acompanha mais o Facebook e assiste vídeos no YouTube. Sem uma persona definida, é possível que você queira vender anéis de caveira e correntes para a Joana, ou que dê dicas de organização de brincos e colares para o João.

Quais aspectos a buyer persona impacta?

Bom, deu pra perceber que a criação da buyer persona é fundamental para atuar de forma mais assertiva na web, não é mesmo? Na prática, essa definição é essencial para:

  • Determinar em quais redes irá atuar e com que tipo de conteúdo;
  • Definir o tipo de conteúdo necessário para atingir seus objetivos;
  • Delinear a “pegada”, a linguagem e o estilo de seu conteúdo em cada rede;
  • Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever e como deve apresentá-los;
  • Entender onde seus clientes e prospects buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

Agora você está preparado para pensar na estratégia de conteúdo do seu negócio e garantir mais resultados! Com essas informações e dicas, você pode direcionar todos os aspectos do seu conteúdo para a buyer persona certa e impactar pessoas que seja, de fato, potenciais clientes.

Quer continuar aprendendo mais sobre esse aspecto do Marketing Digital? Confira esse post sobre Marketing de Conteúdo, a estratégia poderosa para driblar a crise!

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"A única maneira de abordar os desafios associado "A única maneira de abordar os desafios associados ao preconceito no ambiente de trabalho é estar aberto para experimentar esse desconforto de maneira honesta e franca. Force-se a discutir assuntos delicados de forma honesta. Aceite que você nunca será perfeito. Peça desculpas, assuma seus erros e comprometa-se a melhorar. Então, recomponha-se, apareça em público novamente e faça melhor".
⠀
Daisy Auger-Dominguez tem duas décadas de experiência em diversidade, igualdade e inclusão da Moody’s Investors Service, na The Walt Disney Company, na Google, dentre outras organizações.
⠀
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Perguntas genuínas promovem relações de confian Perguntas genuínas promovem relações de confiança, além de um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e de grande ajuda, até mesmo em períodos de mudanças complexas. Aos gestores, cabe procurar entender quais desafios seus funcionários enfrentam todos os dias, em especial as práticas e atitudes que os incomodam. Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, sugere fazer perguntas do tipo:
⠀
💬 Quais são as maiores barreiras para o seu sucesso e o que posso fazer para ajudar você a removê-las?
⠀
💬 Você se sente seguro o suficiente para assumir riscos no trabalho, contribuir e fazer parte da comunidade?
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💬 Qual porcentagem do seu tempo é utilizada para lidar com questões relacionadas à exclusão?
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💬 Quem falta se posicionar?
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💬 Como posso ajudar para que as pessoas deem ouvidos a você?
⠀
Fonte: Harvard Business Review Brasil
⠀
Confira mais dicas de gestão de pessoas acessando o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #gestãodepessoas #liderança #ambientecorporativo #diversidade
Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda es Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda estão no processo de ter de dar explicações acerca da diversidade, inclusão e pertencimento no ambiente de trabalho, a boa notícia é que a maioria dos grandes líderes já percebe quão importantes são esses esforços. Mas, uma característica atormenta as tentativas: o medo. Os líderes têm medo de fazer ou dizer algo errado para todos os stakeholders que estão estagnados na inatividade.
⠀
Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, comenta ter conduzido discussões de estratégia e aprendizado acerca da inclusão em startups, e depois delas, os fundadores se mostraram espantados pelo fato de suas equipes de liderança não terem participado mais ativamente.
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👉 "Se você quer que sua equipe apoie a inclusão, você precisa apoiar. Não deixe que o medo o afaste do engajamento total." 👈
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Fonte: Harvard Business Review Brasil
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Confira mais conteúdos sobre diversidade no mundo dos negócios. Acesse o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
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Com as estratégias de Inbound Marketing, a alta q Com as estratégias de Inbound Marketing, a alta quantidade e frequência de compartilhamento, divulgação e impulsionamento de conteúdo começou a ficar maior do que a própria demanda. Agora, o mercado está mudando o foco:
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📝 Slow Content
Produção de conteúdo mais preocupada com a qualidade do conteúdo, do que com a quantidade.
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Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, além de visualizar anúncios e resultados para sua busca, pode também visualizar um featured snippet, ou seja, uma caixa de resposta situada na própria página de resultados. Essa função permite que, sem clicar em nenhum dos links disponíveis, o usuário tenha uma resposta rápida e objetiva à sua busca.
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O User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo O User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário é o conteúdo publicado espontaneamente por usuários com informações que defendem, elogiam ou exaltam uma marca ou um profissional.
⠀
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