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maio 20

O que é e como melhorar o SEO do meu site?

  • maio 20, 2019
  • wadhy
  • Conceitos, Dicas, Gestão, SEO

Mais importante que ter um site, é garantir que ele seja moderno e capaz de te trazer resultados. Entenda por que melhorar o SEO é essencial para isso e como fazer.

Possuir um website próprio, atualmente, é indispensável para qualquer empresa ou profissional. Porém, o meio digital demanda que algumas estratégias sejam utilizadas não só para atualizar e modernizar o site, mas também para torná-lo mais competitivo. Melhorar o SEO é uma das principais formas de garantir isso.

Você entende, de fato, o que é SEO? É muito importante entender esse conceito e, principalmente, quais são as principais práticas que o envolvem. Afinal, elas impactam não só na performance do seu site, mas também no seu negócio como um todo.

Entenda a seguir o que é e como melhorar o SEO na prática. Em seguida, absorva alguns dos principais benefícios que ele oferece para o seu negócio.

O que é SEO?

Você sabia que, quando alguém realiza uma pesquisa em sites de busca, dificilmente essa pessoa acessa os resultados que não estão entre os primeiros colocados? E a situação é ainda pior para os sites que são ranqueados a partir da segunda página. É por esse motivo que tantas empresas e profissionais se perguntam: como conquistar a primeira colocação nesse ranqueamento?

A resposta é o SEO. Esta é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. Representa uma série de técnicas que visam tornar o site da sua empresa mais bem posicionado nos resultados orgânicos de buscas em ferramentas como Google, Bing, Yahoo, e semelhantes.

Fazer com que o seu site alcance a primeira posição nos resultados orgânicos causa um impacto significativo no tráfego do seu website. Sendo assim, melhorar o SEO é essencial para ter um bom desempenho.

Porém, vale a pena frisar que o ranqueamento dos mecanismos de pesquisa são guiados pelo que é melhor e mais relevante para os usuários – visitantes e consumidores do seu conteúdo. Portanto, as práticas devem ser aplicadas com esse fato em mente. Faça as otimizações sempre pensando na experiência do usuário.

Seguindo essa mesmo lógica, é isso que faz do SEO uma técnica essencial para o Marketing de Conteúdo. Aplicar as práticas que visam melhorar o SEO de forma holística e aliá-las com webdesign e conteúdo de qualidade é a receita para o sucesso.

Como melhorar o SEO na prática?

A maneira mais indicada de melhorar o SEO do seu site é, claro, contratando uma agência com experiência no desenvolvimento de sites empresariais e profissionais. Ao longo do processo de desenvolvimento do site, garanta que as boas práticas recomendadas pelo Google sejam seguidas. Conheça algumas delas a seguir.

Código HTML

Alguns aspectos que você precisa garantir no seu site (além de um design condizente com a sua marca e com a sua estratégia de branding) estão relacionados à formatação do código HTML. É importante que as páginas do site possuam:

  • títulos únicos, precisos e objetivos;
  • resumos inteligentes;
  • URLs (endereços) mais amigáveis, com poucos termos que sejam reconhecíveis.

Navegabilidade

Ter uma navegabilidade de qualidade é importante tanto para o entendimento dos mecanismos de pesquisa quanto para os visitantes. A ideia da navegabilidade, resumidamente, é criar hierarquias e conexões de fácil entendimento entre as páginas do site.

Responsividade

Seu site precisa ser responsivo, ou seja, projetado para que todos os seus componentes e informações se adequem a qualquer tipo de tela e dispositivo de forma inteligente e otimizada. Ser ou não responsivo é um fator que influencia no ranqueamento em resultados de pesquisa e, principalmente, na disposição dos usuários de continuar navegando no seu site. Se as páginas demoram a carregar, ou as informações ficam confusas na tela do celular, a tendência é que o visitante o feche e procure outra solução.

Conteúdo

Para melhorar o SEO, os conteúdos textuais apresentados em todas as páginas do seu website precisam ser:

  • originais, exclusivos e atualizados;
  • humanizados (sem repetição desnecessária de palavras-chave focadas apenas em chamar a atenção dos mecanismos de busca, por exemplo);
  • sintetizados e de fácil compreensão;
  • focados em um tema específico;
  • escritos com linguagem adequada;
  • construídos com tags de cabeçalho (<h1>, <h2>, etc) adequadas.

Links

A longo deste texto você, certamente, encontrou palavras “clicáveis” que te redirecionam para outra página com conteúdo relacionado aos seus termos. Esses links precisam ser inseridos no conteúdo textual de forma inteligente e condizente para que ele seja bem compreendido pelo usuário e pelo mecanismo de busca. Quando bem feitos, eles ajudam a melhorar o SEO, conferindo autoridade para o seu site.

Imagens

Preencha o nome e texto alternativo de todos os arquivos de imagem de forma descritiva, porém objetiva. O texto alternativo, por exemplo, é importante para que o usuário saiba do que ela se trata caso ela não carregue, e para que o mecanismo de pesquisa consiga “ler” o que ela representa.

Quais benefícios o SEO oferece?

Gastar menos para conquistar novos clientes

Muitas empresas utilizam anúncios pagos nos buscadores, que dão destaque a elas nos resultados de pesquisas. O objetivo de melhorar o SEO é fazer com que o seu site tenha um melhor desempenho em buscas orgânicas, que são os resultados mostrados naturalmente. Sendo assim, o uso da técnica permite que a marca conquiste um bom posicionamento sem precisar de links patrocinados.

Promover a expansão do negócio

O SEO ajuda a marca a conquistar novos clientes. A partir do momento que a sua empresa insere no site palavras-chave relacionadas ao seu ramo de atuação, os mecanismos de busca são capazes de encontrar esse conteúdo e direcioná-lo para os usuários que pesquisam sobre o assunto.

Por exemplo, imagine uma empresa que vende cosméticos no Rio de Janeiro. Ao melhorar o SEO, a marca pode usar termos como “produtos de beleza”, “cosméticos” e “Rio de Janeiro”, ou qualquer outra palavra-chave relacionada. Isso fará com que seu site apareça nas buscas de pessoas interessadas pelo assunto, o que pode gerar novos clientes para a marca.

Aumentar o reconhecimento da marca

O site que usa as técnicas de otimização para mecanismos de busca de forma correta tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados. Isso faz com que o usuário confie mais no site. Mesmo que ele não clique no link — a visualização contínua desse endereço faz com que a pessoa acabe reconhecendo a marca com o passar do tempo.

Melhorar o site da empresa

Se você deseja usufruir das vantagens do SEO, é provável que precise realizar melhorias no seu site. Melhorar o SEO é uma forma de modernizar o seu site fazendo com que ele se torne mais amigável aos usuários.

Apostar em uma estratégia sustentável

Mais do que atrair um número maior de visitantes, com o SEO, o seu site se torna mais otimizado. Quando ele é fácil de navegar, o visitante tende a permanecer por mais tempo. Isso faz com que o mecanismo de busca entenda que o visitante tem interesse naquele conteúdo e esse fator também contribui para que o site suba de posição nos resultados orgânicos de pesquisa.

Após essa leitura, com certeza ficou claro para você que melhorar o SEO é uma forma de atrair, reter e converter mais clientes para uma empresa. A otimização para mecanismos de busca é fundamental para qualquer marca que queira lucrar com o marketing digital.

Porém, suas estratégia de marketing digital pode se tornar muito mais efetiva se você aliar essa estratégia com outras táticas atualizadas e efetivas. Uma delas é o funil de vendas. Acesse esse conteúdo e saiba tudo que você precisa para estruturar um funil de vendas campeão!

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⠀
O vídeo é uma forma de apresentar as mesmas informações contidas numa longa página de serviços do seu site institucional, mas com uma pegada bem mais dinâmica, atrativa e objetiva!
⠀
Uma dica de ouro é aproveitar ao máximo o conteúdo de um vídeo, principalmente se ele tiver sido pensado de forma exclusiva:
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💥  Transcreva-o para ter uma versão em texto, publique no blog corporativo com o link do vídeo incorporado à página. Isso vai ajudar no SEO.
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💥  Publique o vídeo bruto no Facebook. Vídeos nativos recebem mais impressões e engajamento nessa rede social.
⠀
💥  Extraia o áudio e use-o como um episódio de podcast.
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Fonte: Single Grain
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O vídeo é, de longe, a forma mais popular que as O vídeo é, de longe, a forma mais popular que as pessoas usam para aprender sobre novos produtos e serviços. Dados publicados pela agência de marketing americana Single Grain mostraram os resultados abaixo para a seguinte pergunta: "Como você mais gosta de aprender sobre um novo produto ou serviço?"
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🔍  68% - videos curtos
🔍  15% - site, post ou artigo textual
🔍  4% - e-book ou manual
🔍  4% - apresentação
🔍  3% - infográfico
🔍  3% - ligação ou demonstração de vendedor
🔍  3% - outros
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A Crux é uma agência de Marketing Digital completa. Fazemos a produção de conteúdo de nossos clientes em diversos formatos. Somos, inclusive, experientes na produção de vídeos de apresentação de serviços. Acesse cruxmarketing.com.br ou o link na bio do Instagram e conheça todos os nossos serviços!
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O uso de vídeos no Marketing Digital é uma das t O uso de vídeos no Marketing Digital é uma das tendências mais importantes hoje e deve continuar sendo nos próximos 5 a 10 anos. Esses números mostram a importância de incorporar vídeo em sua estratégia de marketing digital em 2021:
⠀
🎦  70% dos consumidores afirmam ter compartilhado o vídeo de uma marca.
🎦  72% das empresas afirmam que o vídeo melhorou sua taxa de conversão.
🎦  52% dos consumidores afirmam que assistir a vídeos sobre produtos e serviços os torna mais confiantes nas decisões de compra online.
🎦  65% dos executivos visitam o site do profissional de marketing.
🎦  39% dos executivos ligam para fechar negócio depois de assistir a um vídeo.
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(Fonte: Single Grain)
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Está pensando em incorporar vídeos na sua estratégia de Marketing Digital? Entre em contato e saiba como podemos ajudar você, ou acesse o blog da Crux e confira muitas outras dicas de como incrementar, modernizar e profissionalizar o marketing do seu negócio! cruxmarketing.com.br (ink na bio do Instagram).
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No nosso post anterior, falamos sobre como estabel No nosso post anterior, falamos sobre como estabelecer palavras-chave para as páginas do seu site institucional ajuda ele a ter um melhor desempenho no Google. Sabe qual é a forma mais objetiva de trabalhar um leque maior de palavras-chave em seu site, contribuindo para potencializar ainda mais esse desempenho?
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Parece trabalhoso? Temos algumas dicas! É possível produzir conteúdo internamente, terceirizar a produção ou até mesmo mesclar as duas estratégias:
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📝 conteúdos mais aprofundados: escreva (ou estimule seus colaboradores a escreverem) sobre temas mais específicos e até mais técnicos, e deixe o time de marketing apenas por lapidar adequar o conteúdo às técnicas de SEO.
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Tem mais dicas incríveis sobre produção de conteúdo e estratégias relacionadas a essa tema no nosso site! Acesse cruxmarketing.com.br ou clique no link na bio do Instagram!
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No Marketing Digital, a palavra-chave é o termo q No Marketing Digital, a palavra-chave é o termo que os usuários usam para pesquisar um tema em mecanismos de busca, como o Google. Quando você estabelece a palavra-chave de uma página do seu site institucional, por exemplo, está ajudando os buscadores a indexarem e mostrarem a sua página como resultado no momento em que os usuários fizerem uma pesquisa.
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Ao investir no desenvolvimento de um site institucional para o seu negócio, a escolha da palavra-chave precisa ser extremamente estratégica para contribuir para que o seu site seja mostrado como um dos primeiros resultados de pesquisa. Para isso, é preciso avaliar:
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📊 nível de concorrência dela, ou seja, quantas outras páginas já a utilizam;
📈 volume de busca, para medir o nível de interesse dos usuários.
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Além disso, outras técnicas de SEO são fundamentais para que seu site fique bem ranqueado, como densidade da palavra-chave nos textos da página, legibilidade, qualidade do conteúdo, hiperlinks, dentre outras.
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