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maio 20

O que é e como melhorar o SEO do meu site?

  • maio 20, 2019
  • wadhy
  • Conceitos, Dicas, Gestão, SEO

Mais importante que ter um site, é garantir que ele seja moderno e capaz de te trazer resultados. Entenda por que melhorar o SEO é essencial para isso e como fazer.

Possuir um website próprio, atualmente, é indispensável para qualquer empresa ou profissional. Porém, o meio digital demanda que algumas estratégias sejam utilizadas não só para atualizar e modernizar o site, mas também para torná-lo mais competitivo. Melhorar o SEO é uma das principais formas de garantir isso.

Você entende, de fato, o que é SEO? É muito importante entender esse conceito e, principalmente, quais são as principais práticas que o envolvem. Afinal, elas impactam não só na performance do seu site, mas também no seu negócio como um todo.

Entenda a seguir o que é e como melhorar o SEO na prática. Em seguida, absorva alguns dos principais benefícios que ele oferece para o seu negócio.

O que é SEO?

Você sabia que, quando alguém realiza uma pesquisa em sites de busca, dificilmente essa pessoa acessa os resultados que não estão entre os primeiros colocados? E a situação é ainda pior para os sites que são ranqueados a partir da segunda página. É por esse motivo que tantas empresas e profissionais se perguntam: como conquistar a primeira colocação nesse ranqueamento?

A resposta é o SEO. Esta é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. Representa uma série de técnicas que visam tornar o site da sua empresa mais bem posicionado nos resultados orgânicos de buscas em ferramentas como Google, Bing, Yahoo, e semelhantes.

Fazer com que o seu site alcance a primeira posição nos resultados orgânicos causa um impacto significativo no tráfego do seu website. Sendo assim, melhorar o SEO é essencial para ter um bom desempenho.

Porém, vale a pena frisar que o ranqueamento dos mecanismos de pesquisa são guiados pelo que é melhor e mais relevante para os usuários – visitantes e consumidores do seu conteúdo. Portanto, as práticas devem ser aplicadas com esse fato em mente. Faça as otimizações sempre pensando na experiência do usuário.

Seguindo essa mesmo lógica, é isso que faz do SEO uma técnica essencial para o Marketing de Conteúdo. Aplicar as práticas que visam melhorar o SEO de forma holística e aliá-las com webdesign e conteúdo de qualidade é a receita para o sucesso.

Como melhorar o SEO na prática?

A maneira mais indicada de melhorar o SEO do seu site é, claro, contratando uma agência com experiência no desenvolvimento de sites empresariais e profissionais. Ao longo do processo de desenvolvimento do site, garanta que as boas práticas recomendadas pelo Google sejam seguidas. Conheça algumas delas a seguir.

Código HTML

Alguns aspectos que você precisa garantir no seu site (além de um design condizente com a sua marca e com a sua estratégia de branding) estão relacionados à formatação do código HTML. É importante que as páginas do site possuam:

  • títulos únicos, precisos e objetivos;
  • resumos inteligentes;
  • URLs (endereços) mais amigáveis, com poucos termos que sejam reconhecíveis.

Navegabilidade

Ter uma navegabilidade de qualidade é importante tanto para o entendimento dos mecanismos de pesquisa quanto para os visitantes. A ideia da navegabilidade, resumidamente, é criar hierarquias e conexões de fácil entendimento entre as páginas do site.

Responsividade

Seu site precisa ser responsivo, ou seja, projetado para que todos os seus componentes e informações se adequem a qualquer tipo de tela e dispositivo de forma inteligente e otimizada. Ser ou não responsivo é um fator que influencia no ranqueamento em resultados de pesquisa e, principalmente, na disposição dos usuários de continuar navegando no seu site. Se as páginas demoram a carregar, ou as informações ficam confusas na tela do celular, a tendência é que o visitante o feche e procure outra solução.

Conteúdo

Para melhorar o SEO, os conteúdos textuais apresentados em todas as páginas do seu website precisam ser:

  • originais, exclusivos e atualizados;
  • humanizados (sem repetição desnecessária de palavras-chave focadas apenas em chamar a atenção dos mecanismos de busca, por exemplo);
  • sintetizados e de fácil compreensão;
  • focados em um tema específico;
  • escritos com linguagem adequada;
  • construídos com tags de cabeçalho (<h1>, <h2>, etc) adequadas.

Links

A longo deste texto você, certamente, encontrou palavras “clicáveis” que te redirecionam para outra página com conteúdo relacionado aos seus termos. Esses links precisam ser inseridos no conteúdo textual de forma inteligente e condizente para que ele seja bem compreendido pelo usuário e pelo mecanismo de busca. Quando bem feitos, eles ajudam a melhorar o SEO, conferindo autoridade para o seu site.

Imagens

Preencha o nome e texto alternativo de todos os arquivos de imagem de forma descritiva, porém objetiva. O texto alternativo, por exemplo, é importante para que o usuário saiba do que ela se trata caso ela não carregue, e para que o mecanismo de pesquisa consiga “ler” o que ela representa.

Quais benefícios o SEO oferece?

Gastar menos para conquistar novos clientes

Muitas empresas utilizam anúncios pagos nos buscadores, que dão destaque a elas nos resultados de pesquisas. O objetivo de melhorar o SEO é fazer com que o seu site tenha um melhor desempenho em buscas orgânicas, que são os resultados mostrados naturalmente. Sendo assim, o uso da técnica permite que a marca conquiste um bom posicionamento sem precisar de links patrocinados.

Promover a expansão do negócio

O SEO ajuda a marca a conquistar novos clientes. A partir do momento que a sua empresa insere no site palavras-chave relacionadas ao seu ramo de atuação, os mecanismos de busca são capazes de encontrar esse conteúdo e direcioná-lo para os usuários que pesquisam sobre o assunto.

Por exemplo, imagine uma empresa que vende cosméticos no Rio de Janeiro. Ao melhorar o SEO, a marca pode usar termos como “produtos de beleza”, “cosméticos” e “Rio de Janeiro”, ou qualquer outra palavra-chave relacionada. Isso fará com que seu site apareça nas buscas de pessoas interessadas pelo assunto, o que pode gerar novos clientes para a marca.

Aumentar o reconhecimento da marca

O site que usa as técnicas de otimização para mecanismos de busca de forma correta tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados. Isso faz com que o usuário confie mais no site. Mesmo que ele não clique no link — a visualização contínua desse endereço faz com que a pessoa acabe reconhecendo a marca com o passar do tempo.

Melhorar o site da empresa

Se você deseja usufruir das vantagens do SEO, é provável que precise realizar melhorias no seu site. Melhorar o SEO é uma forma de modernizar o seu site fazendo com que ele se torne mais amigável aos usuários.

Apostar em uma estratégia sustentável

Mais do que atrair um número maior de visitantes, com o SEO, o seu site se torna mais otimizado. Quando ele é fácil de navegar, o visitante tende a permanecer por mais tempo. Isso faz com que o mecanismo de busca entenda que o visitante tem interesse naquele conteúdo e esse fator também contribui para que o site suba de posição nos resultados orgânicos de pesquisa.

Após essa leitura, com certeza ficou claro para você que melhorar o SEO é uma forma de atrair, reter e converter mais clientes para uma empresa. A otimização para mecanismos de busca é fundamental para qualquer marca que queira lucrar com o marketing digital.

Porém, suas estratégia de marketing digital pode se tornar muito mais efetiva se você aliar essa estratégia com outras táticas atualizadas e efetivas. Uma delas é o funil de vendas. Acesse esse conteúdo e saiba tudo que você precisa para estruturar um funil de vendas campeão!

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A Crux é uma empresa fundada e liderada por mulhe A Crux é uma empresa fundada e liderada por mulheres. Nosso time é majoritariamente feminino e, juntas, nós utilizamos o nosso trabalho para levantar o trabalho de outras mulheres empreendedoras! Neste Dia da Mulher, a Crux envia um abraço especial, regado de sororidade, a todas aquelas que fazem o mesmo.
⠀
Enviamos um abraço especial a essas grandes mulheres:
⠀
Thais Wadhy @thaiswadhy, fundadora e Diretora da Crux Marketing
Ana Carolina Siqueira @anasiq88, Gerente na Crux Marketing
Andressa Delfino @andyldelfino, Produtora de Conteúdo na Crux Marketing
Barbara Peret @barbaraperet.design, designer parceira da Crux Marketing
Maria Antônia de Oliveira @mariaantonia_llive, do @copmariaantonia
Carol Sofal @carolsofal, da Espiral De Forças @espiralforcas
Tania Reis @taniareis.gs, Valéria Mattoso @valeriamattoso e Samara Reis @sah_costareis, do @serpagroup
Irmãs Ferri Amaral, da Costurando o Bem @costurandoobem.ong
Beatriz Perazza @beatrizperazzafisio, da @azzafisioterapia
Mariana Chebly @marianachebly, grande parceira da Listra @listradigital
Meninas queridas da Climb Cipó @climbcipo, Débora e Vanessa
⠀
Convidamos você a conhecer o trabalho de cada uma dessas pessoas inspiradoras!
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"A única maneira de abordar os desafios associado "A única maneira de abordar os desafios associados ao preconceito no ambiente de trabalho é estar aberto para experimentar esse desconforto de maneira honesta e franca. Force-se a discutir assuntos delicados de forma honesta. Aceite que você nunca será perfeito. Peça desculpas, assuma seus erros e comprometa-se a melhorar. Então, recomponha-se, apareça em público novamente e faça melhor".
⠀
Daisy Auger-Dominguez tem duas décadas de experiência em diversidade, igualdade e inclusão da Moody’s Investors Service, na The Walt Disney Company, na Google, dentre outras organizações.
⠀
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Perguntas genuínas promovem relações de confian Perguntas genuínas promovem relações de confiança, além de um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e de grande ajuda, até mesmo em períodos de mudanças complexas. Aos gestores, cabe procurar entender quais desafios seus funcionários enfrentam todos os dias, em especial as práticas e atitudes que os incomodam. Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, sugere fazer perguntas do tipo:
⠀
💬 Quais são as maiores barreiras para o seu sucesso e o que posso fazer para ajudar você a removê-las?
⠀
💬 Você se sente seguro o suficiente para assumir riscos no trabalho, contribuir e fazer parte da comunidade?
⠀
💬 Qual porcentagem do seu tempo é utilizada para lidar com questões relacionadas à exclusão?
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💬 Quem falta se posicionar?
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💬 Como posso ajudar para que as pessoas deem ouvidos a você?
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Fonte: Harvard Business Review Brasil
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Confira mais dicas de gestão de pessoas acessando o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
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Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda es Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda estão no processo de ter de dar explicações acerca da diversidade, inclusão e pertencimento no ambiente de trabalho, a boa notícia é que a maioria dos grandes líderes já percebe quão importantes são esses esforços. Mas, uma característica atormenta as tentativas: o medo. Os líderes têm medo de fazer ou dizer algo errado para todos os stakeholders que estão estagnados na inatividade.
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Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, comenta ter conduzido discussões de estratégia e aprendizado acerca da inclusão em startups, e depois delas, os fundadores se mostraram espantados pelo fato de suas equipes de liderança não terem participado mais ativamente.
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👉 "Se você quer que sua equipe apoie a inclusão, você precisa apoiar. Não deixe que o medo o afaste do engajamento total." 👈
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Fonte: Harvard Business Review Brasil
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Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, além de visualizar anúncios e resultados para sua busca, pode também visualizar um featured snippet, ou seja, uma caixa de resposta situada na própria página de resultados. Essa função permite que, sem clicar em nenhum dos links disponíveis, o usuário tenha uma resposta rápida e objetiva à sua busca.
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Para quem já investe em técnicas de SEO, os featured snippets parecem um problema. Afinal, desencorajam usuários a clicarem nos links, certo? A resposta é "não".
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✨ Mais importante que melhorar o tráfego orgânico do seu site, é vender o seu produto ou serviço. ✨
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o featured snippet pode ser um estímulo para que o usuário realize uma ação e avance em sua jornada de compra! Veja dicas:
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🌟 manter o perfil de sua empresa no Google Meu Negócio atualizado;
🌟 estimular que clientes satisfeitos deixem uma avaliação positiva em seu perfil no Google;
🌟 continuar investindo em conteúdo de qualidade e nas práticas de SEO para aumentar as chances de o Google incluir um trecho do seu blog no featured snippet de uma busca.
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Veja o nosso blogpost completo sobre as tendências para 2021 acessando o link em nosso bio ou cruxmarketing.com.br
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