Blog corporativo: por que é essencial para o Marketing Digital?

Entenda como a produção de conteúdo para blog corporativo com foco em SEO coloca seu site no topo dos resultados de busca do Google e potencializa oportunidades de negócio.
Tempo de leitura: 5 minutos
blog corporativo

A produção de conteúdo inclui diversos formatos (ebooks, postagens em redes sociais, infográficos, imagens, conteúdo audiovisual, etc). Mas, em nosso blog post sobre desenvolvimento de site institucional, nós citamos a alimentação de um blog corporativo como uma das principais ações necessárias para fazer com que um site gere mais oportunidades de negócio.

O blog corporativo é um espaço para fornecer atualizações, novidades e informação aos visitantes. Entretanto, também pode e deve ser utilizado para estimular usuários a converterem. Porém, não adianta produzir textos de forma aleatória, sem estratégia, e esperar que o site receba mais visitas e, de forma mágica, mais pessoas comecem a contactar sua empresa para fechar negócio. Existem técnicas de Marketing Digital que são próprias para conquistar este objetivo! 

Entenda a seguir como a produção de conteúdo para o seu blog corporativo pode estimular pessoas a fecharem negócio com a sua empresa.

Como o blog corporativo pode atrair mais usuários qualificados ao seu site?

O principal meio que os usuários usam hoje para encontrar conteúdo na internet são os mecanismos de busca, como o Google. Existe um termo no Marketing Digital denominado SEO (Serch Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) que é a ferramenta utilizada atualmente para ajudar a atrair mais usuários para o seu site. 

O que é SEO?

O SEO consiste em um conjunto de práticas que permitem que uma página ranqueie melhor nos resultados orgânicos de busca em mecanismos como o Google. Isso é importante porque, dificilmente, um usuário vai clicar em links muito abaixo na lista de resultados de busca, muito menos em links que estejam localizados a partir da segunda página. 

Estar nas primeiras posições, que aparecem logo depois os anúncios, oferece maior visibilidade e acesso ao site e ao blog corporativo. Dá, inclusive, para afirmar que, quanto mais perto do topo o seu site estiver, mais credibilidade ele passa para os usuários.

O que produção de conteúdo para blog corporativo tem a ver com SEO?

A resposta é: tudo! Produzir conteúdo com foco em SEO é uma das principais forma de melhorar o rankeamento orgânico do seu site nos mecanismos de busca. Isso acontece porque essa é a melhor forma de ter um leque de palavras-chave nas páginas do seu site, e de mostrar para o Google que ele oferece informações mais qualificadas, completas e pertinentes aos usuários. 

A produção de conteúdo ajuda a conferir autoridade ao seu site, tanto aos olhos do Google, quanto aos olhos dos usuários. Entenda que ambas as percepções caminham juntas, porque o Google sempre preza por oferecer a melhor experiência ao usuário. Quanto mais o mecanismo de busca entender que o seu site oferece respostas qualificadas às buscas dos usuários, mais ele vai dar visibilidade a suas páginas.

De que estratégias a produção de conteúdo faz parte?

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo engloba práticas para que todos os seus canais de comunicação se mantenham integrados e direcionados por uma única estratégia, que é focada no conteúdo. O conteúdo é utilizado para os mais diversos objetivos, por exemplo:

  • atrair;
  • informar;
  • educar;
  • cativar;
  • fidelizar;
  • apresentar vantagens do seu produto/serviço;
  • exaltar os diferenciais e conquistas da sua empresa. 

No Marketing de Conteúdo, as ações levam usuários aos conteúdos do seu blog corporativo. Com isso, a empresa passa a ser encontrada por usuário mais qualificados e mais inclinados à realizar uma compra ou fechar negócio. É o caminho inverso ao Marketing tradicional, em que as estratégias consistem em “correr atrás” dos consumidores de forma mais interruptiva.

Funil de Vendas

Imagine que uma empresa investe em Marketing de Conteúdo e começa a atrair cada vez mais usuários para o seu website. Esses consumidores, então, começam a navegar pelo site e se informar lendo os conteúdos. A partir daí, como fazer essas pessoas tomarem uma decisão de compra, ou entrarem em contato com a sua empresa solicitando um orçamento, por exemplo?

É aí que entra o Funil de Vendas! Ele se trata do processo pelo qual o consumidor passa antes de finalizar uma compra. O funil é dividido em etapas que preveem o comportamento do potencial cliente:

  1. Topo de funil: é a etapa de atração e a fase mais larga do funil. Nela você atrai um número maior de usuários, que estejam buscando temas relacionados aos seus produtos ou serviços,  para o seu site. Nesse momento, os usuários ainda estão em fase de pesquisa e descoberta, e é preciso nutrí-los com conteúdo e se esforçar para convertê-los em leads.
  2. Meio de funil: é a etapa em que parte dos usuários atraídos se converte em leads, preenchendo um formulário fornecendo suas informações em troca de um conteúdo mais rico, por exemplo. Essa é a fase em que você deve continuar nutrindo-os com conteúdos mais aprofundados e específicos para cativar esses leads e qualificá-los para a compra.
  3. Fundo de funil: Só chegam ao fundo do funil de vendas os usuários mais qualificados para executar uma compra. É nessa fase que você vai, efetivamente, vender para eles.

Como observado, em cada uma dessas etapas, é necessário realizar ações para estimular o usuário a avançar no processo de decisão da compra. Para isso, é preciso produzir conteúdos premeditadamente pensados para este fim. Ou seja, é necessário não só fornecer informações que sejam pertinentes aos usuários, mas que também façam sentido para a etapa da funil em que eles se encontram. Fornecer conteúdos personalizados, principalmente nas primeiras etapas do funil, é indispensável para o sucesso dessa estratégia. 

O fato de preparar o lead para a compra é o que faz do Funil de Vendas e, consequentemente, da produção de conteúdo para blog corporativo, estratégias eficazes, com alto potencial para trazer ótimos resultados. 

Como produzir conteúdo de qualidade e garantir bons resultados em suas estratégias?

A produção de conteúdo para blog corporativo aliada às práticas de SEO são ações fortemente utilizadas por empresas hoje. Para executá-las e se destacar, é necessário planejamento e conhecimento das estratégias que as norteiam e, por isso, essa tarefa deve ser realizada de forma profissional. Então, conte com um setor ou agência de marketing parceira para desenvolver o planejamento de conteúdo de forma alinhada e integrada com as demais ações. Garanta ter muita sinergia com o time de marketing para testar, refinar e conquistar resultados com a estratégia traçada.

Ao delegar a tarefa de produção de conteúdo, lembre-se também de prezar pela qualidade e originalidade. Ambos estes aspectos são indispensáveis para um bom desempenho e para bons resultados, já que também são avaliados pelo Google no momento de ranquear suas páginas nos resultados de busca.

É possível produzir conteúdo internamente, terceirizar a produção ou até mesmo mesclar as duas estratégias. O importante é incluir no blog corporativo tanto conteúdos mais introdutórios e até mais genéricos, quanto conteúdos mais aprofundados ou que tratem de novidades no setor de atuação da sua empresa, sem perder o timing. Tudo isso, é claro, levando em consideração as etapas do Funil de Vendas.

Para produzir conteúdo internamente, é válido valorizar o capital intelectual e humano da sua empresa, estimulando os colaboradores a escreverem sobre suas área da atuação, por exemplo, dando uma orientação especializada ou apresentando algum tema. O seu setor ou agência de marketing parceira podem ficar responsáveis apenas por lapidar esse conteúdo e adequá-lo às estratégias de marketing.

Entretanto, para não depender apenas da produção interna, você pode terceirizar a produção dos conteúdos de cunho menos aprofundado e fechar um pacote mensal de publicações, por exemplo, com uma agência de marketing digital. Afinal, manter a periodicidade das postagens também é importante para garantir o sucesso das estratégias. 

A Crux é uma agência de Marketing Digital especializada estratégias que envolvem SEO e Marketing de Conteúdo. Criamos websites pensados para rankear melhor no Google, fazemos gestão estratégica de redes sociais, criamos anúncios pagos e também produzimos conteúdo para blogs corporativos para melhorar o rankeamento orgânico de sites institucionais. Temos know how e somos experientes em construir estratégias de marketing digital com ações integradas que aproveitam todo o potencial do seu negócio! 

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