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set 24
marketing jurídico digital

Marketing jurídico digital: tudo o que você precisa saber

  • setembro 24, 2020
  • wadhy
  • Marketing Digital

Saiba quais são as principais ferramentas e ações necessárias para potencializar o marketing jurídico digital e atrair mais clientes para o seu escritório de advocacia.

Precisa aprimorar o marketing jurídico digital do seu escritório de advocacia? Hoje, ter presença digital e utilizar ações integradas de Marketing Digital é o que pode fazer sua empresa se destacar no mercado. Por isso, diversos negócios passaram a investir ainda mais no uso de ferramentas digitais para atrair clientes. 

Esse cenário de alta competitividade no meio digital se intensificou durante a pandemia de Novo Coronavírus. Sendo assim, é cada vez mais importante profissionalizar as estratégias de marketing de uma empresa.

Confira a seguir a importância do Marketing Digital para empresas de serviços jurídicos. Conheça também as principais estratégias a serem utilizadas e veja o que fazer para alavancar o seu negócio e gerar mais resultados no meio digital.

Quais as restrições legislativas para o marketing jurídico?

A primeira informação importante a se saber sobre marketing jurídico é que a lei estabelece restrições à publicidade de serviços jurídicos. De acordo com o Provimento Nº 94/2000 da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), “é permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar, observadas as normas do Código de Ética e Disciplina e as deste Provimento”

Não é permitido fazer ou utilizar:

  • menção a clientes;
  • referência a qualquer cargo público que tenha exercido;
  • uso de expressões persuasivas;
  • divulgação de valores dos serviços, sua gratuidade ou forma de pagamento;
  • oferta de serviços para casos concretos;
  • divulgação de serviços de advocacia em conjunto com outra atividade;
  • informações sobre a estrutura do escritório;
  • informações errôneas ou enganosas;
  • promessa de resultados;
  • menção a título acadêmico não reconhecido;
  • emprego de design, fotos e ilustrações incompatíveis com a sobriedade da advocacia;
  • meios promocionais típicos de comércio.

O Provimento 94/2000 destaca diversas práticas que, em verdade, já devem ser seguidas mesmo sem a existência de normas, levando em conta o próprio bom senso e ética de qualquer profissional ao divulgar seus serviços. 

Observe que essa regulamentação não limita o uso das ferramentas digitais, como site institucional, perfil em redes sociais ou anúncios online. Para compor uma estratégia de marketing jurídico digital, basta respeitar todos as permissões e proibições estabelecidas pela regulamentação ao utilizá-los.

O que é o marketing jurídico digital?

O marketing jurídico digital consiste em realizar ações integradas de Marketing Digital para gerar mais oportunidades de venda para escritórios de advocacia, empresas de consultoria ou assessoria jurídica. Ou  para gerar mais oportunidades de contratação de serviços jurídicos. Sendo assim, o marketing jurídico digital se trata de estabelecer estratégias e criar um plano de ação utilizando as diversas ferramentas do Marketing Digital de forma que todos os canais trabalhem em prol desse objetivo. 

A grande vantagem do Marketing Digital é que ele permite que profissionais do ramo jurídico tenham um maior alcance a abrangência com baixo investimento. Isso é importante porque, antes da popularização da presença de empresas no meio digital, os profissionais da advocacia conquistavam clientes por meio de indicações, principalmente. Hoje, os tempos mudaram. Possuir um website institucional bem construído, investir em anúncios pagos, ter uma estratégia de atração por meio de conteúdo e até mesmo alimentar um perfil empresarial em determinadas redes sociais é não só comum, como essencial para empresas em geral e, inclusive, para escritórios de advocacia. 

A sua concorrência provavelmente já utiliza essas ferramentas digitais; e você? A melhor forma de ser encontrado com mais facilidade pelo seu público é investindo em ações integradas de Marketing Digital. Essas ações podem incluir tanto práticas do marketing tradicional quanto do “novo marketing”. Saiba mais sobre essas estratégias a seguir.

Quais são as principais estratégias para marketing jurídico digital?

Outbound Marketing 

É o marketing tradicional. Consiste em formas de divulgação cuja premissa é que a empresa saia em busca de captar clientes de uma forma mais interruptiva, muitas vezes até agressiva, para garantir competitividade. Bons exemplos são comerciais de TV, outdoors, carros de som, etc. Muitos desses meios não são permitidos para serviços jurídicos. Entretanto, no Marketing Digital, o principal e mais utilizado exemplo dessa abordagem são os anúncios pagos, que são exibidos em resultado de busca, sites afiliados, redes sociais, etc, e que podem e são utilizados por escritórios de advocacia.

Inbound Marketing

É um novo jeito de fazer marketing que surgiu com a transformação digital, que também pode ser chamado de Marketing de Atração. Consiste em utilizar uma abordagem mais orgânica e usar as ferramentas digitais para fazer com que a empresa seja encontrada pelo cliente ideal no momento em que ele mais precisa. É uma abordagem que tem tudo a ver com o Funil de Vendas, que vamos apresentar mais à frente.

Marketing de Conteúdo

As estratégias de Marketing de Conteúdo são baseadas na produção de conteúdo de qualidade, e são bastante usadas pelo Inbound Marketing. A ideia é, por exemplo, alimentar um blog empresarial situado no site institucional do seu escritório de advocacia com o intuito de atrair usuários com este conteúdo. Outra prática comum é produzir conteúdo em outros formatos, como ebooks, com conteúdos mais ricos e aprofundados. 

Para atrair usuários por meio de conteúdo, o ideal é utilizar o Funil de Vendas como referência, e produzir conteúdo pensando em cada uma de suas fases, como você verá a seguir.

No Marketing de Conteúdo, o conteúdo deve ser alavancado por meio do uso de práticas de SEO (Search Engine Optimization), que ajudam seus blogposts a aparecem nos primeiros resultados de busca orgânicos do Google e outros mecanismo de busca. Além disso, pode e deve ser distribuído em seus canais de comunicação com o público, divulgado nas redes sociais do seu escritório e até mesmo impulsionado, ou seja, promovido de forma paga para aumentar o alcance.

Conhecer mais detalhes sobre o Marketing de Conteúdo.

Funil de Vendas

O Funil de Vendas é uma ferramenta de Inbound Marketing que anda de mãos dadas com o Marketing de Conteúdo. Essa estratégia leva em consideração o fato de que todo potencial cliente passa por uma Jornada de Compra que consiste nas seguintes fases (não necessariamente de maneira linear). 

Etapas da jornada de compras: 

  1. Aprendizagem: o consumidor não sabe exatamente que tem um problema ou necessidade, mas se interessa por um determinado tema e começa a descobrir qual é essa demanda.  Por exemplo, um empreendedor começa a pensar na importância de separar seu patrimônio pessoal do patrimônio da empresa, e passa a pesquisar o assunto.
  2. Reconhecimento: o consumidor já entende qual é seu problema e está se aprofundando no tema para encontrar soluções. O empreendedor, nesse caso, passa a entender que o planejamento patrimonial é uma ótima solução para sua necessidade.
  3. Consideração: o consumidor já encontrou soluções para sua demanda e está avaliando qual é a melhor opção. Seguindo o nosso exemplo, o empreendedor  começar a buscar referências sobre os profissionais ou escritórios de advocacia que oferecem esse tipo de serviço. Aqueles que ofereceram conteúdo relevante durante as fases anteriores têm maior chance de serem escolhidos.
  4. Decisão de compra: o consumidor termina sua análise e realiza a compra ou fecha negócio com a empresa que julga mais pertinente. Nesta fase, o empreendedor se decidirá por um advogado ou escritório que parece mais apropriado e dará início ao processo.

O Funil de Vendas consiste em compor uma estratégia que estimula esse consumidor a avançar na Jornada de Compra.

Etapas do funil de vendas:

  • Topo de funil: é o setor mais “largo” do funil, já que é nele que a empresa atrai um número maior de pessoas para o site, landing page ou redes sociais, de acordo com o estabelecido pela plano de ações. 
  • Meio de funil: As ações nessa etapa devem estimular os visitantes a converterem, ou seja, fazerem alguma ação (preencher um formulário, mandar uma mensagem, pedir um orçamento, etc). Também é nessa fase que é preciso nutrir usuários que converterem em leads com conteúdo e ofertas que os cativem e os estimulem a tomar a decisão de compra; daí a importância da produção de conteúdo.
  • Fundo de funil: Só chegam ao fundo de funil os consumidores mais qualificados para tomar a decisão de compra. É nessa fase que a venda dos seus serviços acontece, efetivamente. O sucesso e bons resultados nessa fase só acontecem quando as etapas anteriores são realizadas corretamente.

Entenda o Funil de Vendas mais a fundo.

Conceito e diferenças entre público-alvo e persona:

Para que uma estratégia de marketing jurídico digital realmente seja capaz de estimular o consumidor a avançar na Jornada de Compra, é necessário conhecer com profundidade o público-alvo da sua empresa. Estabelecer uma persona é uma forma comprovadamente eficaz de entender a fundo as dores e demandas dessas pessoas. 

No segmento jurídico, as definições de público-alvo e persona fazem toda a diferença. Com essas informações valiosas em mãos, seu escritório pode não só estabelecer uma área do Direito na qual se especializar, mas também desenvolver soluções cada vez mais personalizadas, atrativas e pertinentes para os potenciais clientes. Desta maneira, será possível potencializar as chances de fechar mais contratações de serviços.

Você já conhece esses conceitos e, principalmente, a diferença entre eles? Veja a seguir.

  • Público-alvo: é a definição social, econômica e demográfica do público que a empresa pretende atender com suas soluções. Por exemplo, homens entre 40 e 50 anos, empresários, com renda mensal acima de R$ 30 mil, casados e com filhos, moradores de Belo Horizonte.
  • Persona: é um perfil semi-fictício de uma pessoa (com nome, sobrenome, idade e demais características definidas de maneira específica) que representa o seu cliente ideal. Por exemplo: Jonas tem 44 anos, é dono de uma startup de Belo Horizonte. É casado, tem dois filhos e seu principal objetivo é deixar uma vida tranquila para eles e também para sua esposa. Jonas é jovial, mas também tradicional; gosta de ser o provedor da família e garantir o sustento da casa. Sua esposa trabalha fora, mas não ajuda nas despesas comuns da casa, porque Jonas prefere assim. A empresa de Jonas cresceu muito, e ele passou a se preocupar em gerenciar não só as finanças, mas também o patrimônio a longo prazo, garantindo sua perpetuação. Jonas é super adepto à tecnologia, usa Instagram para postagens pessoais, Linkedin e email com foco comercial e empresarial, e WhatApp para comunicação em geral.

Perceba que, com a definição de persona, fica mais fácil entender o que o seu cliente ideal realmente precisa, como abordá-lo, com que frequência enviar ou publicar conteúdo, que tipo de tom utilizar, em quais canais ele pode ser encontrado, etc. É uma forma de enxergar seu cliente de forma mais humanizada e, consequentemente, adequar todos os aspectos das suas soluções às necessidades e à realidade dele.

O que é preciso para ter sucesso com o marketing jurídico digital?

Um site institucional qualificado

Sites empresariais já não são mais uma mera vitrine para as empresas. Possuir um site institucional qualificado para gerar resultados para o seu escritório, estimulando usuários a converterem, é essencial para ter sucesso nos negócios e ganhar mais espaço no mercado jurídico. Além disso, vale lembrar que a pandemia do Novo Coronavírus catalisou os efeitos da transformação digital. Sendo assim, aprimorar a presenta digital do seu escritório é ainda mais essencial para ter resultados com o marketing jurídico digital.

A Crux é uma agência de Marketing Digital completa e nossa equipe possui uma metodologia própria de desenvolvimento de sites. O nosso foco é ajudar seu escritório a melhorar sua presença digital e conquistar mais oportunidades de venda de serviços. Com isso em mente, desenvolvemos sites com base em boas práticas de SEO e utilizamos ferramentas do próprio Google para acompanhar e melhorar seu desempenho. 

Conhecer a metodologia de desenvolvimento de site institucional da Crux Marketing.

Uma produção de conteúdo bem direcionada

A produção de conteúdo é uma das protagonistas no momento de estabelecer ações integradas de Marketing Digital. Por meio de blogposts, posts em redes sociais, ebooks, webinars e conteúdos nos mais diversos formatos, é possível alcançar diversos dos objetivos almejados ao fazer um plano de ações utilizando as estratégias apresentadas.

Quando se trata de produção de conteúdo, alimentar um blog corporativo com qualidade e boa frequência é indispensável. Principalmente para o marketing jurídico digital, já que os consumidores possuem dúvidas e demandas diversas que podem ser sanadas por um conteúdo escrito de forma profissional. 

Além de cumprir um papel importante nas estratégias citadas, esse conteúdo também é indispensável para alavancar o SEO do seu site e aumentar ainda mais as chances de suas páginas ranquearem bem no Google.

Entender mais sobre a importância do blog corporativo.

Uma plano de ações personalizado 

Como você viu, há diversas estratégias para marketing jurídico digital. Entretanto, é necessário ter know how aprofundado, conhecimento das diversas ferramentas e canais de marketing, bem como larga experiência em seu uso para elaborar um plano de ações. Por isso, é muito importante contar com suporte e consultoria especializadas em Marketing Digital.

A Crux Marketing é uma agência de Marketing Digital que se originou na consultoria em marketing. Nós acompanhamos todo o processo de Transformação Digital, os surgimentos das novas estratégias, ferramentas e canais de marketing. Desde de então, nos especializamos em atender empresas de serviços e acumulamos um rico capital intelectual. Com base em nossa experiência e expertise, oferecemos consultoria especializada em Marketing Digital. 

Precisa de assessoria para alavancar o marketing jurídico digital do seu escritório de advocacia e gerar mais resultados? Conte com a Crux!

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Perguntas genuínas promovem relações de confian Perguntas genuínas promovem relações de confiança, além de um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e de grande ajuda, até mesmo em períodos de mudanças complexas. Aos gestores, cabe procurar entender quais desafios seus funcionários enfrentam todos os dias, em especial as práticas e atitudes que os incomodam. Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, sugere fazer perguntas do tipo:
⠀
💬 Quais são as maiores barreiras para o seu sucesso e o que posso fazer para ajudar você a removê-las?
⠀
💬 Você se sente seguro o suficiente para assumir riscos no trabalho, contribuir e fazer parte da comunidade?
⠀
💬 Qual porcentagem do seu tempo é utilizada para lidar com questões relacionadas à exclusão?
⠀
💬 Quem falta se posicionar?
⠀
💬 Como posso ajudar para que as pessoas deem ouvidos a você?
⠀
Fonte: Harvard Business Review Brasil
⠀
Confira mais dicas de gestão de pessoas acessando o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #gestãodepessoas #liderança #ambientecorporativo #diversidade
Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda es Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda estão no processo de ter de dar explicações acerca da diversidade, inclusão e pertencimento no ambiente de trabalho, a boa notícia é que a maioria dos grandes líderes já percebe quão importantes são esses esforços. Mas, uma característica atormenta as tentativas: o medo. Os líderes têm medo de fazer ou dizer algo errado para todos os stakeholders que estão estagnados na inatividade.
⠀
Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, comenta ter conduzido discussões de estratégia e aprendizado acerca da inclusão em startups, e depois delas, os fundadores se mostraram espantados pelo fato de suas equipes de liderança não terem participado mais ativamente.
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👉 "Se você quer que sua equipe apoie a inclusão, você precisa apoiar. Não deixe que o medo o afaste do engajamento total." 👈
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Fonte: Harvard Business Review Brasil
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Confira mais conteúdos sobre diversidade no mundo dos negócios. Acesse o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
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Produção de conteúdo mais preocupada com a qualidade do conteúdo, do que com a quantidade.
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Análise de métricas como um dos principais indicadores que expõem as informações mais valiosas sobre a audiência, e permitem aprimorar o conteúdo a cada novo ciclo de ações de marketing.
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Saiba mais sobre essa tendência e como ela se relaciona com os efeitos da pandemia de Novo Coronavírus. Veja o nosso blogpost completo sobre as tendências para 2021 acessando o link em nosso bio ou cruxmarketing.com.br
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Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, além de visualizar anúncios e resultados para sua busca, pode também visualizar um featured snippet, ou seja, uma caixa de resposta situada na própria página de resultados. Essa função permite que, sem clicar em nenhum dos links disponíveis, o usuário tenha uma resposta rápida e objetiva à sua busca.
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✨ Mais importante que melhorar o tráfego orgânico do seu site, é vender o seu produto ou serviço. ✨
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⠀
👉 Ter uma pessoa falando bem do seu produto/serviço ou do seu trabalho funciona como uma espécie poderosa de marketing gratuito. 👈
⠀
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⠀
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O ensino remoto foi muito disseminado desde o iní O ensino remoto foi muito disseminado desde o início da pandemia de Novo Coronavírus. O processo de adaptação a esse formato se estendeu para muito além desse período de eclosão da pandemia, e vai continuar estimulando o mercado, como um todo, a fazer adequações e oferecer capacitação remotamente.
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No que diz respeito ao Marketing Digital, essa tendência se apresenta de forma bastante semelhante. No mix de ações de marketing, produzir conteúdos customizados para suprir as demandas dos clientes tem sido uma das principais práticas. A nova fase agora envolve oferecer mentorias, treinamentos, certificações e outros formatos de conteúdos educativos por meio de videoconferências, lives e aulas gravadas.
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O grande diferencial desse tipo de conteúdo é que cumpre o papel de ajudar o usuário a alcançar um objetivo. O engajamento com o conteúdo pode ser menor, mas sua absorção agrega um valor inestimável e isso que faz com que ele esteja mais disposto a pagar por esse aprendizado.
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