Crux Marketing Crux Marketing
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
    • Inbound Marketing
    • Marketing Digital
    • Redes Sociais
    • Sites
  • BLOG
  • CONTATO
Crux Marketing Crux Marketing
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
    • Inbound Marketing
    • Marketing Digital
    • Redes Sociais
    • Sites
  • BLOG
  • CONTATO
nov 11
crm marketing e vendas

Como um CRM pode ajudar a alinhar marketing e vendas

  • novembro 11, 2020
  • wadhy
  • Dicas, Gestão, Marketing Digital

No mundo dos negócios, poucos setores dependem tanto um do outro como marketing e vendas. Sem comunicação, os clientes desconhecem a marca. Por outro lado, sem uma equipe para vender os produtos e serviços dela, faltarão recursos financeiros para manter a empresa de pé. 

A relação entre marketing e vendas pode ser comparada a uma valsa. Assim como na dança, cada movimento entre os parceiros deve ser muito bem ensaiado. Caso contrário, qualquer passo no tempo errado pode ter graves consequências. 

Agora, se bem alinhados, marketing e vendas conseguem propiciar resultados incríveis. Quando bem coreografados, os aplausos vêm na forma de novos leads e muitas vendas. 

Para que tudo saia como previsto, essas duas áreas, em primeiro lugar, devem ter a clara ideia de quais são os objetivos comuns entre elas. Sobretudo em relação à conquista de novos clientes.

A depender do tamanho da companhia, para que marketing e vendas alcancem essa meta, é necessário gerenciar um grande volume de informações. Nesse cenário, o CRM apresenta-se como um importante aliado para esse tipo de integração. Com todos no mesmo ritmo, é muito mais fácil estabelecer e ampliar os negócios.

Abaixo, em destaque, estão algumas das maneiras sobre como o customer relationship management pode alinhar marketing e vendas.

O CRM eleva a produtividade de marketing e vendas

Um dos principais benefícios do CRM é concentrar inúmeros dados em uma única plataforma. Com ele, as equipes de marketing e vendas têm acesso simultâneo, dentro do mesmo sistema, a todas as informações sobre as fases de cada cliente no funil de vendas. 

Ao terem essa visualização facilitada pelo sistema, se torna muito mais simples a criação de um conteúdo específico para o público-alvo. Dessa forma, enquanto o time de marketing se esforça para desenvolver essas mensagens, o setor de vendas investe em leads de alto valor, atraídos pela comunicação.

Com esses dois departamentos alinhados, e usando o mesmo software, as companhias economizam investimentos, e ainda ganham em produção.

O CRM torna mais simples a comunicação entre marketing e vendas

A comunicação é a base para alinhar marketing e vendas. Mesmo que todos cheguem a essa conclusão, é um desafio unir teoria e prática. No dia a dia, são vários os desafios.  

Na maioria das vezes, os profissionais dessas áreas estão alocados em diferentes espaços físicos, o que já um entrave natural para a troca de informações. Ainda mais hoje, com muitas pessoas trabalhando apenas em casa, devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Esse panorama pede uma ferramenta como o CRM, capaz de conectar esses departamentos por meio do mesmo sistema. Se, por acaso, as vendas aumentarem, o setor de marketing pode verificar de imediato um relatório com a performance dos vendedores. Por outro lado, a equipe de vendas pode acompanhar todo o histórico da comunicação entre a empresa e os clientes.

Com todos alinhados pelo CRM, os integrantes de ambas equipes sabem quando, como e o porquê da companhia ter impactado ou deixado de investir em determinado lead. Isso é vantajoso porque, ao conhecer os detalhes de cada conversa, o time de vendas evita prospectar a mesma pessoa, inúmeras vezes. 

Já o marketing pode alcançar com exatidão onde a comunicação parou, e retornar o contato a partir desse ponto, por meio de um conteúdo de acordo com o estágio do cliente no funil de vendas.

Marketing e vendas podem se beneficiar dos feedbacks dos clientes

Tempos atrás, antes da Internet, se um cliente tivesse uma experiência negativa com algum produto ou serviço, as empresas demorariam dias para receber alguma notificação. Além disso, apenas pessoas próximas ao consumidor saberiam dessa ocorrência. Agora, em especial com as redes sociais, se um cliente estiver insatisfeito com a solução de uma empresa, milhões de indivíduos têm o conhecimento sobre o episódio em questão de minutos.

Na atualidade, toda e qualquer estratégia deve ser baseada no seguinte fato: o consumidor do século XXI tem voz.

Nesse sentido, marketing e vendas podem transformar esses feedbacks, organizados no CRM, em oportunidades. Um vendedor, por exemplo, pode atualizar o sistema com relatos dos clientes que dificultam certas negociações. Com esses dados, o marketing consegue elaborar alguma ação para tentar reverter tais barreiras que impedem a conversão.

Com os dados do CRM, marketing e vendas podem gerar novos negócios

Os gestores devem se lembrar que o “R”, de “CRM”, vem da palavra relacionamento. Sem a sintonia entre duas partes, a possibilidade de uma venda ser fechada é inexistente. Isso mostra que, quanto mais longa e profunda é uma relação, maior é a confiança. Quanto maior a credibilidade, mais constantes são as oportunidades de negócios.

Quando um consumidor entra pela primeira vez em um restaurante, tanto ele quanto o estabelecimento têm dificuldades para saber como será esse vínculo. Se a pessoa concluir que a experiência ficou abaixo do esperado, é provável que uma próxima visita nunca aconteça. Agora, se o prato estava delicioso e o atendimento era excelente, ela tem tudo para se tornar um cliente fiel. Com o passar do tempo, o restaurante e os funcionários dele terão maior noção sobre os gostos da pessoa, quanto costuma gastar, em quais dias da semana frequenta a casa, entre outros dados. A partir dessas informações, o estabelecimento pode organizar estratégias sob medida para cativá-lo ainda mais. 

O exemplo acima vale para um restaurante e também para qualquer negócio.

Ao utilizarem um CRM, as equipes de marketing e vendas nem sempre conseguem ter um perfil detalhado sobre um lead. Por outro lado, conforme esse contato é trabalhado, a ferramenta consegue arquivar esses dados, e apresentá-los de forma simples. Se com a automação de marketing a empresa disparar uma lista de e-mails segmentada, logo em seguida ela saberá quem abriu a mensagem, qual conteúdo obteve mais impacto, e muito mais. 

Com essas informações, marketing e vendas podem planejar ações em conjunto, e, assim como restaurante, converter o lead em um cliente fiel.

Para as empresas que se interessaram pelos benefícios citados, é recomendável visitar o site da amoCRM. A plataforma de CRM deles oferece diversas soluções, em especial para pequenos e médios negócios. 

Pedro Capistrano Ribeiro

Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Google+
  • LinkedIn
  • E-Mail

Posts relacionados

Os comentários estão fechados.

CRUX MARKETING

Somos uma Agência de Marketing Digital. Nosso negócio é pensar, planejar e executar estratégias e ações de marketing digital com foco em resultados.

Categorias

  • Atualidades
  • Conceitos
  • Crise
  • Dicas
  • Email marketing
  • Gestão
  • Inbound Marketing
  • Marcas
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Matérias
  • Notícias
  • Redes Sociais
  • Sem categoria
  • SEO
  • Uncategorized

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

POSTS MAIS ACESSADOS

Significado das cores: entenda as sensações que sua identidade visual transmite
Como realizar uma comunicação interna eficaz na minha empresa?
Em tempos de greve e mobilizações, que tal falar sobre a ética profissional?
Mentoria em Marketing Digital: adquira autonomia para ajudar seu negócio a superar a crise e crescer
Marketing Pessoal digital: como alavancar sua carreira?
Marketing jurídico digital: tudo o que você precisa saber
Por que o direito à licença maternidade não é motivo para deixar de contratar mulheres
Marketing Digital aplicado ao Comércio Exterior: como atrair mais clientes?
Tudo que você precisa saber sobre as novas regras de hashtag para Instagram
5 grandes cases de marketing de conteúdo para se inspirar

ÚLTIMAS POSTAGENS

  • 5 principais tendências de Marketing Digital para 2021
  • Marketing Pessoal digital: como alavancar sua carreira?
  • Marketing Digital aplicado ao Comércio Exterior: como atrair mais clientes?
  • Como um CRM pode ajudar a alinhar marketing e vendas
  • Marketing jurídico digital: tudo o que você precisa saber

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

  • facebook
  • instagram

Entre em contato:

E-Mail: [email protected]

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Instagram

Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda es Enquanto 27% dos Chief Diversity Officers ainda estão no processo de ter de dar explicações acerca da diversidade, inclusão e pertencimento no ambiente de trabalho, a boa notícia é que a maioria dos grandes líderes já percebe quão importantes são esses esforços. Mas, uma característica atormenta as tentativas: o medo. Os líderes têm medo de fazer ou dizer algo errado para todos os stakeholders que estão estagnados na inatividade.
⠀
Daisy Auger-Dominguez, executiva de capital humano, comenta ter conduzido discussões de estratégia e aprendizado acerca da inclusão em startups, e depois delas, os fundadores se mostraram espantados pelo fato de suas equipes de liderança não terem participado mais ativamente.
⠀
👉 "Se você quer que sua equipe apoie a inclusão, você precisa apoiar. Não deixe que o medo o afaste do engajamento total." 👈
⠀
Fonte: Harvard Business Review Brasil
⠀
Confira mais conteúdos sobre diversidade no mundo dos negócios. Acesse o nosso blog em cruxmarketing.com.br ou o link em nossa bio do Instagram.
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #gestãodepessoas #liderança #ambientecorporativo #diversidade
Com as estratégias de Inbound Marketing, a alta q Com as estratégias de Inbound Marketing, a alta quantidade e frequência de compartilhamento, divulgação e impulsionamento de conteúdo começou a ficar maior do que a própria demanda. Agora, o mercado está mudando o foco:
⠀
📝 Slow Content
Produção de conteúdo mais preocupada com a qualidade do conteúdo, do que com a quantidade.
⠀
📊 Marketing data-driven
Análise de métricas como um dos principais indicadores que expõem as informações mais valiosas sobre a audiência, e permitem aprimorar o conteúdo a cada novo ciclo de ações de marketing.
⠀
Saiba mais sobre essa tendência e como ela se relaciona com os efeitos da pandemia de Novo Coronavírus. Veja o nosso blogpost completo sobre as tendências para 2021 acessando o link em nosso bio ou cruxmarketing.com.br
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #tendênciasdemarketing #tendências2021 #produçãodeconteúdo #marketingdeconteúdo
Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, além de visualizar anúncios e resultados para sua busca, pode também visualizar um featured snippet, ou seja, uma caixa de resposta situada na própria página de resultados. Essa função permite que, sem clicar em nenhum dos links disponíveis, o usuário tenha uma resposta rápida e objetiva à sua busca.
⠀
Para quem já investe em técnicas de SEO, os featured snippets parecem um problema. Afinal, desencorajam usuários a clicarem nos links, certo? A resposta é "não".
⠀
✨ Mais importante que melhorar o tráfego orgânico do seu site, é vender o seu produto ou serviço. ✨
⠀
o featured snippet pode ser um estímulo para que o usuário realize uma ação e avance em sua jornada de compra! Veja dicas:
⠀
🌟 manter o perfil de sua empresa no Google Meu Negócio atualizado;
🌟 estimular que clientes satisfeitos deixem uma avaliação positiva em seu perfil no Google;
🌟 continuar investindo em conteúdo de qualidade e nas práticas de SEO para aumentar as chances de o Google incluir um trecho do seu blog no featured snippet de uma busca.
⠀
Veja o nosso blogpost completo sobre as tendências para 2021 acessando o link em nosso bio ou cruxmarketing.com.br
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #tendênciasdemarketing #tendências2021 #featuredsnippet #SEO
O User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo O User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário é o conteúdo publicado espontaneamente por usuários com informações que defendem, elogiam ou exaltam uma marca ou um profissional.
⠀
👉 Ter uma pessoa falando bem do seu produto/serviço ou do seu trabalho funciona como uma espécie poderosa de marketing gratuito. 👈
⠀
Quando um usuário faz isso de forma espontânea, o conteúdo se torna muito mais relacionável em comparação com conteúdos gerados pela própria empresa.  Afinal, os demais usuários sabem que aquela opinião está vindo de "gente como a gente" e não de uma empresa, com o objetivo de vender.
⠀
Dicas para ficar por dentro dessa tendência:
⠀
⚡ estimular a criação de UGCs lançando desafios nas redes sociais;
⚡ compartilhar UGCs positivos no perfil profissional/empresarial e no site institucional;
⚡ interagir com o UGC, sempre utilizando o tom de voz pertinente;
⚡ humanizar ao máximo a abordagem ao interagir, para se aproximar dos usuários.
⠀
Conheça outras tendências nas quais nós apostamos para 2021! Veja o nosso blogpost completo sobre as tendências para 2021 acessando o link em nosso bio ou cruxmarketing.com.br
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #tendênciasdemarketing #tendências2021 #usergeneratedcontent
O ensino remoto foi muito disseminado desde o iní O ensino remoto foi muito disseminado desde o início da pandemia de Novo Coronavírus. O processo de adaptação a esse formato se estendeu para muito além desse período de eclosão da pandemia, e vai continuar estimulando o mercado, como um todo, a fazer adequações e oferecer capacitação remotamente.
⠀
No que diz respeito ao Marketing Digital, essa tendência se apresenta de forma bastante semelhante. No mix de ações de marketing, produzir conteúdos customizados para suprir as demandas dos clientes tem sido uma das principais práticas. A nova fase agora envolve oferecer mentorias, treinamentos, certificações e outros formatos de conteúdos educativos por meio de videoconferências, lives e aulas gravadas.
⠀
O grande diferencial desse tipo de conteúdo é que cumpre o papel de ajudar o usuário a alcançar um objetivo. O engajamento com o conteúdo pode ser menor, mas sua absorção agrega um valor inestimável e isso que faz com que ele esteja mais disposto a pagar por esse aprendizado.
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #tendênciasdemarketing #tendências2021
Desde o início da pandemia de Novo Coronavírus n Desde o início da pandemia de Novo Coronavírus no Brasil, em 2020, com a necessidade de isolamento social, as pessoas passaram a buscar novas maneiras de se conectar e interagir com as outras. Lives continuaram não só sendo realizadas por usuários comuns, perfis profissionais, influenciadores e marcas, como também se tornou uma dos principais formatos de entretenimento da atualidade.
⠀
Desde então, as lives têm sido uma excelente ferramenta para agregar valor aos produtos e serviços de profissionais e marcas. Nessas experiências, o engajamento dos usuários é bem maior. O sentimento de pertencimento e a oportunidade de tirar uma dúvida ao vivo, ou de simplesmente ser notado, torna as pessoas mais propensas a fazerem comentários, por exemplo.
⠀
⏩ Dica para se adequar a essa tendência: Invista em fazer lives 🤳, aposte em temas pertinentes para o público que deseja atingir, atrair e engajar. Separe um momento para fazer uma sessão de perguntas e respostas, e aproveitar o engajamento para humanizar a imagem profissional ou empresarial e, assim, se aproximar mais do público.
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #tendênciasdemarketing #tendências2021
Siga no Instagram