Com o nível de conectividade das pessoas aumentando, não marcar presença nas redes sociais é perder participação e público para seus concorrentes. Independente de seu segmento, você, com certeza, encontrará consumidores em alguma rede social. Em alguns casos, você pode inclusive criar uma mídia exclusiva para seu público, facilitando e ao mesmo tempo lhe obrigando a realizar algum tipo de ação. Caso ainda não tenha realizado alguma estratégia, ou então deseja conferir se não está deixando de implementar algo, confira cinco dicas para ter sucesso na gestão de mídias sociais da sua empresa.
Faça o planejamento da sua estratégia
Iniciando pelo básico, prepare o seu planejamento incluindo onde está, o que possui e aonde quer chegar. Partindo destes princípios, você conseguirá fazer um mapeamento e principalmente, saber o que utilizará na sua estratégia de social media.
Ferramentas, linguagem utilizada na comunicação, tipos de conteúdo que podem ser produzidos e o investimento que será destinado às mídias sociais de sua empresa devem estar listados nesta documentação.
Pesquise o mercado (e as redes sociais)
Pesquisar o mercado e procurar entender as estratégias de marketing digital de seus concorrentes também faz parte do trabalho da empresa que deseja ter sucesso nas redes sociais. Descobrir quais as ações que estão dando certo (ou não!) pode lhe poupar tempo e investimentos. Portanto, é importante fazer uma análise de mercado e ter com você um estudo sobre os tipos de projetos que estão ativos na mídia.
Depois de desenvolver o seu planejamento e ter o resultado de sua análise de mercado em mãos, faça um estudo para saber quais redes sociais são indicadas para seu negócio atuar. Neste estudo não deixe de anotar qual o tipo de comportamento do público-alvo e como é recomendada a produção de conteúdo para ele.
Prepare seu conteúdo
Não basta apenas produzir conteúdo, ele precisa ser atraente! Toda rede social tem suas particularidades no que diz respeito à produção de conteúdo. Enquanto em algumas textos e fotos são suficientes, em outras, você precisará publicar vídeos se quiser chamar atenção dos seus seguidores.
Para muitos, a parte mais importante da gestão de mídias sociais é justamente a produção de conteúdo. O motivo é porque o conteúdo funciona como termômetro de sua estratégia. Quando bem produzido, gera engajamento e participação de seu público. Já o conteúdo que é fraco não impacta e acaba sendo mais uma perda de tempo e investimento. Por isso, é importante ter um planejamento e alinhar bem a sua estratégia de produção.
Execute e acompanhe
É importante lembrar que você deve executar seu planejamento, para que ele não fique apenas nas pesquisas e estudos, pois o tempo está passando e seus concorrentes já estão ativos. E também lembrar que você deve acompanhar este processo, pois é isto que garante os melhores resultados e o sucesso de suas campanhas de mídias sociais.
As redes sociais são um canal de comunicação muito dinâmico. Sua empresa precisa estar atenta para responder questões de seus seguidores prontamente. Para isto é preciso monitorar tudo que acontece e movimenta os seus perfis.
Mensure seus resultados
Assim como em outras áreas, na gestão de mídias sociais é preciso fazer uma mensuração e acompanhar as principais métricas que envolvem e fazem parte de sua estratégia. São elas que norteiam e dão fundamentos para o gestor decidir quais ações não foram bem-sucedidas e quais foram realmente um sucesso. O interessante do marketing digital é justamente poder mensurar e avaliar todas as suas ações. Ou seja, não existem motivos para deixar de realizar este trabalho.
Com estes cinco passos simples e que não exigem grandes investimentos, você conseguirá criar um canal e desenvolver um relacionamento com sua audiência. Este é o verdadeiro sucesso para quem atua com gestão de mídias sociais. No caso de já estar lidando com tais ferramentas, faça uma avaliação para saber se todas as etapas estão sendo devidamente realizadas. Lembrando sempre que o mais importante é estar ativo e ser atuante.
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