Já sabemos da importância do marketing digital para qualquer empresa que queira ser vista pelo público-alvo ou deseja se aproximar do cliente. Utilizando as estratégias corretas, as ações na web podem gerar grande visibilidade e aumentar as vendas.
Mas, e as empresas que atuam no mercado B2B?
O Marketing Digital é imprescindível para empresas que fazem negócios com outras empresas. Segundo pesquisas, quase 60% das PJ quem atuam neste segmento só têm contato com seus fornecedores ao final do processo de compra. Antes de bater o martelo, os profissionais pesquisam bastante sobre os produtos e serviços que desejam adquirir. Por isso, utilizar de estratégias de marketing digital é uma forma eficaz de incrementar as vendas e ampliar o mercado.
Se você ainda não começou, aqui vão algumas dicas:
Faça pesquisa
Pesquise o que seus concorrentes ou parceiros estão fazendo, sonde o mercado, faça benchmarking, procure entender o comportamento de compra do seu público-alvo (suas necessidades e demandas específicas).
Planeje
Não se engane: ações aleatórias de Marketing Digital não geram resultados efetivos. Portanto, estabeleça metas, pense nas estratégias, defina a verba que poderá dedicar às ações. Priorize ações e canais.
Use conteúdo como aliado
Conteúdo relevante vai ajudar a aumentar a credibilidade de sua empresa na web, além de ser ótimo para as ações de SEO. Com conteúdo de qualidade, seu site fica muito mais atrativo para os visitantes e ainda é possível melhorar o tráfego e, consequentemente, ganhar melhor rankeamento nos resultados de busca.
Tenha um site otimizado
Além de conteúdo, seu site precisa ser atrativo, dinâmico, de fácil navegação e possuir botões “call-to-action” bem posicionados. Atualize o site constantemente e promova ações para geração de leads, como landing pages com material rico. Assim, você conduz o usuário a ações e o estimula a entrar em contato ou deixar o email, gerando uma base de interessados no seu produto ou serviço. Esse banco de dados pode ser utilizado pela equipe de vendas.
Integre os departamentos de venda e Marketing
O Marketing Digital serve para facilitar o trabalho da equipe de vendas. Quanto mais integrado estiverem os dois departamentos, melhor. Assim, os consultores de venda podem passar um cenário mais realista do mercado, perfil do cliente e até dos problemas que enfrentam para vender. E o Marketing vai trabalhar junto para superar obstáculos e auxiliar nas vendas!
Utilize da automação de marketing
Quanto mais automatizado for o processo de Marketing Digital, mais tempo livre você terá para pensar em estratégias, analisar resultados e criar campanhas.
Mensure os resultados
Analise os resultados de cada ação e remaneje o que for preciso. Com as ferramentas certas, é possível saber exatamente quantas pessoas visitaram o site, viram suas publicação e quantas foram convertidas em novos clientes. Mensurando, é possível saber se está no caminho certo ou o que precisa ser melhorado.