Por que empreendedores de sucesso investem em reputação de marca?

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Empreendedores de sucesso comemorando uma conquista

De acordo com dados apontados por um artigo da Revista Digitalks, 48% dos consumidores consideram a reputação o principal critério para decidir comprar de uma marca. Esse recurso intangível é muito visado pelos empreendedores de sucesso e se prova realmente indispensável!

Você já conhece esse conceito? Reputação nada mais é do que a imagem que os consumidores têm da sua empresa. Ela está diretamente conectada com a capacidade de um negócio de alcançar não só as expectativas do público, mas de cumprir as promessas que estabelece.

O que um potencial cliente encontraria hoje se buscasse informações de consumidores sobre a reputação da sua empresa? Confira a seguir informações relevantes para alinhar esse aspecto do seu negócio da maneira ideal!

A reputação constrói valor para o público

Empreendedores de sucesso têm conhecimento de que saímos de um período de inovações e, atualmente, nos encontramos num momento em que a reputação dita o futuro de um negócio. A questão é que a familiaridade que uma pessoa estabelece com uma empresa contribui muito para a percepção que constrói dela.

Você já analisou se sua empresa direciona esforços para criar essa aproximação com seus clientes? É preciso ir além de simplesmente divulgar e entregar produtos e serviços. Quanto mais humanizada for a postura da empresa em sua estratégia, comunicação, atendimento e processos em geral, maiores são as chances de atingir bons níveis de familiaridade.

Uma forma de realizar essa façanha é buscar um diferencial na cultura organizacional da sua empresa, fornecer uma personalidade própria e autêntica para o seu negócio e investir em humanização. Essas características precisam ser os fundamentos a partir dos quais todos os seus colaboradores e processos irão operar.

Em conformidade com isso, ser transparente quanto aos aspectos internos também é uma outra forma de conquistar a familiaridade. Compartilhar os valores que são postos em prática no dia a dia e nos processos da empresa endossa seu compromisso com a postura que ela representa. Todas essas práticas auxiliam a reforçar o vínculo emocional do público com a marca.

A era digital demanda uma boa imagem

A matéria da Revista Digitalks citada escancarou ainda mais dados sobre as pesquisas, que foram realizadas com consumidores usuários do Reclame Aqui. De acordo com o estudo, a grande maioria das 700 mil pessoas que visitam o site querem saber não só quais problemas já aconteceram com as empresas, mas também como eles foram resolvidos.

O mundo digital permite uma distribuição e compartilhamento de informações de forma cada vez mais rápida, e cada vez menos filtrada. Além do Reclame Aqui, as redes sociais e os aplicativos de envio de mensagem são a maior arma dos consumidores quando uma empresa realiza algum deslize. Por esse motivo, podem se tornar a maior termômetro para empreendedores de sucesso.

Essa realidade precisa ser levada em conta com extrema cautela. A reputação da sua empresa é afetada tanto pela divulgação da abordagem da sua marca no contato com o consumidor, quanto por notícias e informações diversas que são divulgadas na mídia. Ambas podem repercutir com facilidade no mundo online.

É por isso que você precisa garantir que sua empresa será coerente com aquilo que promete no momento de fazer o atendimento ao cliente. Além disso, com a mesma importância, essa coerência precisa estar presente em todas as atitudes e declarações, afinal elas podem se tornar motivo de divulgação.

Os casos que servem como aprendizado

Vamos tomar como exemplo casos recentes que repercutiram na mídia recentemente e merecem a atenção dos que almejam ser empreendedores de sucesso. A empresa Carrefour foi alvo de críticas e tentativas de boicote do público depois que o assassinato de um cão pelas mãos de um funcionário da empresa foi noticiado no dia 2 de Dezembro.

O perfil oficial no Facebook da unidade em que houve o crime demorou pelo menos dois dias para se pronunciar sobre o ocorrido. O erro da marca, neste caso, foi não ter lidado com a repercussão em seu primeiro momento. Repudiar o ato, reconhecer o erro e informar o afastamento do funcionário deveria ter sido uma atitude imediata. Depois, caberia uma ampla campanha pelas mídias sociais de conscientização pelo direitos dos animais, e até de apoio à ONGs que trabalham com a causa animal.

O aprendizado que você precisa extrair é ficar atento a qualquer informação negativa que esteja circulando sobre a sua empresa. Em conformidade com o tema da familiaridade, saber lidar com seus erros de forma humanizada, reconhecendo-os, é uma ótima dica.

Com esse conteúdo você se tornou ciente da motivação dos empreendedores de sucesso a dar tanta atenção à gestão da reputação de suas empresas. A falta de uma gestão experiente nas mídias sociais, como visto, afeta diretamente na determinação dessa imagem. Que tal se atentar mais a isso? Confira esse conteúdo sobre como se aventurar nas redes sociais de forma ideal.