Gastar ou investir em marketing? Entenda sua importância

Todo gestor precisa entender as diferenças entre gastar e investir em marketing, pois isso faz muita diferença no momento de conduzir o seu negócio e também para decidir quais as melhores ações a serem realizadas, principalmente em meio a crises e especulações que costumam surgir no mercado. Então, vamos conferir as diferenças entre tratar o […]
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Todo gestor precisa entender as diferenças entre gastar e investir em marketing, pois isso faz muita diferença no momento de conduzir o seu negócio e também para decidir quais as melhores ações a serem realizadas, principalmente em meio a crises e especulações que costumam surgir no mercado. Então, vamos conferir as diferenças entre tratar o marketing como despesa e como investimento e de que maneira isso pode influenciar um empreendimento nos resultados finais.

Antes de iniciarmos os exemplos, é importante deixar claro que só existe marketing se houver um planejamento. É preciso que exista uma documentação com todas as informações e metas da empresa, não podendo ser algo aleatório ou sem um real objetivo.

Impulsionamento da Marca

O departamento de marketing normalmente é o primeiro a sentir os cortes em uma empresa. É comum que uma companhia corte as verbas destinadas à promoção de sua marca, pois, já que não está realmente vendendo, não consegue enxergar o retorno. Esse é um erro primário e muito cometido por desconhecimento de como abordar essas ações como investimento. É nos momentos difíceis que sua empresa precisa apresentar sua marca. Numa concorrência acirrada, vence quem é lembrado primeiro e, para isso, deve-se construir uma marca forte e ativa.

Publicidade

Depois de construir sua marca, é importante utilizar propagandas para atrair clientes, mas muitas empresas fazem exatamente o contrário. Posicionar-se como a melhor opção ou como a opção com o melhor custo-benefício é importante para ter sucesso em momentos de crise. O consumidor está querendo gastar seu dinheiro de modo inteligente e, para tanto, procura a empresa com os melhores benefícios. Então, nada melhor do que desenvolver um plano publicitário para atrair o seu público-alvo.

Oportunidades

Se, ao invés de travar os investimentos, a empresa se mantiver ativa, ela chegará primeiro às melhores oportunidades, pois a tendência é que os concorrentes que acreditam que marketing é gasto fiquem pelo caminho. Dessa forma, a empresa que segue com seus investimentos terá um público cativo aguardando por seus produtos, podendo gerar excelentes oportunidades para a empresa investidora. Em outras palavras, podemos dizer que a empresa que investe tem mais chances de vender.

Depois de citar alguns exemplos que ilustram a importância desse trabalho, vamos falar um pouco de marketing digital, que pode, entre outras coisas, potencializar o seu investimento, gerando ainda mais benefícios para sua empresa.

Investimento em Marketing Digital

É de conhecimento que as redes sociais são um excelente canal de atendimento e apresentam um grande potencial para realizar vendas. E o interessante é que elas não exigem grandes investimentos. Esse é um dos exemplos de como investir em ações de marketing digital pode impulsionar negócios. Confira outros motivos a seguir.

Melhor Custo x Benefício

Se num cenário normal uma pequena empresa não pode concorrer com grandes players, no plano do marketing digital isso é completamente possível. O custo-benefício é tão interessante nas ações desse tipo que colocam empresas completamente diferentes (tamanho, tradição, força da marca, etc.) no mesmo patamar. Isso quer dizer que, numa crise, o pequeno empreendedor pode ter forças para batalhar com os grandes, podendo inclusive vencê-los.

Maior alcance das ações

Com ações de marketing digital, é possível eliminar barreiras facilmente e apresentar-se para públicos que normalmente não seriam atingidos. E o mais interessante é a possibilidade de segmentar o público que deseja atingir, aumentando as chances de retorno positivo.

Mensuração de Resultados

Mensuração talvez seja o maior diferencial de investir em marketing digital. Todas as ações podem ser completamente mensuradas, norteando o gestor no momento de tomar suas decisões e evitando gastos desnecessários. É possível saber o que está dando errado ainda com o projeto em andamento, permitindo sua correção e sua melhoria.

Como foi possível verificar, investir em marketing é fundamental para qualquer empreendimento se destacar, ganhar mercado, aumentar suas vendas e fazer o negócio prosperar. Não deixe de realizar ações e jamais encare o marketing como gasto, pois com certeza é um ótimo investimento!

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