Inovar nos negócios faz toda a diferença. Saiba como!

Tempo de leitura: 3 minutos
inovacao-nos-negocios

inovacao-nos-negocios

 

Para se manter relevante no mercado não existe outro caminho além da inovação, e isso vale para empresas de qualquer ramo. Mas o que isso quer dizer? Em tempos de redes sociais, aplicativos de todo tipo e experiências integradas, não tem como deixar de fora a necessidade de se modernizar e entrar no mundo digital como forma de inovar nos negócios. Veja por que isso é importante e como faz diferença nos resultados!

Onde a sua empresa deve estar

Entrar no mundo digital não é tão simples quanto postar qualquer coisa em uma rede social e esperar que os clientes venham correndo até você. Esse, aliás, é um dos maiores erros de quem pensa em investir em comunicação digital, mas ainda tem medo: uma visão míope do trabalho e expectativas exageradas sobre os resultados. Vamos ver primeiro alguns canais digitais em que vale a pena estar presente:

Redes sociais

Por que generalizar, em vez de citar as redes por nome? Justamente pelo fato de que é preciso primeiro estudar a proposta de cada uma, entender se o público dela é o mesmo que o seu, e decidir em quais delas vale a pena investir tempo e esforços para criar uma comunidade forte. Mais do que dizer “use o Facebook” ou “entre de cabeça no Twitter”, é melhor dizer apenas que a sua empresa tem de estar onde seu público gosta de ficar e, mais do que isso, falar a língua dele no processo.

Website próprio

Será que ainda vale a pena ter um website próprio? Essa é uma questão que muitos levantam em meio à grande quantidade de canais digitais disponíveis para se comunicar com os clientes, como as próprias redes sociais, que citamos acima. Mas uma coisa não anula a outra: é perfeitamente possível estar nas redes sociais e ter um site próprio. Inclusive, essas duas coisas se complementam muito bem.

A ideia é atrair o usuário nas redes de massa e direcioná-lo para o seu site, um canal exclusivo onde você não compete com mais ninguém por atenção e tem mais controle da mensagem que deseja passar.

Como inovar nos negócios faz a diferença

Inovar nos negócios usando a tecnologia pode fazer toda a diferença, mesmo para empresas que atuam em ramos mais tradicionais. O primeiro exemplo disso é a Laranjas Online, loja virtual que nasceu da inovação por parte da então advogada Alessandra Sodré. Ela viu na fazenda da família uma enorme quantidade de laranjas que seriam perdidas  —  a maioria era vendida para a indústria de sucos  —  e resolveu vender as frutas pela internet. Ideia maluca, não é? Maluco mesmo foi o faturamento de 150 mil reais, só em 2013!

Fora esse, ainda há muitos casos de empresas que só nasceram ou se mantiveram vivas por causa da inovação e da adoção da tecnologia para operar: aplicativos para taxistas, sites para venda de artesanato e tantas outras soluções voltadas para unir o tradicional e o digital.

Por que adotar novas tecnologias é essencial

Existem, principalmente, dois motivos simples. De início, elas podem servir como um diferencial para seu negócio, colocando você em vantagem com relação à concorrência. Com o passar do tempo, vem o segundo motivo: essas tecnologias deixam de ser novidade, e adotá-las passa a ser uma questão de sobrevivência. Nem é preciso dizer que, nesse último cenário, aqueles que esperaram muito ficaram para trás, não concorda?

Mais do que nunca, se reinventar por meio de novas tecnologias e canais de comunicação amplos é o melhor modo de se aproximar do público, cada vez mais nativo do mundo digital. Ao inovar nos negócios, você verá resultados expressivos, tanto na satisfação dos clientes quanto nos lucros gerados. Afinal, a quantidade de pessoas online esperando para serem impressionadas é muito grande, e as empresas que fizerem um bom trabalho com elas terão muito o que comemorar.

Como você pretende inovar nos negócios? Quais são os canais mais vantajosos, na sua opinião? Conte para nós, deixe seu comentário!