Se você chegou até aqui é porque você está em busca de informação na internet. Você e mais 93.999.999 pessoas, segundo o IBOPE. O que significa que o público-alvo do seu negócio está conectado. Agora responda: quais ações você tem feito para se comunicar com eles via internet?
Não investir em marketing digital hoje em dia é perder muitas oportunidades de negócios. Mas é necessário fazer da maneira correta para não prejudicar sua imagem digital e nem ter prejuízos. Se você se quer saber como o marketing digital pode trazer retorno para sua empresa, acompanhe este artigo até o final e descubra.
O marketing digital
A ideia por trás do marketing digital é ir onde os clientes estão. Para isso, é necessário conhecer muito bem o seu público para falar com ele através dos canais certos.
Uma das vantagens do marketing digital é que quando o possível cliente entra em contato com a sua marca, ele já está interessado em consumir algum produto relacionado ao seu. Isso, graças a uma estratégia chamada funil de vendas.
As redes sociais e os mecanismos de buscas são fortes ferramentas para atrair este potencial cliente.
Ações que geram resultados
Veja agora algumas ações essenciais que geram ótimos resultados para sua empresa na internet:
Site
O site é o principal canal de relacionamento com o cliente. Ele deve ter um layout bonito e de fácil navegação. Também deve conter as principais informações da empresa e de seus produtos.
Blog
É através do blog que você tem a oportunidade de cativar seu cliente, por meio de informações relevantes relacionadas ao seu produto ou serviço. É importante que este conteúdo seja otimizado com estratégias de SEO (Search Engine Optimization), para que o internauta encontre sua empresa mais facilmente.
Páginas nas redes sociais
É através das redes sociais que você consegue o engajamento dos clientes com sua a marca. Elas te permitem conversar com o cliente, saber o que ele pensa, o que ele quer, que lugares frequenta etc. São dados muito importantes para definir uma estratégia de marketing digital.
Anúncios pagos
São diversos os canais onde você pode anunciar e diversos tipos de anúncios. Costumam gerar resultados surpreendentes com baixo investimento.
Métricas
Outra vantagem do marketing digital é que é possível acompanhar de perto, e em tempo real, o resultado de cada ação que você executa. Para isso, existem serviços que emitem relatórios com informações precisas, que permitem calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) e saber se é preciso realizar alguma mudança de estratégia, ou não.
Testes
As métricas também ajudam na realização de testes, contribuindo para descobrir quais são as ações que convertem mais e assim promovendo um maior conhecimento das preferências do público — o que evita prejuízos futuros.
Como calcular o ROI do marketing digital
Para fazer o cálculo do retorno do seu investimento é necessário somar todos os ganhos obtidos com as ações e subtrair o investimento feito. Caso o resultado desta conta seja negativo, é necessário repensar as estratégias.
Por estas razões, cada vez mais empresas de todos os tamanhos estão investindo em marketing digital. Se você não está, com certeza os seus concorrentes estão. Então, não fique para trás e comece o quanto antes a investir nesse meio que está crescendo mais a cada dia.
Você já fez alguma ação de marketing digital? Quais foram os resultados? Compartilhe com a gente a sua experiência!