Para manter uma estratégia de marketing digital sempre eficaz, é essencial realizar uma medição de resultados contínua. Isso é feito a partir do estabelecimento e da análise das métricas de desempenho mais importantes de uma campanha, que possibilita identificar pontos fortes e ações que necessitam de melhorias. Uma das métricas mais importantes é o chamado ROI, e é sobre ela que falaremos no post de hoje. Acompanhe!
Do que se trata o ROI?
A sigla significa Return On Investment, ou seja, retorno sobre o investimento. O ROI irá demonstrar o retorno gerado por um determinado investimento, qualquer que seja. Ele representa a relação entre o dinheiro investido e o dinheiro que foi efetivamente adquirido com uma determinada ação. O foco de seu cálculo dependerá do investimento que se pretende analisar — como, por exemplo, o marketing.
Qual é a sua importância para o marketing?
Analisar o ROI no marketing possibilita otimizar investimentos, pois permite saber qual é o desempenho de cada um deles, mostrando quais ações estão obtendo resultados melhores ou piores dentre todas as adotadas pela empresa. No marketing, o ROI também é chamado de ROMI, ou Return On Marketing Investment.
Uma análise constante permite saber o que se deve esperar dos investimentos feitos, como qual é o prazo necessário para que eles gerem retorno e que tipo de resultado se pode esperar deles. Isso possibilita a definição de metas e objetivos realistas que, por sua vez, serão fundamentais para uma análise eficiente.
Esse estudo permitirá que se tome decisões melhores, pois possibilitará saber o que gera resultado positivo e deve ser mantido e, por outro lado, o que não demonstrou um desempenho dentro do esperado, que poderá ser melhorado ou descontinuado.
Como o ROI é calculado?
O recorte de cálculo deve ser feito de acordo com a estratégia de cada empresa. Ele pode considerar o marketing em geral, somente as ações de marketing digital ou ainda estratégias específicas, como o ROI do investimento em marketing de conteúdo ou em e-mail marketing, por exemplo. Uma vez estabelecido o que se quer medir, chegou a hora do cálculo propriamente dito.
Para calcular o ROI, basta subtrair do lucro obtido o custo do investimento. É importante que todo o custo seja incluso aqui, incluindo as despesas que parecem ínfimas ou aquelas feitas com pessoal, por exemplo. O resultado da subtração deve ser dividido pelo custo do investimento. O número resultante representará o ROI. Ou seja:
ROI = (Lucro obtido – Investimento feito)/Investimento Feito
Para calcular o ROI em percentual, basta multiplicar esse resultado por 100.
A análise do ROI deverá considerar alguns fatores externos, como a incidência das ações de marketing promovidas pela concorrência sobre o público-alvo e a época do ano em que a análise é feita. Na hora de avaliar o ROI, é importante também considerar as metas estabelecidas no planejamento, pois essas metas vão influenciar a avaliação tanto do percentual obtido quanto do tempo necessário para obter um retorno esperado. Somente a partir da consideração desses diversos fatores será possível concluir se os resultados foram positivos ou negativos e fazer os devidos ajustes.
E então, preparado para fazer o cálculo do ROI em suas estratégias de marketing? Não deixe de compartilhar conosco, aqui nos comentários, suas impressões sobre esse tema, e confira nosso blog para acessar mais assuntos relacionados a marketing!