O que você precisa saber para criar uma identidade visual

Tempo de leitura: 2 minutos

Você acabou de montar sua empresa, a ideia, o sonho, os planos, tudo está caminhando muito bem, mas antes de a lançar no mercado, uma última coisa não pode faltar: criar uma identidade visual. Elaborar a forma como sua empresa será enxergada pelo público, e desenvolver a mensagem que você irá querer passar com isso.

Esse processo de criação e desenvolvimento é algo muito importante, e precisa receber uma atenção toda especial; dessa forma, preparamos algumas dicas para vocês saberem como trabalhar com essa ferramenta tão importante para sua empresa. Continue lendo e acompanhe com a gente.

Porque a identidade visual é tão importante?

Podemos dizer que é essencial a uma empresa que sua marca seja passada da forma correta ao público. O sucesso de seu empreendimento, muitas vezes, estará diretamente ligado à forma que seus conceitos são transmitidos ao cliente.

A identicidade deve refletir a realidade, mostrar quem é sua empresa e como ela atua. Assim, quando se tratar de comunicação visual é necessário ser bastante expressivo, pois aí será exercido um grande impacto na percepção das outras pessoas a respeito da sua mensagem. Dessa forma, se a identidade visual de sua empresa for mal formulada, certamente os resultados não serão alcançados devidamente, e não será passada a credibilidade necessária para o mercado.

Procure entender a identidade de sua empresa

Sempre quando se vai desenvolver a identidade visual de uma empresa, o primeiro passo é criar uma relação emocional com as pessoas do local. Esse será o papel do designer responsável. É importante que ele possa incorporar os objetivos, assim como os valores da companhia, e então, transformar isso numa forma de conexão com o público.

É muito importante que, desde o começo, quando você ainda estiver desenvolvendo seu plano de negócio, o conceito sobre essa identidade já esteja sendo pensado. Dessa forma, com as duas coisas caminhando juntas, poderá ser feita uma marca mais poderosa.

Simplicidade também é um elemento chave nesse processo. O melhor caminho não costuma ser o de ideias mirabolantes. Pense que menos é mais, assim, quanto mais simples as ideias e conectadas com a essência de sua empresa, melhor.

Tenha um bom parceiro

Aqui vai uma dica muito importante: conte sempre com a colaboração de profissionais especializados para criar a identidade visual e também todos os demais materiais de comunicação.

Procure empresas e profissionais que apresentem bons trabalhos em seu portfólio nessa linha de desenvolvimento.

O responsável pela tarefa deverá acompanhar de perto toda a rotina da empresa, de modo a compreender seus valores, ações e a mensagem que irá querer ser passada aos clientes. Se possível, convide os designers para participar de reuniões e também poder acompanhar os processos de decisões de sua empresa. Bons profissionais dessa área saberão fazer perguntas corretas de modo a criar soluções inovadoras. Quem sabe até, eles não possam estimular a inovação nos demais colaboradores?

Esperamos que o post de hoje possa ajudar sua empresa a desenvolver uma boa identidade visual, que envolva, cative e passe aos seus clientes a verdadeira mensagem que sua empresa tem a transmitir.

Que tal agora deixar um comentário aqui no post, nos contar o que achou e nos mandar outras dúvidas suas?