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Para quem anda antenado nas ferramentas de gestão, o termo “planejamento estratégico de Marketing” não é novidade. Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção ao diagnóstico, à estratégia e proposição de ações norteada por objetivos concretos é não somente proveitosa, como também lucrativa.  Além disso, planejar auxilia gestores a enxergarem as organizações dentro de um contexto econômico, político e social; assim, fica mais fácil desenvolver a capacidade de mudar e se adaptar à conjuntura, tirando proveito das oportunidades e minimizando ameaças.

Muitas vezes, o pensamento convencional sobre planejamento estratégico de Marketing é mal conduzido e às vezes obsoleto. Algumas empresas perdem tempo excessivo e energia intelectual preciosa tentando planejar e fazer um prognóstico de seu futuro. Criam planos estratégicos grandiosos, apoiados em orçamentos detalhados, estimativas de recursos, planos táticos e cronogramas, mas a maioria desses esforços acabam tendo pouca ligação com o sucesso dos negócios, principalmente porque estamos inseridos em um ambiente de negócios dinâmico. A estruturação do processo de planejamento estratégico só é válido se der o suporte necessário para a tomada de decisões, mantendo a agilidade freqüente e contínua da empresa, em sintonia com as variáveis do seu ambiente. A flexibilidade do processo permitirá beneficiarem-se de oportunidades, existentes ou futuras, e prevenirem-se de ameaças reais ou potenciais.

O planejamento estratégico de Marketing nada mais é um poderoso instrumento que força, ou pelo menos estimula, o líder a pensar em termos do que é importante (ou relativamente importante), e também a se concentrar sobre assuntos de relevância. O elemento chave é o seu estreito vínculo com a administração estratégica nas organizações. Não se pode tratar isoladamente o planejamento estratégico de Marketing sem entrar no processo estratégico,

Planejar estrategicamente o Marketing requer uma visão sistêmica da empresa e capacidade de análise crítica dos resultados. Só assim é possível contribuir de forma mais eficaz com a gestão para obtenção de resultados.