A maior parte das empresas já concorda que ter presença na web é fundamental — a grande variável a ser debatida agora é como proceder para que a sua empresa apareça mais na internet e aproveite o potencial da rede em toda a sua plenitude. Tudo isso, claro, envolve uma dose de boas práticas em SEO (Search Engine Optimization).
As técnicas de SEO envolvem muitos preceitos e aparecem em praticamente todas as etapas de desenvolvimento de um produto web — seja ele um site, um e-commerce, um e-mail marketing ou uma postagem em redes sociais. Conheça abaixo quatro das principais dicas de SEO para que a sua empresa apareça mais na internet!
1. Ofereça conteúdo relevante
As pessoas têm uma imensa gama de necessidades, dos mais variados tipos e níveis de complexidade, e na maioria das vezes recorrem à internet para solucioná-las. Nesse cenário, sai na frente aquele que oferece a informação mais completa, de qualidade e que, de fato, resolva seus problemas — de preferência com um produto ou serviço oferecido pela empresa que disponibilizou o conteúdo acessado anteriormente. Isso é conteúdo relevante bem utilizado — isso é marketing de conteúdo.
Você, empresário e empreendedor, já deve ter um panorama de quem é seu público e qual seu perfil básico, principalmente quando falamos de necessidades, anseios, desejos e problemas. Uma das mais efetivas estratégias de SEO (e muito valorizada pelo Google) é produzir conteúdo relevante para essas pessoas, como postagens de blog e materiais ricos (ebooks, por exemplo).
2. Aplique palavras-chave
Palavras-chave são os termos usados pelas pessoas para fazerem buscas no Google e outros serviços similares. Para que a sua empresa esteja bem posicionada — ou seja, apareça pelo menos na primeira página nos resultados do Google — para palavras-chave relacionadas ao seu negócio, é importante identificar quais são e aplicá-las bem no conteúdo de todas as peças digitais da empresa.
Para isso, o próprio Google oferece ferramentas bastante úteis, como o Trends, que ajuda a ter uma ideia da incidência das buscas por determinadas palavras-chave, e o Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords, que permite sabe o volume de buscas dos termos escolhidos para o seu negócio.
3. Hierarquize a informação
Ao construir uma página da internet, seja ela de um produto, um post de blog, umA landing page ou apenas um texto institucional, é importante manter a informação organizada de forma hierárquica, por meio de títulos e subtítulos (usando as tags <h1> a <h6>). Além de isso facilitar a experiência do usuário, essa organização é privilegiada pelo algoritmo que define os resultados das buscas Google.
4 – Use descrições para as suas imagens
Os algoritmos do Google não entendem muito bem arquivos de imagem; então, para que suas imagens ajudem no SEO da página, sempre inclua textos descritivos (e que contenham a palavra-chave) usando a tag <alt=””>, que podem ser lidos pelo algoritmo. É importante fazer uma descrição pertinente à imagem, não só porque o Google pune quem se aproveita dessa tag para tentar enganar o algoritmo, mas também porque esse texto irá aparecer caso a sua imagem não possa ser carregada.
Um site otimizado é o primeiro passo para que a sua empresa apareça mais na internet e conquiste mais clientes. E você, já otimizou o seu site? Tem mais alguma dica de SEO para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário!