Bem informado, empoderado pela tecnologia e exigente. Essas são algumas das características principais dos consumidores da atualidade, com as quais as organizações precisam lidar. É por isso que as empresas, em todos os segmentos, têm feito um esforço no sentido de alinhar suas estratégias de marketing com as expectativas os clientes. Tarefa difícil, principalmente porque as expectativas dos clientes estão cada vez mais elevadas e o comportamento de consumo muda constantemente.
A internet tem sido grande aliada das empresas nessa empreitada. O Marketing Digital se apresenta como uma estratégia eficaz para prospectar clientes, aumentar as vendas e, principalmente, estreitar relacionamento com o público para gerar experiências positivas com a marca. Além disso, evitar a arena online se torna inevitável, já que, em grande parte das vezes, o consumidor consulta a rede para tomas decisões de compra. Afinal, aposto que você mesmo que está lendo esse artigo já pesquisou no Google sobre algum produto antes de efetivamente comprá-lo.
Ter presença online deveria ser preocupação de todo empresário e empreendedor. Caso contrário, os negócios poderão estar fadados ao fracasso ou, no mínimo, perdendo inúmeras oportunidades de mercado. E em um mercado cada vez mais competitivo, quem pode se dar a esse luxo?
Quer começar a aparecer na internet? Aqui vão algumas dicas:
Segmente seu mercado
Encontre e estabeleça seu nicho de mercado. A comunicação é mais precisa e efetiva se você sabe com quem está se “conversando”; ou seja, encontrar um público-alvo e enviar a ele “mensagens” online direcionadas é muito mais eficaz do que “gritar” aleatoriamente sua mensagem pelo mundo virtual. Lembre-se: quando seu cliente potencial encontrar sua empresa na internet, você tem pouquíssimo tempo para impressioná-lo e mostrar a ele como seu produto ou serviço pode melhorar sua vida. Seja claro, objetivo e saiba se diferenciar.
Utilize a tecnologia a seu favor
Ferramentas tecnológicas são aliadas para tornar seus processos internos mais ágeis, seguros e confiáveis. A tecnologia facilita o trabalho operacional; quanto menos tempo você gasta com a operação, mais tempo você tem para planejar e gerir os negócios e as vendas. O mesmo acontece com o Marketing Digital: pesquise e utilize as ferramentas disponíveis no mercado para planejar as campanhas, otimizá-las, monitorá-las e geri-las.
Pesquise a concorrência
Conheça seus concorrentes e saiba quais suas forças e fraquezas. Quanto melhor conhecê-los, mais facilmente construirá as estratégias para vencê-los, ou seja, para fazer com que os clientes escolham sua empresa, e não as outras. No universo online, a regra é a mesma. Saiba o que os principais concorrentes estão fazendo nas mídias digitais – e faça melhor!
Construa uma boa reputação
Se você não está familiarizado com o conceito de reputação online, aqui vai uma constatação: um pequeno erro pode arruinar sua marca. A opinião de um único cliente pode destruir – ou melhorar – seus negócios. Sendo assim, administre com atenção as suas redes sociais, blog e site. Além de gerar conteúdo relevante – o que vai te ajudar também com os mecanismos de busca – , cuide do relacionamento com seu público.
Gere conteúdo relevante
Produza conteúdo de qualidade e que seja relevante para seus clientes. Assim, você se torna referência naquele assunto e, até mesmo, fonte de pesquisa. Um exemplo? Se você tem uma empresa de materiais de construção, seria de muito valor ter um blog com dicas de reformas, organização do espaço e decoração. Seu cliente pode seguir todas as dicas e fazer tudo sozinho, mas quando ele precisar dos materiais, provavelmente terá sua loja como referência.
Com as estratégias de Marketing de Conteúdo, você ganha relevância maior perante os mecanismos de busca, melhorando sua posição no ranking de resultados.
Lembre-se: não cometa o erro de usar o blog somente para promover seus negócios. Use-o para das aos seus seguidores soluções reais para seus problemas ou questionamentos.
Mantenha sua palavra
Mantenha prazos e condições estabelecidos em seu site. Não anuncie o que não for capaz de cumprir.
Seja persistente
Nada acontece da noite para o dia. Persistência é fundamental também no mundo virtual. Tenha metas e estratégias claras, estabeleça prazos factíveis e tenha paciência. Se você acredita no seu negócio e fez um bom planejamento, já deu o primeiro passo e já sabe aonde está indo. Apenas continue a caminhada, sem pressa.