O mundo está cada vez mais conectado, social, interativo e dinâmico. Novas possibilidades de comunicação surgem o tempo todo, e é responsabilidade das marcas acompanhar a forma como os seus clientes estão se comunicando e interagindo para tentar surfar na mesma onda.
Nesse contexto, as redes sociais são uma poderosa ferramenta de contato — e, quando bem utilizadas, podem gerar grande engajamento! Portanto, conheça agora as mídias que serão tendência neste ano — e prepare as ideias para interagir com criatividade em cada uma delas! Vamos lá?
Periscope
O Periscope, na verdade, não é uma nova rede social, mas uma extensão do Twitter em forma de aplicativo — que promove o compartilhamento e a visualização de transmissões de vídeo ao vivo pelo mundo todo.
Qualquer um é capaz de iniciar um streaming, e todo mundo pode assistir e comentar o que os outros estão transmitindo. Marcas grandes, como a Apple, já estão utilizando o serviço para ações de marketing envolvendo lançamento de produtos e bate-papo com os clientes.
Medium
O Medium é a rede social para quem gosta de ler e escrever. Tudo aquilo que, um dia, os blogs se propuseram a fazer — mas, que em algum momento, falharam, pois foram adicionando tantas possibilidades que o meio se desviou de seu objetivo inicial. No Medium, o texto é a única coisa que importa — sem firulas.
Snapchat
Um fenômeno principalmente entre os jovens, o Snapchat tem crescido assustadoramente — e tem tudo para se estabelecer como uma tendência gigante neste ano!
Compartilhar suas fotos e vídeos instantâneos entre seus amigos, e interagir por mensagens privadas que possuem um prazo limite para serem visualizadas, é tudo aquilo que as pessoas querem agora. Além disso, os divertidíssimos filtros oferecem possibilidades praticamente ilimitadas para o usuário tirar selfies inusitadas.
O Pinterest não é tão novo no mercado, mas tem crescido cada vez mais. Voltada para pessoas que gostam de se inspirar com imagens bonitas, a rede social possui um acervo enorme e grande potencial para os segmentos de moda, gastronomia e arquitetura, entre outros que envolvam arte e estética.
A ideia, aqui, é criar boards de inspiração — onde o usuário irá armazenar tudo aquilo que lhe agrada, para dar aquela olhadinha sempre que precisar de alguma nova ideia!
Sim, o WhatsApp vai continuar sendo uma das maiores tendências de comunicação no próximo ano! Com a compra do aplicativo pelo gigante Facebook, a previsão é que os investimentos na rede social aumentem ainda mais — com a previsão da inserção de anúncios segmentados no aplicativo ainda para 2016.
Tinder
As redes sociais voltadas para relacionamentos, como o Tinder, o Happn e o Grindr, vão continuar fazendo a cabeça dos usuários interessados em conhecer novas pessoas.
A diferença é que, agora, as marcas estão começando a entender como utilizar essas ferramentas a seu favor. A Domino’s, por exemplo, realizou uma ação incrível de Dia dos Namorados no Tinder, alcançando mais de 200 mil pessoas!
E aí, já está por dentro das novidades da internet para este ano? Sua marca já está atuando em alguma dessas redes sociais? Você acha que outra mídia vai bombar entre os seus clientes? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!