A relação entre marcas e consumidores vem se transformando dia após dia. Agora, na era mobile, as possibilidades de estreitamento do relacionamento com o público e utilização de estratégias de inbound marketing são ainda maiores. Ter presença digital é o mínimo que se pode fazer para obter sucesso; o desafio agora é melhorar a reputação online. Só assim é possível aproveitar todo o potencial que o marketing digital oferece para gerar negócios.
Quer crescer e vender mais? O marketing digital pode ser um aliado poderoso, contribuindo para o crescimento da empresa.
Mas como o marketing digital pode gerar negócios?
São inúmeras as estratégias que podem ser utilizadas para quem deseja investir mídias digitais: anúncios em mecanismos de busca, gestão de redes sociais, publicidade em sites específicos, email marketing…..tudo vai depender do tipo de negócio e dos objetivos.
Mas posso dizer que a forma mais efetiva de obter bons resultados é por meio de estratégias integradas de marketing aplicadas à internet, levando em consideração o comportamento do usuário quando está “navegando” e os objetivos de marketing (que serão previamente definidos). Ao invés de pensar em ações isoladas, é mais eficaz planejar e executar um conjunto de ações que possam expandir o alcance do site e das redes sociais (consequentemente, da marca), de forma a criar um contato permanente da empresa com o público-alvo para levar a ele informações sobre os produtos e serviços, gerar engajamento e, claro, estimulá-los a tomarem a decisão de “compra”.
O marketing de conteúdo é um integrante muito importante dessas ações. Afinal, sem a produção de conteúdo não existe atração de usuários. Além de se tornar uma autoridade no segmento de atuação, as empresas que disponibilizam conteúdo relevante constroem a sua própria base de leads (contatos potenciais) e isso é muito valioso se utilizado estrategicamente.
Considere sempre o funil de vendas
As ações devem contemplar todas as etapas do funil de vendas: atração de visitantes, conversão de visitantes em leads, nutrição dos leads para conduzi-lo à ação de compra, relacionamento com o cliente para fidelização.
Conheça algumas dicas para melhorar suas estratégias de marketing digital
Para investir no ambiente on-line imediatamente, selecionamos abaixo as principais dicas para dar os primeiros passos no marketing digital.
- Invista no planejamento. Planejar é uma tarefa essencial para o sucesso das ações de marketing digital. Defina os principais objetivos da empresa e as metas a serem atingidas; tenha claro qual seu público-alvo e estude a concorrência.
- Crie um site de qualidade. O site é a base de todas as ações online, além de passar credibilidade. Se o consumidor pesquisa nos mecanismos de busca pelo seu negócio e não o encontra, com certeza entrará em contato com a marca concorrente. Invista na criação de um site com técnicas de SEO para que os consumidores te encontrem facilmente.
- Produza conteúdo relevante. As pessoas valorizam as empresas que oferecem conteúdo relevante e isso só é possível quando sua empresa conhece perfeitamente os desejos do seu público-alvo. Lembre-se que cada mídia demanda um tipo diferente de conteúdo: Instagram, YouTube, blog, Facebook…
- Lembre-se que as redes sociais são excelentes canais de marketing digital. As redes sociais proporcionam oportunidades únicas de gerar interesse pelo conteúdo produzido.
- Mensure a sua atuação. Avaliar periodicamente a sua atuação é fundamental para conquistar resultados positivos, seja para manter as estratégias que estão sendo eficazes ou para aprimorar as ações que não geram conversões.
Que tal compartilhar as suas dúvidas sobre como o marketing digital pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Deixe aqui o seu comentário.