Desenvolvimento de site institucional: conheça nossa metodologia

Saiba como a metodologia exclusiva da Crux para desenvolvimento de site institucional pode ajudar sua empresa a melhorar a presença digital e conquistar mais oportunidades de venda para o seu negócio.
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desenvolvimento de site institucional

Você quer criar um site incrível e funcional para a sua empresa, que ajude seu negócio a prosperar? A Crux é uma agência especializada em Marketing Digital e uma de nossas forças está  no desenvolvimento de site institucional. Temos uma metodologia própria e cuidamos dos mínimos detalhes para garantir o melhor desempenho possível, já que um bom site interfere diretamente nos resultados gerais das ações de Marketing Digital.

Antes de começar a entender o passo a passo que seguimos para construir um site, entretanto, vale saber que sites institucionais possuem uma “pegada” diferente de outras categorias. O motivo disso é que, além de ele ser uma vitrine para apresentar sua empresa, marca, produtos e/ou serviços, o site institucional utiliza algumas técnicas de Marketing Digital específicas, que são diferentes das técnicas de e-commerce ou portais de conteúdo, por exemplo.

A metodologia da Crux tem como objetivo buscar fazer com que o site institucional conquiste um melhor posicionamento nos resultados de busca do Google, atraia mais usuários organicamente, e gerar mais oportunidades de venda para o seu negócio. 

Saiba mais sobre o nosso processo e entenda como esses objetivos podem ser alcançados a seguir!

1. Desenvolvimento de site institucional: planejamento

O que é preciso saber antes de começar?

O desenvolvimento de site institucional é uma tarefa que demanda uma série de conhecimentos específicos prévios. A primeira coisa que você precisa saber é que o objetivo do site institucional, além de apresentar a empresa, seus produtos e serviços, é estimular os usuários a converterem, ou seja, realizarem uma ação específica dentro do seu site. Por exemplo:

  • enviar dados para receber newsletter;
  • preencher um formulário de contato ou de orçamento;
  • clicar em um botão que o encaminhe para um chat;
  • direcionar o usuário para uma Landing Page;
  • baixar um material rico;
  • permanecer mais tempo navegando, clicando em várias páginas.

No momento de planejar a estrutura do site, é importante levar esses objetivos em consideração. Na metodologia da Crux, o primeiro passo é estabelecer a estrutura das páginas e o objetivo específico de cada uma delas. Ou seja, pensamos sobre qual é a ação final a qual o conteúdo da página irá conduzir.

Com esse objetivo estabelecido, utilizamos técnicas específicas para determinar a palavra-chave e conteúdo de cada página. A principal delas é o SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca), uma série de práticas que ajuda as páginas do seu site a ranquear melhor nos resultados de pesquisa em mecanismo de busca, como o Google. 

Como escolher a palavra-chave?

A palavra-chave é o termo que os usuários usam para pesquisar um tema em mecanismos como o Google. Quando você estabelece a palavra-chave de uma página do seu site, está ajudando mecanismos de busca a indexarem e encontrarem sua página no momento em que os usuários fizerem uma busca.

Ao iniciar o desenvolvimento de site institucional, a escolha da palavra-chave precisa ser extremamente estratégica para contribuir com o SEO. É preciso avaliar o nível de concorrência dela, ou seja, quantas outras páginas já a utilizam, e também seu volume de busca, para medir o nível de interesse dos usuários. A palavra-chave deve se relacionar com o seu negócio e, na hora de produzir o conteúdo, é preciso utilizá-la nos textos, como vamos falar a seguir.

Nós fazemos essa seleção com base no conhecimento teórico e empírico adquirido em nossos anos de atuação e experiência no Marketing Digital. Aliado a isso, sempre contamos com a expertise, feeling e insights apontados pela própria empresa. 

Ao que se atentar ao planejar o conteúdo?

Uma vez que a palavra-chave for selecionada, é hora de elaborar o conteúdo textual da página. É importante que você saiba que o Google e demais mecanismos de busca valorizam extremamente a qualidade do conteúdo de uma página, e dão prioridade às páginas que apontam os melhores índices nesse quesito. 

As formas de o Google “medir” essa qualidade são muitas. Para que o seu site seja “bem pontuado”, novamente, as práticas SEO devem entrar em jogo. Veja alguns exemplos de boas práticas de SEO aplicáveis ao conteúdo textual:

  • usar a palavra-chave diversas vezes no conteúdo, de forma orgânica, para conquistar uma boa densidade;
  • usar tags de cabeçalho na formatação do texto, dividindo o conteúdo em subtítulos;
  • evitar blocos grandes de texto;
  • quando possível, incluir listas em tópicos.

Essas práticas são importante para o SEO porque auxiliam na legibilidade do conteúdo e tornam a experiência do usuário mais agradável.  Ao realizar o desenvolvimento de site institucional, levamos em conta que o objetivo do Google (e dos demais mecanismos de busca) é oferecer a melhor experiência aos usuários. Sendo assim, buscamos garantir essas características para auxiliar em um melhor ranqueamento da página nos resultados de busca. 

Quais as principais páginas de um site institucional?

  • Página inicial: inclui dados institucionais, diferenciais da empresa, depoimentos de clientes, etc. Basicamente, deve causar uma boa primeira impressão.
  • Sobre/Quem somos: conta mais sobre a história, conceitos, conquistas da empresa e pode apresentar os membros de sua equipe ou estrutura. Deve mostrar a procedência da empresa, respaldar seu knowhow e contribuir para transmitir mais confiança.
  • Serviços/Produtos: a página de apresentação de serviços e produtos pode variar muito de um negócio para outro e precisa ser pensada de maneira customizada. Dependendo do negócio, vale a pena ter uma página específica para cada serviço ou produto.
  • Blog/Artigos/Notícias: cumpre o objetivo de fornecer atualizações e informações aos usuários, apresentando novidades, tirando dúvidas e educando-os. Pode-se investir na produção de conteúdo como parte de estratégias de Marketing de Conteúdo e Funil de Vendas. Além disso, as postagens vão ajudar a trabalhar um leque maior de palavras-chave em seu site, contribuindo para melhorar o rankeamento orgânico nos mecanismos de busca.
  • Contato: deve conter o endereço e todas as informações de contato da empresa.

2. Desenvolvimento de site institucional: execução

Consonância com a identidade visual

A Crux é uma empresa de Marketing Digital completa. Temos larga experiência no desenvolvimento de logotipo e identidade visual para empresas e profissionais liberais. Temos uma visão criativa, experiente e técnica de design, e sabemos a importância de respeitar a identidade de uma marca. 

Conduzimos o desenvolvimento de site institucional tomando cuidado para que a estética do site transmita a essência e conceitos intrínsecos na marca. Além disso, claro, prezamos pelo correto uso da identidade visual. 

Layout e design responsivo

Como já apontamos anteriormente, os mecanismos de busca priorizam ao máximo páginas que oferecem uma boa UX (User Experience ou experiência do usuário). Por isso, o desenvolvimento de um site institucional deve ser feito com esse cuidado e optar por layouts leves, que favoreçam a navegação e que sejam responsivos.

A responsividade permite que o site carregue mais rápido sem perder a funcionalidade. Afinal, raramente um usuário hoje vai estar disposto a esperar mais do que alguns segundos para uma página carregar. Se houver essa demora, o mais provável é que ele desista e vá procurar soluções em outro lugar. Portanto, em nossa metodologia, prezamos por estabelecer um layout leve e atrativo para o usuário. Desta forma, tem mais chances de o interessado não apenas acessar o site, mas se manter nele e navegar por ele.

O design responsivo um dos protagonistas quando se fala de UX. Um site com design responsivo é aquele que se adapta a qualquer resolução de tela, incluindo não apenas computadores, mas também dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Dispositivos móveis são utilizados com enorme frequência na atualidade para fazer pesquisas e encontrar produtos e serviços. Por isso, o Google leva isso totalmente em consideração ao ranquear resultados de busca.

SEO 

Já falamos sobre técnicas de SEO na etapa de planejamento. Entretanto, há práticas que são indispensáveis para um bom desempenho e que são realizadas no momento efetivo do desenvolvimento de site institucional.

Algumas práticas que consideramos indispensáveis são relacionadas ao código HTML. Veja algumas:

  • o uso de URLs amigáveis, ou seja, curtas, com poucas palavras;
  • nomeação de arquivos com uso da palavra-chave;
  • determinação do snippet (resumo do tema de uma página que aparece entre seu título e sua URL em um resultado de busca do Google).

Confira este conteúdo específico sobre o que é e como melhorar o SEO do seu site.

3. Desenvolvimento de site institucional: publicação

Como funciona a indexação do site?

Se lembra que, nos tópicos anteriores, falamos sobre como a palavra-chave ajuda o Google e outros mecanismos de busca a indexarem e encontrarem sua página? Agora você irá entender um pouco mais sobre como funciona a indexação do site no Google.

Ao realizar o desenvolvimento de site institucional, a Crux faz um trabalho de integração dele com o Google, que é o buscador mais usado. Isso é necessário porque, para que um site seja exibido na lista de resultados do Google, ele passa por três passos:

  1. Rastreamento: nessa etapa, o Googlebot, um robô de rastreamento do Google, encontra, visita e rastreia as páginas recém-criadas.
  2. Indexação: quando o rastreamento chega ao fim, o Googlebot processa as páginas compilando-as em um índice com as palavras encontradas, além de processar também os atributos, tags, títulos, subtítulos, etc (detalhes que citamos como boas práticas de SEO).
  3. Publicações de resultados: quando um usuário faz uma busca com tema da sua página, se Google julgar que ela está entre as mais relevantes, mostra ela como um dos primeiros resultados de busca.

De todas as centenas de fatores avaliados pelo Google no momento da publicação de resultados, os mais importantes aos quais você deve se atentar são os relacionados à qualidade do conteúdo. Por isso, é extremamente importante dar o máximo de atenção ao criá-lo se quiser conquistar as primeiras posições nos resultados de busca. Como já disse Bill Gates, “conteúdo é rei”.

Quais ferramentas auxiliares utilizar?

Para garantir um resultado eficaz e um bom desempenho dos sites que desenvolvemos, nós fazemos o cadastro do site no Google Search Console. Essa ferramenta mostra como o Google vê o seu site, oferece relatórios e funcionalidades que te permitem analisar o tráfego do site e conferir seu desempenho. As práticas de SEO, sobre as quais comentamos diversas vezes, são as principais responsáveis por melhorar esse desempenho. Para utilizar o Google Search Console, criamos uma conta na ferramenta, que fornece um código de rastreamento o qual deve ser inserido no site.

Além disso, nós também fazemos a integração com o Google Analytics. Diferente do Google Search Console, esta ferramenta serve para analisar e monitorar o comportamento dos usuários em seu site. Ele fornece informações como o perfil de usuários que acessam o site, as páginas mais acessadas, as conversões, etc.

Ambas as ferramentas são importantíssimas para acompanhar o desempenho do site e detectar oportunidades de melhoria tanto no site quanto na própria estratégia estabelecida para ele.


Agora você conheceu a metodologia da Crux para desenvolvimento de site institucional e sabe que os nossos serviços são completos e eficazes. Quer contratar serviços de criação de sites com a segurança de que o resultado terá o melhor potencial para gerar mais oportunidades de venda para o seu negócio? Entre em contato conosco agora mesmo!