Escolher o nome é um dos primeiros desafios de quem quer empreender. Essa etapa requer pesquisa, criatividade e atenção especial em relação à facilidade de escrita e pronúncia. Afinal, todo mundo quer ser facilmente lembrado e encontrado em uma busca na internet, não quer?
Para ajudar vocês nesse desafio, listamos alguns passos importantes. E lembre-se: se precisar de ajuda, conte conosco.
1. Sistematize sua ideia
Nós, agências, chamamos essa etapa de “briefing”; trata-se de um relatório construído a partir de uma conversa ou entrevista com o cliente. Nele, há um resumo do negócio: a ideia, intenções, objetivos, público, características, conceitos a serem transmitidos. Isso ajuda muito a entender as características da empresa que está nascendo.
Então, a primeira dica é: faça um briefing! Essa sistematização vai ajudar a deixar as ideias ainda mais claras e facilitar na escolha do nome e até no desenvolvimento da marca. Algumas perguntas que podem ajudar:
- O que é o seu negócio?
- Pra que serve (qual o problema ou demanda de mercado ele visa resolver ou atender)?
- Para quem você pretende vender?
- Qual a relevância do seu produto ou serviço para o público?
- Como você quer ser visto / percebido pelo mercado? Quais os conceitos ou valores deseja transmitir (moderno vs tradicional, flexível vs rígido, etc)
- Quais as palavras e conceitos se relacionam melhor com o negócio?
2. Promova brainstorming
Com o briefing em mãos, deixe o pensamento fluir e liste os nomes, conceitos e palavras que vierem à mente. Isso vai ajudar você a ter um insight legal ou mesmo a escolher o nome. Se outras pessoas puderem ajudar, melhor ainda. Duas cabeças pensam melhor que uma.
3. Pesquise o mercado
Estude o mercado; pesquise sobre os concorrentes numa perspectiva mercadológica, e não técnica. Avalie os nomes, como as empresas se posicionam, os conceitos que transmitem com suas marcas e identidades visuais. A partir daí, você vai eliminar alguns nomes e conceitos listados na etapa de brainstorm.
4. Faça pesquisa do nome
Verifique se já existem outras empresas ou negócios com o mesmo nome e se o domínio está disponível (https://registro.br/). Isso também vai ajudar você a eliminar ideias e nomes listados na fase de brainstorm.
Lembre-se: escolher um bom nome é apenas o primeiro passo! A identidade visual é a etapa seguinte; precisa estar de acordo com o nome e o representar simbolicamente.
Depois, é hora de dar início às estratégias de ações de Marketing. É a partir daí que sua empresa ganha repercussão e visibilidade.
Precisa de ajuda? Conte com a Crux!