Quer manter o seu negócio ileso em meio à crise? Entenda como o Marketing de Conteúdo te permite reter clientes e atrair leads qualificados!
Uma das primeiras atitudes que muitos gestores e diretores de empresas tomam quando a crise bate na porta é reduzir as verbas de publicidade. Em tempos de instabilidade política e econômica, nenhuma empresa quer arriscar a fazer grandes investimentos e perder dinheiro. Portanto, é o momento de se fazer escolhas inteligentes, e apostar no Marketing de Conteúdo é uma delas!
Otimizar os investimentos em marketing é, na verdade, a melhor estratégia para que você não sofra queda na receita, principalmente em tempos de crise. Afinal, “quem não é visto, não é lembrado”! Se manter em evidência no mercado é importante para reter os atuais clientes e atrair um público qualificado para fechar negócio. Mas como fazer isso?
Rever as estratégias de marketing e divulgação, repensar ações e redefinir os investimentos de forma estratégica são as atitudes mais indicadas. Por esse motivo, fique ligado a seguir, conheça o Marketing de Conteúdo e entenda como utilizar essa estratégia torna seus investimentos mais efetivos e auxilia o seu negócio a se estabilizar na crise!
O que é Marketing Digital?
Antes de entender o que é Marketing de Conteúdo, é indispensável que você esteja familiarizado com as premissas do Marketing Digital. Ele é estratégia que ganha cada vez mais espaço no mundo corporativo atualmente. Afinal, as pessoas estão efetivamente presentes na internet, conectadas umas às outras e às organizações. Então por que não aproveitar esse espaço para transmitir sua mensagem pro público?
O Marketing Digital tem a capacidade de trazer bons resultados de forma altamente otimizada. Ele oferece grande alcance, abrangência e é vantajoso por poder ser realizado com baixo investimento quando comparado ao Marketing tradicional. Existem várias ferramentas que são utilizadas para colocar uma estratégia de marketing digital em prática:
- mídias sociais;
- blog;
- email marketing;
- SEO;
- anúncios pagos;
- impulsionamento de publicações;
- landing pages.
Cada uma dessas ferramentas de Marketing Digital visa atingir um objetivo. As mídias sociais, por exemplo, são usadas para estreitar o relacionamento com clientes. Entretanto, o erro de muitos gestores é isolar e usar separadamente cada uma delas, deixando a estratégia dispersa e fazendo com que ela perca força. Sem integrar todos os canais, você pode acabar jogando dinheiro fora.
Os recursos do Marketing Digital são uma excelente alternativa quando utilizados de forma profissionalizada. Eles te permitem atingir desde pequenos nichos de mercado até um grande público sem gastar rios de dinheiro.
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo tem se apresentado como a solução mais recente e, talvez, mais eficaz para as empresas no “momento de marketing” atual. Ele engloba e unifica todas essas ferramentas do marketing digital citadas anteriormente, fazendo com que todos os seus canais se mantenham integrados e direcionados por uma única estratégia, que é focada no conteúdo.
Imagine que você quer comprar um produto de maior valor agregado ou contratar um serviço. Mesmo que, no momento da compra, você vá até um estabelecimento comercial, você provavelmente faz antes algumas buscas no Google, comparando preços, marcas e atributos. Essas informações são essenciais para ajudar você a fazer um bom negócio. E é o que a maioria das pessoas faz, certo?
Então agora imagine o consumidor fazendo isso: pesquisando sobre os produtos ou serviços que a sua empresa comercializa. Sem dúvidas, você gostaria de ser consultado também. Afinal, desta forma, sua empresa poderia aparecer nos resultados da busca e que teria a oportunidade de fornecer ao consumidor as informações necessárias para ajudá-lo a tomar a decisão de compra a seu favor.
É por esse motivo que o Marketing de Conteúdo tem ganhado tanta importância como estratégia de Marketing Digital. Você oferece informações relevantes para as pessoas sobre aspectos que se relacionam com seus negócios, engaja seu público, estreita laços com ele e vai ganhando reputação online. O consumidor torna-se fã da marca antes mesmo de se tornar cliente. E quando chegar a hora de o seu potencial cliente tomar a decisão de compra, sua empresa terá alto potencial para ser escolhida.
O que é primordial ao produzir conteúdo para a web?
A pergunta que não quer calar quando o assunto é produção de conteúdo é: “como faço para me destacar no meio de tantas empresas e tanto barulho?”. A primeira coisa que você deve ter em mente é que a qualidade do conteúdo é um dos fatores fundamentais que vai te colocar em posição de relevância. Tanto aos olhos dos seus seguidores, leads e clientes, que precisam de fontes confiáveis para se informar, quanto aos dos mecanismos de pesquisa.
Nas pesquisas no Google, por exemplo, os resultados são apresentados com base na compatibilidade da pesquisa do usuário com o conteúdo da página e na confiabilidade do site. Portanto, o que sua empresa publica e compartilha interfere diretamente na quantidade de pessoas que a encontrarão na imensidão da web.
Quer que a sua empresa seja encontrada pelas pessoas no meio digital? O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa que permite atraí-las, engaja-las, se relacionar com elas, conferir autoridade à sua marca e alavancar as suas vendas. Por esse motivo, você deve investir em um conteúdo original, de alta qualidade e bem segmentado.
Por que investir em Marketing de Conteúdo?
Atrair e cativar a audiência
O conteúdo serve de munição para suas armas, ou seja, para os canais utilizados na sua estratégia. Quanto mais relevante, informativo, educativo, esclarecedor e pertinente ele for para o público, mais as pessoas vão se interessar em seguir sua página nas redes sociais, acessar o seu blog, receber a sua newsletter, etc.
Fidelizar seguidores, leads e clientes
Com conteúdo de qualidade, você pode não só trabalhar as dúvidas, mas também reverter possíveis críticas e rejeições dos consumidores. Além disso, o conteúdo permite estabelecer um relacionamento duradouro com o público. Afinal, é bem possível que os usuários voltem a procurar seu site quando tiverem outros questionamentos; ou mais: podem indicá-lo para os amigos ou rede de contatos. E todos nós sabemos o valor de uma indicação!
Segundo o site Marketing de Conteúdo, “em tempos de crise, retenção de clientes é a palavra de ordem, já que conquistar é mais que um desafio. Então, se está difícil para sua empresa, está difícil para o bolso do seu cliente também. Veja-o como um parceiro e esteja sempre por perto, atualizando-o com novidades do segmento ou do seu negócio e ajudando-o em problemas que você pode dar a resposta, pois tem autoridade no assunto”.
Estabelecer sua marca como uma autoridade
Compartilhamento de conteúdo de terceiros pode ajudar na atração de usuários, mas não na construção e consolidação da sua empresa como referência em seu ramo de atuação. A produção de conteúdo próprio e qualificado é a única capaz de fazer sua empresa se destacar. Afinal, para ser autoridade em um assunto é ter preciso conhecimento. E você só demonstra ter conhecimento quando produz conteúdo original.
É com essa estratégia que você irá fixar o nome de sua marca na cabeça de clientes e leads. Assim, eles se lembrarão primeiro de você quando quiserem comprar um produto ou serviço que sua empresa oferece!
Além disso, vale lembrar que os usuários compartilham apenas aquilo que consideram interessante. A maior recompensa que sua empresa pode obter das mídias digitais e sociais é a valorização e divulgação espontânea do conteúdo que sua empresa produz.
Quais são as técnicas do Marketing de Conteúdo?
SEO (Search Engine Optimization)
O SEO, ou “otimização para mecanismos de busca”, se trata de um conjunto de práticas que objetivam ajudar os mecanismos de busca a indexarem e encontrarem seu site/blog no momento da busca. Essa prática aumenta muito as chances de a sua marca aparecer para os usuários entre os primeiros resultados quando realizam uma pesquisa em um mecanismo como o Google.
Isso é importante porque quando alguém procurar informações sobre um assunto sobre o qual você aborda, você terá mais chances de puxar o consumidor para sua plataforma e, então, estreitar o funil de vendas, gerar confiança e… conversões!
O uso de palavras-chave específicas é uma das principais práticas necessárias para realizar um bom SEO. Um conteúdo bem elaborado otimiza sua estratégia de SEO utilizando essas palavras da maneira adequada. Mas, atenção: não basta apenas colocar palavras chave no conteúdo, é preciso inseri-las na formatação do código de HTML. Se quiser investir em links patrocinados, melhor ainda! Porém, pagar os anúncios do Google sem uma boa estrutura de SEO e conteúdo relevante também é jogar dinheiro fora.
Storytelling
Uma das estratégias mais humanizadas, indicadas e efetivas para atrair pessoas por meio de conteúdo é saber contar histórias. Construa enredos fictícios ou reais com o conteúdo que quer transmitir, para ajudar as pessoas a se identificarem com a sua marca. Se tiver uma pegada emocional, melhor ainda. “As pessoas se ligam às marcas por empatia e identificação, não apenas pelas características do bem de consumo”.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing nada mais é do que o marketing de atração. Ele consiste em possibilitar que o seu conteúdo, site, produto ou serviço seja encontrado pelas pessoas de forma mais orgânica. Para isso, a estratégia possui meios de entregar algo que o usuário quer no momento exato em que ele precisa. Ou seja, diferente do marketing tradicional, ele não é invasivo e interruptivo.
O Inbound possibilita que o público encontre sua marca organicamente, estreita laços e ainda abre portas para que você ganhe permissão para interagir com ele. Isso gera fluxo para seu site, aumenta o número de leads e também suas chances de fechar negócios.
Como mandar bem na produção de conteúdo?
1. Estabeleça objetivos e metas
Antes de produzir um conteúdo para a web, é indispensável saber qual é o objetivo dele. Existem diversos propósitos que podem ser visados, e especificar isso vai guiar a forma como o conteúdo vai ser construído. Veja alguns exemplos:
- fortalecer a marca enquanto autoridade;
- gerar engajamento e se relacionar com a audiência;
- fidelizar clientes;
- solucionar dúvidas;
- educar o mercado;
- promover o site;
- conquistar mais seguidores;
- aumentar as vendas de um produto;
- gerar leads;
- “viralizar” uma ideia.
2. Crie uma buyer persona
Conhecer o seu público-alvo torna mais fácil saber qual é a linguagem, o tipo de abordagem ideais para produzir um conteúdo. Ela pode ser mais descontraída, mais conservadora, mais direta, mais focada em storytelling, etc. Porém, saber qual é o perfil desse público alvo pode não ser o suficiente, afinal, esse é bastante abrangente.
Para conseguir conversar com as pessoas por meio do conteúdo e encorajá-la a engajar com ele você precisa criar uma persona que represente o seu cliente ideal. Esse perfil deve ser baseado em informações de clientes reais, para que a sua estratégia seja mais certeira, efetiva e para que o conteúdo seja disponibilizado nos canais certos, nos quais os seus potenciais clientes estarão presentes, de fato.
3. Crie uma brand persona
Você já percebeu como grande marcas, como a Netflix, interagem com seus seguidores nas diversas mídias sociais? É como se o perfil da marca fosse uma pessoa com uma personalidade própria, que está de prontidão para demonstrar os valores da marca ao responder cada comentário.
A brand persona consiste exatamente nisso, em humanizar a sua marca fazendo com que ela soe como alguém é que “gente como a gente”. A criação dela envolve não só os conceitos e valores próprios da marca, mas também a própria buyer persona, com quem a brand persona irá interagir. Utilizar esse perfil é uma forma de destacar a individualidade da sua marca e uniformizar toda a linguagem que será utilizada na comunicação da sua empresa, e na estratégia de Marketing de Conteúdo.
4. Faça um planejamento de conteúdo
Como você viu, uma estratégia de Marketing de Conteúdo ideal é baseada em integrar todos os canais, certo? Para concretizar isso, é indispensável planejar o conteúdo pensando de forma holística, para que todas as ações cumpram os objetivos estabelecidos.
5. Selecione adequadamente os canais
Selecione e priorize os canais e ferramentas levando em consideração as características da sua buyer persona. Afinal, não adianta marcar presença no Instagram se o seu target está no LinkedIn, não é mesmo? Além disso, se você vai escrever em seu site ou blog, produzir vídeos ou postar nas redes sociais, entenda a ferramenta escolhida, estude-a e aproveite ao máximo o que ela pode oferecer.
6. Se relacione com a audiência
O Marketing de Conteúdo e, principalmente, as mídia sociais são vias de mão dupla: você não apenas transmite o conteúdo, mas também deve estar aberto para se relacionar com os consumidores, receber feedback (mesmo que negativo) e sempre respondê-lo. Sempre! Tenha em mente que mesmo um crítico pode se tornar um defensor da sua marca se for bem respondido.
7. Faça benchmarking
Pesquise o que seu concorrente está fazendo para estar sempre um passo à frente. Saiba exatamente quais são os pontos fortes que representam diferenciais e possam aumentar sua competitividade. Aproveite essa análise para reconhecer também os aspectos que precisam de aprimoramento e busque sempre a inovação.
8. Monitore
Uma das principais vantagens do Marketing Digital é a facilidade para monitorar e avaliar as ações. Então, use e abuse disso! Analise as métricas das ações para não correr o risco de seguir por um caminho errado. Quanto mais rápido descobrir um erro ou problema, mais fácil será para alinhar. Monitorando, é possível entender o efeito que seu conteúdo está gerando no comportamento dos usuários e no relacionamento do consumidor com a marca.
9. Aposte no funil de vendas
O funil de vendas é uma ferramenta criada para auxiliar a estratégia de Marketing Digital e de Marketing de Conteúdo. Ele é dividido em três etapas, e cada uma delas representa um momento da jornada do consumidor. Ou seja, ele te ajuda a entender cada passo dessa pessoa até que ela tome uma decisão de compra, o que te permite criar conteúdos e outras abordagens específicas para cada um desses momentos.
O funil de vendas é uma tendência muito forte de Marketing Digital, e faz toda a diferença para o sucesso da sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Quer entender como ele funciona? Confira agora mesmo esse post sobre como estruturar um funil de vendas campeão!