Abrir um novo negócio requer muita coragem e consciência do empreendedor. É fundamental saber se você tem realmente chances de cativar o público pretendido com os diferenciais do serviço ou produto que serão oferecidos.
Mas eis que durante esse processo de criação e desenvolvimento, uma dúvida costuma surgir na cabeça: como começar a divulgar a minha empresa? Tal questionamento é fundamental, pois, para que o seu negócio dê certo, é necessário juntar uma boa ideia, planejamento estratégico e um excelente plano de comunicação.
É com a missão de responder essa pergunta que preparamos o post de hoje para você. Continue lendo e veja dicas de comunicação muito importantes para começar um negócio!
Conheça seu público
O primeiro passo para uma excelente estratégia de comunicação é de graça: refine seu público-alvo. Você pode fazer isso pesquisando sobre o comportamento, criando personas — ou seja, descrições detalhadas do seu cliente ideal — e observando quem interage com a sua marca. Esse é o pulo do gato! Quanto mais informações, mais chances da sua estratégia de captação dos clientes dar certo!
Crie uma identidade para sua empresa
Esqueça aquela antiga ideia de que comunicação em empresas resume-se a fazer propagandas e divulgar produtos ou serviços: na verdade, é muito mais. Depois de conhecer bem seu público, pense nos valores que você deseja agregar à sua marca ao começar um negócio. Colaboracionismo, criatividade, informalidade, sustentabilidade — há uma gama de valores que você pode explorar.
Contudo, não pense apenas em “causas da moda”. Pense a longo prazo e em coisas em que você e o seus potenciais clientes acreditem. Tendo feito isso, o próximo passo é inserir o valor na empresa. Você pode reforçá-lo no atendimento aos clientes, na linguagem, no site, no e-mail. O que importa é que o público e o mercado relacionem o seu empreendimento com essas ideias. E isso é pura comunicação!
Construa um site responsivo
Sim, o seu negócio precisa de um site, mas não pode ser um site qualquer. Ele precisa ser flexível e funcionar tanto em um computador tradicional quanto num smartphone ou tablet de última geração. Isso é tão importante que existe um nome para esse tipo de site: responsivo.
Sites responsivos são aqueles que “respondem” bem a qualquer plataforma, mantendo um design moderno, funcional e agradável ao cliente. Além de deixar a experiência do usuário melhor independentemente do dispositivo que ele usar para acessar sua página, seu site ainda tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados do Google, pois o buscador leva isso em consideração ao decidir a ordem dos resultados.
Seja direto, mas personalize o máximo possível
Seu potencial cliente recebe uma tonelada de e-mails de marketing e similares por dia. Então, faça textos convidativos de forma breve e sucinta, ao mesmo tempo em que personaliza o atendimento a cada cliente. Cumprimente-os pelos nomes, envie mensagens com os produtos mais procurados por ele e faça um contato mais pessoal uma vez por mês, caso a estratégia esteja dando resultados.
Faça uso das redes sociais
Que tal montar um perfil numa rede social apenas para o seu negócio? Você não precisa se preocupar em divulgar produtos ou serviços que já constam no site — em vez disso, use-as para promover interações com o público. Crie enquetes, fale sobre assuntos do momento, divulgue conteúdo inédito e exclusivo — e de boa qualidade, por favor!
A comunicação é crucial para o primeiro contato do cliente e do mercado com a sua empresa. Por isso, ela é tão importante quanto os gastos com pessoal e infraestrutura no começo da vida do seu negócio, e não deve ser vista como um custo extra, mas sim como um investimento — que dá um excelente retorno!
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