SEO Negativo: como pode afetar minha empresa e quais cuidados tomar?

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Já foram criadas diversas estratégias boas e que ajudam sites a crescerem e construírem a sua autoridade de maneira organizada e ética. Porém também existem meios como o SEO negativo, que vão contra tudo de bom que é pregado na internet. 

O SEO negativo é um conjunto de estratégias que as pessoas usam para construir a sua autoridade de maneira mais rápida no Google. Entretanto, para isso, elas utilizam meios “ilegais”, achando que os mecanismos de busca não irão perceber. 

Porém, os algoritmos do Google estão cada vez mais inteligentes. Isso significa que está cada vez mais difícil tentar esconder dos robôs da plataforma estratégias errôneas como essas. 

Hoje, iremos falar sobre algumas dessas atitudes e como os sites que as utilizam podem ser gravemente punidos. Além disso, daremos dicas para que você evite e passe bem longe desse tipo de estratégia. 

Principais estratégias de SEO negativo 

Assim como na vida real, no universo digital existem diversas pessoas de má índole que se aproveitam de outras para chegar aonde desejam mais rápido, e para isso, utilizam meios como: 

Plágio

O plágio não é um simples erro, mas um crime; infelizmente, muitas pessoas acabam sendo adeptas a essa prática, achando que ninguém percebe a cópia e que pode produzir um conteúdo apenas copiando o do colega. 

Isso acontece muito com quem utiliza o marketing de conteúdo como principal estratégia de divulgação e produz textos exclusivos para seus blogs ou redes sociais: pessoas de má fé podem acabar copiando o conteúdo sem dar os créditos a quem o produziu. 

Porém, este é um erro que está sendo captado de maneira mais rápida e fácil pelo algoritmo do Google. Além de ter o seu conteúdo excluído, o site pode ser banido da plataforma e a marca pode até sofrer um processo por este crime. 

Links desconexos 

É normal que muitas pessoas utilizem o link building, que é uma estratégia de SEO focada na troca de links entre sites,para que ambos conquistem maior relevância e tráfego para suas marcas; é uma estratégia tão eficaz quanto Twitter Ads e outras. 

Diversas pessoas pensam que quanto mais links estiverem inseridos em seus conteúdos, melhor será. Mas, isso pode acarretar sérios problemas para o site, porque a qualidade desses links é muito mais importante do que a quantidade deles.

Imagine que você esteja lendo um artigo sobre saúde bucal, clica em um link que surgiu no meio do conteúdo e vai parar em uma loja chinesa que vende produtos para casa. Isto é algo completamente diferente daquilo que você estava lendo. 

Essa também é uma falha quando o assunto é construir autoridade e fazer uma boa estratégia de SEO. Esses erros colocam em perigo a sua marca e tudo o que você construiu até agora. 

Sites sem certificado de segurança 

Atualmente, existe um grande problema em torno da internet em relação ao vazamento de dados e hackeamento em sites e blogs, que podem afetar tanto a marca quanto as pessoas que os acessam. 

Por isso, é preciso que o site possua um certificado de segurança. Ele protege o domínio de vírus e de pessoas de má índole que possam tentar invadir o seu domínio para fazer algo ruim com você ou seus leitores. 

Para saber se o seu site possui ou não um certificado de segurança, basta olhar para o cadeado que se encontra no canto superior esquerdo da tela do seu computador. Se ele estiver fechado, é porque o seu site já possui o certificado de segurança. 

O certificado de segurança é extremamente importante para proteger o seu negócio, os seus clientes, leitores e garantir a eficácia e sucesso de estratégias como o inbound marketing que podem ser usadas lá. 

Como evitar esses erros? 

Evitar que que isso aconteça não é tão difícil assim, basta se atentar a alguns pontos bem importantes como:

  • Aceitar apenas links coerentes com seu nicho;
  • Produzir e aceitar apenas conteúdos exclusivos;
  • Aceitar sites e links seguros;
  • Fazer parcerias com sites e blogs de qualidade;
  • Utilizar plataformas confiáveis para produzir e postar seus conteúdos;
  • Verificar a velocidade do seu site;
  • Realizar auditorias de backlinks constantemente. 

Assim como diversas outras áreas, o marketing também exige muito cuidado e profissionalismo para que todos os que trabalham com ele sejam beneficiados e não passem por situações constrangedoras ou perigosas. 

Portanto, com essas dicas é possível evitar os erros que apontamos e usar as estratégias de SEO a favor da sua empresa e construir um negócio de sucesso e autoridade dentro do mercado. 

Com esta leitura, você compreendeu a importância do correto uso de estratégias de SEO para que elas trabalhem a favor do seu negócio. Compreendeu também os malefícios do uso do SEO negativo e como evitá-lo. Continue se informando sobre as melhores estratégias de Marketing de Conteúdo.Confira este artigo sobre a importância do blog corporativo para o Marketing Digital.