Do ponto de vista psicológico, as cores afetam a emoção e a razão. Conheça o que há por trás do significado das cores e veja se corresponde ao que você pretende para sua identidade visual.
Com certeza você já conferiu diversos conceitos superficiais sobre o significado das cores ao fazer uma pesquisa na internet, certo? Porém, as sensações que cada uma transmite realmente tem relação comprovada com aspectos psicológicos. Pode ter certeza, esse fato faz bastante diferença na percepção dos clientes sobre sua identidade visual!
Esse conteúdo está embasado nas teorias da especialista no assunto, Eva Heller, apresentadas em seu livro “A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão”. Essa obra foi uma dentre diversas outras realizadas pela autora sobre este tema, mas se destaca por ter se tornado um clássico sobre o tema.
Em seu livro, Heller comenta que “quando associamos sentimentos a cores, pensamos em contextos muito mais amplos”. Será que você sabe quais são? Está na hora de conhecer quais foram os principais contextos apontados nesse estudo sobre cada uma das cores. Veja a seguir!
Significado das cores: azul
Integridade
Azul é a cor do céu, algo que observamos diariamente, constantemente e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas. Por esses motivos, somos levados a contextualizá-lo como algo imutável e eterno. Ou seja, algo incorruptível em que se pode confiar.
Grandiosidade
Você já analisou que, em geral, representamos a água e o ar como azuis? Esses elementos, na verdade, são transparentes. Porém, essa nossa concepção não chega a estar errada. Observe que, quanto mais fundo um lago, mais azul a água parece ser, assim como a água é vista em azul nas fotos do planeta Terra, não é mesmo?
A autora, Heller, explicar que “quanto mais graduações de tom de azul estiverem à vista, maior a impressão de distância e de infinito”. Por isso o céu é sempre representado com um tom mais escuro de azul em cima em pinturas.
Ou seja, o azul é gerado pela reprodução infinita dos materiais transparentes. Por isso, é a cor das dimensões ilimitadas e dá sensação de profundidade e grandiosidade.
Racionalidade
Por mais que saibamos que gelo e neve são brancos, é a sua cintilação azulada que faz com que ambos pareçam ainda mais gélidos. É esse tipo de associação que torna o azul uma cor fria. Em consequência, a nível psicológico, ele é a cor que nos remete ao uso da racionalidade, por representar a necessidade do uso da “fria razão”.
Significado das cores: vermelho
Agitação
Um dos primeiros contextos conectados ao vermelho é o sangue. O vermelho nos lembra dos momentos em há alteração da pulsação sanguínea ou aumento do fluxo do sangue em nosso coração. Até por isso utilizamos expressões como “o sangue sobe à cabeça” e “estar com sangue nos olhos” quando vivenciamos sensações extremas, como o ódio.
Também ficamos vermelhos, ruborizados, quando experienciamos vergonha, irritação, excitação e paixão. Por isso, o vermelho é uma cor que nos deixa inquietos. Ao mesmo tempo, essa associação com o sangue remete também à energia vital e à força, reafirmando a capacidade dessa cor de incitar dinamismo e estímulo.
Calor
Ainda tratando da associação do vermelho com o fluxo sanguíneo, é inevitável relacionar esse fato com a sensação de calor. Ao experimentamos as sensações de agitação, é normal que se sintamos calor. Fazemos essa associação com tanta facilidade que próprio sentimento de amor e ódio são relacionados a fervor.
Além disso, vermelho também nos remete ao fogo. Isso acontece porque ele traz um efeito semelhante, ele aquece em demasia.
Alerta
O vermelho também é conhecido por ser chamativo e se destacar. Por vezes, o excesso dele ou sua supersaturação são incômodos. Lembre-se, por exemplo, de peças de publicidade com palavras e setas em vermelho, com o objetivos de serem mais incisivas.
Graças a essa capacidade de alerta, é natural também associarmos essa cor com o conceito de proibição, correção e controle. Nosso dia a dia está repleto de exemplos. Semáforos, placas e avisos de proibição utilizados no meio urbano muitas vezes tem contornos vermelhos. Da mesma forma números e informações riscadas ou escritas de vermelho apresentam um problema que é necessário resolver.
Significado das cores: amarelo
Alegria
Nossa associação imediata em relação ao amarelo é o sol. A luz natural do sol tem o poder de transmitir a sensação de que os ambientes são mais naturais, aconchegantes e convidativos. Sendo assim, o amarelo se concebe como uma cor radiante, alegre, revigorante e amigável.
Clareza
Entendemos o amarelo como uma cor luminosa. Essa iluminação é palpável por que o amarelo é a mais clara e mais leve das cores cromáticas. O próprio sol, citado anteriormente, complementa esse conceito. Sempre representamos o sol com raios solares iluminadores. Porém, no sentido psicológico, essa iluminação remete ao sentido de entendimento, clareza e inteligência.
Preciosidade
Diversas vezes o ouro, enquanto material, é representado em amarelo. Porém, o significado intrínseco no amarelo vai além do ouro enquanto metal, ele é também imaterial. Por isso, essa cor nos remete a algo que é belo e valioso.
Significado das cores: verde
Natureza
De acordo com Heller, o verde representa a “quintessência da natureza”. É considerado uma cor secundária por ser uma mistura de azul com amarelo. Porém, já foi visto como uma cor primária por conta de sua ação psicológica.
Inevitavelmente, o verde é uma cor elementar e muito presente em nossa vivência. Tudo que é natural e orgânico é descrito como algo verde. Florestas, por exemplo, são descritas como “pulmões verdes”.
Prosperidade
O verde também nos remete a tudo aquilo que é fértil, que cresce, floresce e vinga. Por isso, nos transmite esperança, confiança, segurança e tranquilidade. Todos esses sentidos se resumem em prosperidade.
Jovialidade
Algumas frutas, quando verdes, são frescas, novas, jovens. Por esse motivo, o verde também remete à jovialidade em todos os seus sentidos, podendo até mesmo transmitir a sensação de imaturidade.
Permissividade
O que significa “dar sinal verde” para você? Certamente você pensou no sentido de confirmação. É por isso, no dia a dia, o verde é a cor que concede permissão.
Significado das cores: laranja
Harmonia
Pensamos sempre em vermelho e amarelo antes de pensar em laranja, não é mesmo? A questão é que vermelho e amarelo são cores que, isoladas, são fortes e entram em destaque. Como intermediário, o laranja as vincula, por isso transmite sociabilidade e harmonia.
Diversão
O laranja carrega alguns significados de ambas as suas cores originárias. Por exemplo, o calor do vermelho e a iluminação e alegria do amarelo. Como cor intermediária, ele une esses significados e traz sentidos de recreação e diversão. Ao mesmo tempo, remete a algo que não pode ser levado a sério, seja no bom ou no mal sentido.
Deleite
O laranja também uma cor muito associada a itens alimentícios. As frutas laranja e manga, além de cenoura, camarão, salmão, lagosta, alguns tipos de queijo, bem como comidas empanadas e fritas, possuem essa cor. Por isso, é uma cor muito ligada ao aroma, ao sabor, e ao próprio deleite e prazer que se espera alcançar ao consumir um alimento.
Atenção
O laranja também também transmite perigo e demanda atenção, algo que herdou do vermelho. É uma cor utilizada, por exemplo, para destacar trabalhadores nas vias públicas no Brasil e em diversos países.
Significado das cores: violeta
Sensualidade
O violeta é a união do vermelho e do azul, e remete à ambivalência entre essas duas cores, de acordo com os significados apresentados anteriormente. As sensações exorbitantes do vermelho, como paixão e excitação, se transformam numa conotação de sexualidade intrínseca e misteriosa ao se misturarem com o sentido de integridade da cor azul.
Em concordância, a sexualidade, por ser uma tema tabu, é muito ligada aos pecados, à imoralidade, à vaidade e se configura como algo proibido. Com isso, seu contexto se encaixa bastante com a composição da cor violeta.
Fantasia
A magia já foi muito associada ao preto e chamada de “magia negra”. Mas, imagine um mago ou um feiticeiro em sua mente, qual é a cor da túnica dele? Geralmente, esses personagens são muito associados a tons como o violeta.
Heller afirma que “o violeta é a cor mais íntima do arco-íris e marca a fronteira do visível com o invisível”, e é “a última cor que antecede a escuridão total”. Da mesma forma, a magia, o misticismo e a superstição são explicações fantasiosas sobre aquilo que é desconhecido por nós, certo? Essa explicação quase inalcançável é o que torna o violeta a cor da fantasia.
Espiritualidade
A igreja católica utiliza o violeta como distinção de hierarquia entre seus membros. Além disso, a instituição associa esse cor à elementos utilizados por essas pessoas em momentos de penitência, confissão, jejum, missa, além de representações de datas e símbolos religiosos. Ao longo dos tempos, esse sentido religioso também ficou impregnado na cor violeta.
Artificialidade
Pare para pensar e diga, algo do que te rodeia é violeta por natureza? Os poucos itens orgânicos que conhecemos em violeta existem também em outras cores. É por isso que essa cor é considerada tão extravagante, e é associada ao antinatural.
Significado das cores: rosa
Charme
O rosa é um meio termo entre o vermelho e o branco. Não se configura nem como uma cor secundária (mistura de duas cores primárias), muito menos como terciária (mistura de uma cor primária com uma secundária). Ainda assim, é uma cor que possui contextos exclusivos.
O rosa herda força do vermelho ao mesmo tempo em que possui a fraqueza do branco. Então, qual é o resultado dessa mistura ambivalente? Uma uma cor suave, que demonstra a redução do impacto e da força do vermelho. Sendo assim, ele representa um poder mais brando. Um outro tipo de força que cativa e domina por meio de artifícios como o charme, a amabilidade e a cortesia.
Sensibilidade
O rose é uma cor muito associada à pele. Foi utilizado por artistas e pintores com este propósito. Consequentemente, nos faz associá-lo com toque, carinho e até mesmo erotismo e, assim, representa a sensibilidade.
Sentimentalismo
Você conhece alguém que vive num “mundo cor de rosa”? Essa e outras expressões em outras línguas demonstram que o rosa confere um estado de fantasia e romantização. Esses conceitos podem se dar num sentido imaturo, infantil ou simplesmente idealizado, irrealista e ilusório.
Significado das cores: preto
Ausência
O preto, antes de mais nada é a ausência de todas as cores. Heller o descreve como “uma cor sem cor”, “a ausência de luz”, “o fim”. Tudo que perece, por exemplo, termina em preto. Ele também é a cor do luto, utilizado como uma renúncia às cores e aos seus significados positivos.
Seguindo esse conotação negativa, a autora cita que o preto também representa a ausência ou reversão de valor. Segundo ela, é a cor que transforma todos os significados positivos de todas as cores cromáticas em seu oposto negativo. No sentido figurado, “preto” significa mau e ruim.
Como exemplos disso, existem diversas expressões que usamos no dia a dia: denegrir, humor negro, dias negros, mercado negro, lista negra. É por isso, inclusive, que o movimento negro propõe uma reflexão em cima desse significado negativo, que funciona como um preconceito velado contra a cor da pele de pessoas negras, assim como é apresentado nesta matéria da Revista Veja.
Elegância
Para, Heller, optar pelo preto significa “abrir da cor, da pompa e do desejo de chamar a atenção” e isso tem uma conotação positiva. O preto dá espaço para apenas a personalidade e a individualidade (de uma pessoa ou de uma marca) ficar em evidência quando utilizado.
No design, preto também representa essa renúncia aos enfeites e ao colorido. Neste caso, ele dá espaço para a neutralidade, praticidade e funcionalidade. Com tudo isso, ele se apresenta como a cor da elegância.
Significado das cores: branco
Perfeição
O branco é uma cor absoluta. Quanto mais puro, mais perfeito, limpo, esterilizado. Ele tanto nos passa essa sensação, que é utilizado por profissionais que lidam com gastronomia e medicina, por exemplo. Afinal, essas pessoas precisam estar sempre em contato com utensílios e produtos que precisam estar limpos e impecáveis.
Inocência
Ainda partindo da reflexão do branco e sua relação com a pureza, ele representa também algo mais mais abstrato, que é a sensação de algo imaculado e inocente.
Decência
O branco contra o preto é, em geral, relacionado ao bem contra o mal, o dia contra noite, anjos contra demônios. É uma cor que torna tudo positivo, “decente” e nobre. Por isso as pessoas costumam dizer expressões como “mentiras brancas” e “inveja branca”.
Esse tipo de conotação também foi colocado em cheque pelas reflexões propostas pelo movimento negro, assim como visto na matéria da Revista Veja indicada.
Fraqueza
Em contraste com a força e o poder de cores como o vermelho e o preto, o branco representa fraqueza e passividade. Por isso mostrar uma bandeira branca significa desistência. Ao mesmo tempo, assim como o preto, ele representa ausência absoluta de cor, quando se trata de pigmento, e isso nos remete ao vazio, e a ausência de sentimentos.
Com essa leitura, certamente você pode ter uma visão bem mais clara sobre o valores que podem estar inseridos na sua identidade visual, não é mesmo? É indispensável garantir que conceitos coerentes estejam embutidos nessa e em todas as demais característica da marca.
Quer aprender mais sobre esse aspecto primordial que reúne a sua personalidade e a sua atuação profissional? Confira esse conteúdo sobre o que você precisa saber para criar uma identidade visual!