O Marketing Digital nunca foi tão “mobile”. Empresários, gestores e profissionais de Marketing já entenderam que os smartphones estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. É por meio deles que as pessoas se comunicam, consomem informação, compram ou, pelo menos, pesquisam sobre produtos e serviços. Ignorar esse comportamento seria um erro para quem quer dialogar com seu público e, claro, vender.
Como já escrevi aqui, o telefone celular já ganha do computador na disputa entre os brasileiros de “dispositivo mais utilizado para o acesso à internet”. Ao todo, mais de 89% dos internautas do país estão conectados à grande rede via smartphone, enquanto 65% optam por computadores (mesa e portátil) ou tablets. Isso muda completamente a forma de consumir.
Imagine que um consumidor queira comprar um colchão. Antes de decidir sobre a compra, ele vai pesquisar sobre preços na internet e, então, vai descobrir que a variação de preços depende bastante do tipo de colchão que ele pretende adquirir. Sendo assim, ele começa uma busca mais aprofundada sobre os tipos de colchões, de tecnologia dos tecidos e das molas, os benefícios de um bom colchão, diferença entre as marcas, dentre outras coisas. E será que a sua empresa está participando do processo de escolha?Está presente no momento da busca? Fornece informações relevantes sobre seu produto que o ajudem a tomar a decisão de compra a seu favor? Está preparada para vender online ou, pelo menos, para direcionar esse consumidor à sua loja e, então, finalizar o processo de venda?
Mesmo se um potencial cliente estiver na rua e passar por sua loja, atraído por alguma oferta, saiba que ele vai dar uma olhadinha no Google antes de comprar, principalmente se o seu produto for de alto valor agregado. É assim que todos fazem atualmente, não só para buscar preços, mas também para buscar referências.
É preciso estar preparado para o desafio mobile. Suas estratégias e ações de Marketing Digital devem considerar essa realidade! Isso significa preparar seu site para acessos mobile (usando design responsivo), gerar conteúdo relevante, fazer anúncios, ter presença online (redes sociais, por exemplo), aumentar sua reputação na web. É possível pensar em experiências diferenciadas usando localização e integração com outros aplicativos, estreitar o relacionamento com o público pelas redes sociais e incentivar a compra. O céu é o limite!
Sendo assim, pergunto novamente: sua empresa está pronta para o desafio mobile?