Usar hashtags de forma estratégica no Instagram hoje é mais importante do que nunca. Isso porque, com as últimas atualizações do algoritmo do Instagram está ainda mais difícil as suas postagens serem vistas. Agora, estima-se que apenas 10% do seu público está realmente vendo suas postagens.
Existem vários outros pontos que o algoritmo considera relevante para direcionar conteúdos para o público e melhorar a experiência dos seus usuários (assunto para um próximo post!). As hashtags, quando usadas nas legendas das publicações do feed, continuam sendo uma das forma de aumentar sua visibilidade na rede social através do alcance das suas publicações e, consequentemente, conseguir novos seguidores. Outra vantagem de aproveitar o uso das hashtags é através do Stories, que já tem um alcance incrível.
Agora os usuários além de procurarem por uma hashtag na busca do Instagram, também têm o poder de SEGUIR hashtags. Essa foi uma funcionalidade que o Instagram lançou em dezembro do ano passado e que permite as pessoas acompanharem publicações relacionadas aos seus temas de afinidade. Desta maneira, quando seguimos alguma hashtag, o conteúdo aparece no nosso feed de notícias automaticamente, sem precisar realizar uma busca. Por outro lado, os usuários também podem marcar seu conteúdo como algo que eles NÃO querem ver naquela hashtag:
Ter muitas de suas postagens marcadas com esta opção “Não mostrar para esta Hashtag” pode impactar negativamente sua conta. Então é importante utilizar hashtags alinhadas ao seu público e nicho e claro, criar conteúdo relevante e atrativo.
Mas você sabia que em 2018 as regras para uso das hashtags do Instagram mudaram?
Bem, as regras vão mudar. E não adianta se desesperar, reclamar ou ficar parado. O que resta é nos adaptarmos! Porque a gente sabe que no digital é assim, o que funciona hoje, amanhã já pode mudar.
Então, como usar as hashtags a seu favor para bater o algoritmo da forma mais eficaz?
1. Use apenas hahstags relevantes
Você está usando as hashtags de maneira que você seja encontrado pelo público que deseja? está escolhendo aquelas que as pessoas estão procurando? Procure utilizar hashtags específicas para seu nicho, e também, aquelas que estão alinhadas com o conteúdo da sua publicação. Mantenha consistência!
2. Use apenas 5 hashtags por publicação
Você deve saber que o limite de hashtags permitido é até 30 por publicação. Mas, agora a recomendação é nunca utilizar o número máximo de hashtags, a dica é usar somente 5 hashtags, pois, de outro modo, o Instagram irá considerar como spam e isso pode ser motivo de punição para sua conta.
3. NÃO use sempre as mesmas hashtags
Além disso, não use as mesmas hashtags repetidamente em todas as suas publicações,o Instagram também vai notar isso e pode considerar spam. Procure sempre variar elas de acordo com o tema da foto.
4. NÃO use mais as hashtags nos COMENTÁRIOS
Outra coisa muito importante: não coloque as hashtags nos comentários. A partir de agora, o Instagram não mostrará as hashtags dos comentários nos resultados da pesquisa. Portanto, use sempre na legenda, e se não quiser que elas fiquem poluindo sua publicação, adicione um ponto por linha depois de escrever a legenda: “. . . . . “ para que elas fiquem “escondidas”.
5. NÃO EDITE a legenda
Depois que você publicar a foto, nenhuma alteração deve ser feita, pelo menos nas 24 horas após publicar. Quanto mais você tentar ajustar sua legenda mais seu alcance irá cair. Então, publique sua foto com sua descrição e suas cinco hashtags já de cara e não mude depois.
6. Analise os resultados com os Insights da publicação
Ao clicar em ver informações do post do Instagram, você acessa os dados que resultaram dele, no item “descoberta” você pode conferir as impressões que vieram através das hashtags. Ter acesso a essa informação pode ajudá-lo a otimizar continuamente sua estratégia de uso de hashtag.
Veja:
Minha última dica é: continue informado, testando, medindo suas métricas e prestando muita atenção às diferenças entre os posts que o algoritmo favorece (que gera mais alcance) e os que não. Essas diferenças provavelmente serão ótimas pistas para entender como o novo algoritmo funciona!
FONTE: MEDIUM