6 vantagens de terceirizar o marketing de pequenas e médias empresas

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Dois homens fechando negócio para terceirizar o marketing em mesa com duas colegas.

Apostar no marketing terceirizado é uma decisão estratégica e inteligente que alavanca o sucesso do seu negócio! Entenda por que.

Você possui uma empresa de pequeno e médio porte e acha que terceirizar o marketing é oneroso e não vale a pena? Será que ter uma pessoa ou uma equipe interna é o suficiente para estabelecer uma estratégia bem embasada e ainda planejar, operacionalizar, gerenciar e mensurar resultados?

Não são apenas as grandes empresas que precisam contar com uma equipe especializada de marketing. As de pequeno e médio porte precisam desse pilar para que o negócio seja verdadeiramente sustentável, capaz de atrair e fidelizar compradores. Mas então, porque apostar em uma equipe terceirizada?

Confira ao longo desse post alguns dos benefícios que sua empresa pode garantir ao contratar uma agência de marketing especializada!

1. Resultados alavancados

Um erro comum entre os empreendedores que possuem empresas de pequeno ou médio porte é acreditar que é caro terceirizar o marketing. Porém, o marketing hoje em dia tem um caráter majoritariamente digital. O meio online oferece ferramentas e recursos que não demandam investimentos exorbitantes e que, sem dúvidas, vão caber no bolso do seu negócio. Lembre-se que o marketing é um investimento. Você pode fazê-lo com baixo custo e ainda assim ter um retorno favorável.

Terceirizar o marketing é melhor forma de alavancar seus resultados. Empresas de marketing digital são lideradas e compostas por profissionais que possuem o conhecimento teórico, a experiência e as habilidades necessárias para lidar com as dinâmicas do meio digital. É apostando nessa expertise que sua empresa se capacitará para atingir os melhores resultados possíveis, garantir o retorno do que foi investido e crescer.

2. Aplicação de experiência de mercado

Agências de marketing atendem clientes diversos, o que significa uma extensa experiência com segmentos, posicionamentos estratégicos e públicos alvo variados. Como já utilizaram inúmeras estratégias e abordagens, sabem julgar com mais precisão o que pode ou não dar certo.

Elas podem conhecer, ainda, as estratégias que a sua concorrência adota e quem é o seu público-alvo, o que ajuda muito na hora de selecionar as melhores táticas. É por esses motivos que terceirizar o marketing assegura esse vivência de mercado será agregada à estratégia da sua empresa. Com isso, as táticas se tornam altamente customizadas e, claro, efetivas.

3. Uma equipe especializada e diversificada

Terceirizar o marketing, optando por contratar uma agência, traz mais diversidade para a formatação da estratégia. Esse fato é vantajoso por dois motivos. Primeiro, porque haverá diversidade técnica, com profissionais especializados nos diferentes setores de atuação. Por exemplo, no marketing digital, seriam o desenvolvimento de sites, planejamento, produção de conteúdo, design gráfico, operacionalização da estratégia, análise de resultados, etc.

Manter uma equipe desse porte e com esse nível de especialização dentro da sua empresa, principalmente por ela ser de pequeno ou médio porte, é algo que custaria caríssimo. Envolveria não só os encargos da contratação desses profissionais, mas dos treinamentos que eles precisam receber de tempos em tempos para se atualizar.

A segunda vantagem de contar com uma equipe maior e mais diversificada é que a diversidade de capital humano permite refinar estratégias, não só em empresas de marketing, mas em negócios em geral. Quanto maior for a diversidade de pessoas contribuindo com pontos de vista cultural e socialmente relevantes, maiores também são as chances de a estratégia ser mais humanizada e mais certeira.

4. Estratégias modernas e atuais

Profissionais e empresas de marketing são pessoas cuja atuação demanda constante atualização de competências e estudo de tendências. Afinal, o marketing digital surgiu e tomou conta do mercado com velocidade, e é nessa mesma proporção que surgem novas estratégias e funções nas ferramentas. É preciso ter jogo de cintura para saber no que vale a pena apostar. Afinal, nem toda novidade é pertinente, efetiva ou duradoura.

Para você ter uma ideia, hoje, no meio digital, temos o Inbound Marketing, o Marketing de Defensores, o Marketing Social, o Marketing de Conteúdo, o Marketing de Influência, além de muitas outras modalidades. Para ficar em dia com as tendências, é preciso encontrar uma empresa que mantenha tanto si mesma quanto o seu negócio sempre atualizados.

5. Planejamento de marketing

Infelizmente, outro erro bastante cometido por pequenos e médios empresários é acreditar que basta criar uma página nas redes sociais, postar esporadicamente e fazer anúncios genéricos para trazer resultados efetivos no ambiente digital. Mas, você está ciente de que é preciso realizar um plano de marketing antes de qualquer ação? Ele é o maestro da orquestra quando o assunto é marketing, e é ele que torna suas ações customizadas e integradas o suficiente para realmente impactar seu público.

Com o auxílio de uma equipe especializada, objetivos e metas serão traçados antes de definir que ações serão tomadas. Além disso, serão definidas as métricas relevantes e necessárias para averiguar se os resultados esperados serão efetivamente atingidos. É contando com marketing terceirizado, profissional e experiente que cada novo ciclo é capaz de auxiliar na sustentabilidade do seu empreendimento.

6. Equipamentos e ferramentas modernas

Fazer marketing é uma tarefa que demanda adquirir e manter equipamentos, programas e ferramentas, o que traz alguns custos. Porém, se você terceirizar o marketing, poderá contar com uma empresa que oferece todo esse aparato tecnológico para dar suporte à estratégia do seu negócio sem que você tenha que arcar com custos muito altos. Isso é possível porque, em geral, as agências conseguem diluir os custos dessas ferramentas, já que elas são utilizadas para atender a um leque diversificado de clientes.


Provavelmente já não restam mais dúvidas sobre os benefícios que terceirizar o marketing pode trazer para sua empresa, certo? Avalie seu negócio com uma visão holística, e perceba que contratar esse serviço é uma decisão estratégica que traz impactos muito positivos!

Mas, e na prática? Quais benefícios o marketing terceirizado pode trazer? Confira esses 3 motivos para a sua empresa apostar em uma agência de marketing digital e entenda mais sobre os aspecto práticos que envolvem a contratação desse serviço!