Existem inúmeras ferramentas e canais que auxiliam empresas a divulgar e vender seus produtos ou serviços na internet. Vídeos, fotos, podcasts, blog posts, eventos no Facebook, anúncios, conteúdo, Google Marketing, posts de influenciadores e muito mais. Dentre tantas possibilidades, quem está começando a investir em Marketing Digital pode se sentir um pouco perdido. Confira, então, essas dicas:
1 – Contrate um profissional ou agência especializada
Delegue a responsabilidade do Marketing a um profissional capacitado ou empresa especializada. Assim, você otimiza seu tempo para cuidar do que é mais importante: gerar e gerir os negócios.
Isso não significa que você vai deixar tudo por conta dos outros: é fundamental que participe de questões estratégicas: planejamento, definição de metas, priorização de ações e, claro, análise de resultados. É como trabalhar em equipe: você tem a expertise acerca do seu negócio, e esse conhecimento é fundamental para nortear as ações. Entretanto, não gaste tempo nas muitas tarefas diárias do Marketing e deixe que um especialista utilize seu conhecimento da área de Marketing para ajudar você a atingir os resultados que almeja.
2 – Tenha um blog em seu site
No blog, você pode explorar bastante conhecimento e know how de sua empresa acerca do mercado em que atua, postando conteúdos em forma de artigos.
Se você tem um salão de beleza, por exemplo, pode criar dicas de beleza, últimas tendências de corte, passo-a-passo de maquiagem, e muitos outros que podem interessar seu público-alvo. Isso gera fluxo em seu site e, consequentemente, promove o seu estabelecimento.
3 – Mantenha regularidade do conteúdo
Só opte por ter um blog, uma fanpage no Facebook ou um perfil no Instagram se você for alimentá-los.
Faça o simples exercício de criar uma rotina semanal de publicações para as redes sociais e mensal para o blog. Não deixe seu negócio abandonado e sem cuidado. Para quem está de fora isso passa uma má impressão e pode prejudicar as vendas.
4 – Estimule as avaliações e depoimentos dos seus clientes, fãs e seguidores
Conseguir uma avaliação pública de um cliente é tão difícil quanto valioso. Crie estímulos para isso: um programa de fidelização, descontos ou mesmo conteúdo exclusivo.
5 – Invista em anúncios
Primeiro, é importante entender e assimular que Marketing não é custo, é investimento. Segundo, é impossível ser visto na web sem que haja esse investimento.
Estabeleça metas e separe um valor mensal para investir. Você pode começar com pouco e aumentar à medida que os resultados forem surgindo.
6 – Faça vídeos
Vídeos engajam muito! Podem ser vídeos curtos no Instagram, se não tiver estrutura e tempo para ter um canal no YouTube.
Os vídeos não precisam ser complexos ou roteirizados. Se você tem uma marca de roupas esportivas, por exemplo, faça vídeos dos seus produtos sendo utilizados pelos clientes: na academia, escalando ou correndo. Ou faça vídeos curtos com dicas de peças para cada ocasião, ou falando das vantagens de um acessório (meias de compressão, por exemplo) para a prática esportiva, ou dos benefícios do esporte para a saúde, ou de pesquisas dentro dessa área, etc. Faças vídeos com conteúdo que agregue valor.
7 – Utilize o WhatsApp a seu favor
WhatsApp tem se mostrado uma excelente ferramenta para fazer Marketing. Você pode criar listas de transmissão para divulgar eventos, produtos ou serviços (só faça isso se tiver autorização de seus clientes!); dar suporte aos clientes de formas rápida e eficaz; responder dúvidas sobre seus produtos e serviços.
8 – Responda de forma ágil e amigável
Quando um usuário faz uma pergunta ou comentário, ele não quer que você demore muito para responder. Lembre-se: internet e, principalmente, redes sociais, é real time.
Seja transparente, cortês e objetivo com a pessoa que está do outro lado. Converse, “ouça” (ou leia) o que ela tem a dizer e aproxime-se dela. Crie empatia.
9 – Coloque seu negócio no Google
O Google Meu Negócio é excelente ferramenta para colocar a sua empresa no topo do Google. Além disso, facilita para marcações de localização no Instagram e Facebook, pois sua empresa será facilmente identificada no Maps.
10 – Tenha uma identidade
Não se trata apenas do logotipo: são cores, tipologia, formas, traços e efeitos que fazem com que sua marca tenha uma identidade visual e uma personalidade. Assim, por imagens você transmite ao público os conceitos e valores que deseja, mostrando um DNA poderoso.
11 – Utilize o email marketing
O e-mail marketing não morreu. Mas é preciso ter uma estratégia para que dê certo! Segmente sua lista de emails, utilize ferramentas de disparo (como o RD Station) e envie conteúdo segmentado para cada lista que criar.
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