Vivemos em uma era onde a maioria das coisas se tornaram digitais e automáticas. Para fazer uma compra, não é mais necessário sair de casa, basta realizar alguns cliques. Nem precisamos mais ficar horas esperando um atendimento. E a automação de marketing veio para trazer esse mesmo conceito para o mundo dos negócios. Gestores, por exemplo, não necessitam mais deslocar diversos colaboradores para conversas com clientes.
O conceito de automação de marketing surgiu no meio digital justamente para melhorar a rotina e processos das empresas, que gastavam muito tempo resolvendo um problema ou realizando um procedimento que podia ser feito de forma automática.
Por isso, este artigo irá te explicar desde o que é automação de marketing até os seus benefícios dentro de uma empresa. Vamos dar dicas práticas e eficazes para implantá-la no seu negócio.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias e ferramentas automáticas usadas por uma determinada empresa com o objetivo de otimizar o tempo de sua equipe. Ela pode ser usada por qualquer tipo de negócio, seja uma empresa de consultoria tributária ou um e-commerce de roupas e acessórios.
Entre suas estratégias, as que mais se destacam são:
1. Chatbots
Você já percebeu que em alguns sites de compras aparece um ícone de conversa em um dos cantos inferiores da tela, para que o usuário possa digitar a sua dúvida e receber a resposta imediatamente? Pois bem, isso nada mais é do que um sistema de chatbot.
Os chatbots também se encaixam na automação de marketing justamente por ser um sistema que realiza um atendimento automático e rápido com o cliente, poupando um grande tempo dos atendentes e do time de marketing da sua empresa.
Eles conseguem tirar pequenas dúvidas dos usuários, seja qual for o assunto ou ramo de atuação, a exemplo de serviços de contabilidade agrícola ou sobre prazos de entrega e garantia do seu produto.
Os chatbots podem ser usados por qualquer empresa, pequena, média ou grande que possua um site de vendas e deseje otimizar o tempo de sua equipe.
2. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias dentro do meio digital que mais apresenta resultados e ao mesmo tempo é muito prática de se realizar a partir da automação desse processo.
O conceito dessa estratégia se baseia no disparo de uma sessão de e-mails para seus clientes ou leads, seja e-mails com ofertas e promoções ou artigos informativos para educar o seu público.
Uma clínica de estética pode enviar diversos e-mails para seus clientes falando sobre a promoção que irá ter durante o mês ou um artigo sobre o procedimento de aplicação de varizes e seus benefícios, por exemplo.
O que muitos não sabem é que esses e-mails podem ser programados e agendados, o que facilita e muito a rotina de quem envia estes e-mails. Afinal de contas, essa estratégia de automação fará o trabalho por eles e deixará a rotina bem mais leve.
3. Agendamento de posts
Seja você dono de uma empresa super grande e reconhecida no mercado ou de um pequeno negócio digital, já deve saber que estar presente nas redes sociais faz toda a diferença para a sua marca.
O que muitos acabam deixando passar despercebido é a opção de agendamento de posts nessas redes, o que facilita a constância de publicação da marca e a produtividade de quem trabalha com isso.
Se você pretende fazer um post na segunda-feira sobre recuperação de crédito e outro na quinta-feira sobre investimentos na bolsa de valores, você pode agendar o dia e o horário desses posts e ficar tranquilo, pois sabe que as redes sociais farão esse processo por você.
No mercado, ainda existem diversas outras estratégias e ferramentas de automação de marketing para te ajudar nesse processo, algumas delas são:
- RD Station;
- Leadlovers;
- Sendinblue;
- Active Campaing;
- Fleeg;
- Infusionsoft;
- Mautic.
Você pode pesquisá-las mais a fundo na internet e ver o que cada uma oferece, dessa forma se torna ainda mais simples saber qual a melhor que se encaixa no seu negócio e no que você procura.
Descubra como a automação de marketing ajuda a sua empresa
Você já viu algumas das estratégias mais usadas dentro da automação de marketing. Agora, vamos aos benefícios que eles podem trazer não só para grandes negócios, mas para os pequenos e médios que estão começando a sua caminhada.
1. Otimização do tempo
Quando se decide abrir uma empresa, sabe-se que o tempo é uma das coisas mais valiosas de uma equipe e não pode ser perdido ou gasto sem necessidade.
Por exemplo, considere uma rede de empresas de dedetização. As horas que um atendente passa ao telefone com um cliente indeciso poderiam ser usadas para fechar uma venda com muitas outras pessoas. Se os clientes conseguirem sanar as dúvidas mais frequentes (quais os produtos utilizados, por onde fazer o agendamento, qual a periodicidade ideal entre cada visita, etc) com um chatbot no site da empresa, os atendentes poderiam lidar apenas com demandas mais específicas e ainda oferecer maior qualidade e customização nesses atendimentos.
Por isso, a automação é tão importante e necessária. As estratégias usadas garantem que os colaboradores poupem um grande tempo que pode ser usado em outros pontos necessários dentro da empresa. A automação vem justamente para realizar o trabalho que demandaria muito tempo dos profissionais, tornando a rotina do negócio um pouco mais leve, eficaz e rentável.
2. Leads mais qualificados
Se você nunca ouviu falar sobre esse termo saiba que leads são potenciais clientes. Ou seja, pessoas que demonstraram interesse na sua marca e começaram a cogitar a contratação dos seus serviços ou compra do seu produto.
Por exemplo, se uma pessoa entra em contato com a sua empresa ou com você procurando ajuda para adquirir um alvará de funcionamento, ela já pode ser considerada um lead por ter tomado uma atitude que demonstra interesse no seu trabalho.
Por meio das estratégias de automação se torna bem mais fácil e prático saber quem são esses leads sem perder horas e horas tendo que analisá-los, o próprio sistema de automação faz isso para você.
Dessa forma, fica ainda mais simples saber quais são os potenciais clientes que estarão na mira do seu time de vendas e marketing para atraí-los cada vez mais para dentro do universo da sua marca.
3. Comunicação personalizada
Quem nunca passou por uma experiência estressante e longa ao tentar falar com um atendente através do telefone e, ainda por cima, ser atendido de uma forma tão padronizada que até parecia que estava falando com um robô?
Pois bem, isso era muito normal antigamente, mas tudo tem um fim. Com as estratégias de automação, além de ajudar a sua equipe, você também ajuda os seus clientes que não precisaram esperar horas para serem atendidos.
Um usuário que esteja a procura de um consórcio de casas pode dar alguns cliques e conhecer o seu negócio, e por meio das ferramentas de automação conseguir um retorno e uma resposta imediata sobre a sua dúvida.
Isso torna a comunicação e relação entre empresa e consumidor bem mais personalizada e íntima, fazendo o cliente se sentir acolhido e importante para a marca, aumentando as suas chances de compra e de indicação para outras pessoas.
4. Custo benefício
Hoje sabemos a importância que o dinheiro tem na vida de qualquer pessoa, e principalmente, na de uma pequena ou média empresa que está começando seu negócio no mercado. Portanto, não dá para gastar dinheiro à toa.
Um cliente que deseja contratar uma assessoria contábil irá pesquisar muito bem as opções que existem e comparar os benefícios para verificar se realmente vale a pena.
Dentro da sua empresa não é diferente, você pode fazer seus cálculos e ver com seus próprios olhos como a automação de marketing acaba fazendo você economizar uma grande quantia em dinheiro no final das contas.
O valor que você gastaria com campanhas de divulgação, canais de atendimento e diversos profissionais pode ser poupado com as ferramentas de automação e essa quantia, por sua vez, gasta em outros tipos de estratégias.
5. Acompanhamento de resultados
Outro ponto muito positivo da automação de marketing é a possibilidade do acompanhamento em tempo real dos resultados e métricas das suas estratégias dentro do meio digital.
Por meio dele você consegue ver o que está dando certo e trazendo mais resultados para a sua empresa, assim como as que não estão apresentando um bom desempenho e devem ser canceladas ou modificadas.
Acompanhar esses resultados e métricas é extremamente importante para criar o planejamento das suas próximas estratégias e fazer a sua empresa chegar a patamares ainda maiores do que se imagina.
Que esse artigo possa ter te ajudado a entender um pouco mais sobre a automação de marketing e a importância dele para a sua empresa, seja ela pequena, média ou grande.
Precisa de ajuda para planejar e estruturar suas automações de marketing? Conte conosco!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.