Nos últimos anos o e-mail passou por alguns questionamentos. A quantidade excessiva de spam e conteúdos irrelevantes encheu a caixa de entrada das pessoas e tornou a ferramenta controversa dentro do marketing digital.
No entanto, você verá neste post que uma estratégia de e-mail marketing bem planejada e estruturada, com base na segmentação da lista de e-mails, ainda tem o poder de aumentar as vendas de qualquer negócio. Confira:
Por que segmentar a lista de e-mails
A solução para não tornar o e-mail marketing um incômodo é enviar conteúdos relevantes, que acertem em cheio a pessoa certa, no momento certo. Por isso, é importante conhecer o público e entender qual o seu perfil, seus gostos, seus interesses, e segmentá-los a partir disso.
Depois, sua empresa enviará informações personalizadas para cada grupo, com mais chances de estar presente com a solução certa no momento em que o consumidor precisa dela.
Como segmentar a lista de e-mails
Os segmentos podem ser baseados em diversos critérios, dos mais abrangentes (por exemplo, mulheres adultas) aos mais específicos (por exemplo, pessoas que compraram determinado produto através do Facebook). O que irá defini-los é a sua estratégia de conteúdo e vendas. Veja algumas sugestões para começar a sua segmentação:
Por perfil demográfico
Estes são os critérios básicos: gênero, idade, localização, profissão, escolaridade, faixa salarial, entre outros dados. Se a sua empresa quer oferecer um curso apenas para quem já tem graduação completa, por exemplo, a segmentação por escolaridade é essencial. Mais interessante ainda é combinar o perfil demográfico com os demais critérios.
Por comportamento do usuário
Compreender como o usuário se comporta dentro do site pode gerar insights importantes para o envio de conteúdos por e-mail. Por exemplo, se a pessoa comprou uma estante, talvez ela goste de receber dicas de decoração, ou um desconto na compra de vasos de flores. Você também pode perguntar, no formulário de cadastro, em quais assuntos ela tem interesse.
Por data de cadastro
A data em que o usuário se cadastrou pode indicar qual a familiaridade com a sua empresa, quais conteúdos ele já conhece e quais ainda poderia receber. Por exemplo, recém cadastrados podem receber as boas vindas com um cupom de desconto. Já os mais antigos podem receber um desconto de agradecimento pelo tempo de relacionamento.
Por interação nos e-mails
Todas as plataformas de e-mail marketing oferecem dados de como as pessoas interagiram com a sua campanha: quantas abriram, clicaram em determinado link ou encaminharam para um amigo. A partir disso, você pode criar, por exemplo, o segmento de pessoas que clicaram no link de um produto e oferecer um desconto para fechar a compra.
Importante: colete informações suficientes dos leads
Agora que você já conhece os principais critérios, escolha os mais adequados ao seu negócio e pense quais informações você precisa coletar dos leads para tornar a segmentação possível. Algumas plataformas coletam automaticamente dados como localização, dispositivo ou interações, mas se você deseja mais informações, é só criar mais campos para o usuário no formulário de cadastro – com o cuidado de não deixá-lo extenso demais.
A segmentação da lista de e-mails é capaz de colocar conteúdos únicos em frente a consumidores únicos – e isso torna o e-mail marketing muito mais eficaz. Assim, sua empresa estabelece uma relação de confiança com as pessoas, que na hora da decisão de compra se lembrarão de você. Esse é caminho para aumentar as vendas do seu negócio através do e-mail.
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