Como desenvolver uma cultura organizacional de resultados?

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cultura_organizacional

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Desenvolver uma cultura organizacional voltada para a obtenção de resultados pode beneficiar – e muito – os seus negócios. Para isso, é preciso engajar as pessoas e formar times comprometidos em cada área da empresa, e treiná-los para atingir os objetivos almejados.

Separamos aqui algumas dicas que podem ajudar a sua organização nesse processo:

 

Desenvolva a sua própria cultura de resultado

Faça um análise do ambiente interno da sua empresa, veja o que tem de pontos fortes e fracos, liste os desafios e envolva as pessoas nesse processo, principalmente os líderes. Assim, é possível desenvolver, de forma orgânica, uma cultura organizacional de resultados.

Se precisar de ajuda, pesquise os cases de sucesso. Mas lembre-se: não adianta você fazer benchmarking ou ler todos os textos e artigos sobre o assunto se a sua empresa tem um perfil totalmente diferente dos apresentados. Adapte as informações que coletar ao seu negócio.

 

Delegue tarefas

Quanto maior é a nossa experiência em determinada área, mais tendemos a acreditar que somos sempre os profissionais mais aptos tratar dos assuntos relacionados e resolver problemas, mesmo que exista alguém na empresa seja mais especializado. Isso é um retrocesso para quem quer otimizar processos, engajar pessoas e melhorar os resultados. É preciso delegar as tarefas e fazer com que as metas sejam compartilhadas por todos do time.

E mais: dê autonomia às pessoas! Se os membros da equipe atuam de acordo com as políticas da sua empresa, não há porque restringir a liberdade de agir e tomar decisões.

 

Estabeleça objetivos claros

Se souberem aonde você quer chegar, fica mais fácil para os seus colaboradores realizarem o trabalho da maneira mais eficaz possível. É preciso alinhar objetivos, metas e estratégias, deixar as ideias claras; seu time precisa saber exatamente o que é esperado d cada um.

 

Promova o engajamento de seus funcionários

Todos os funcionários devem estar engajados na sua causa (no seu negócio), seja ela qual for. Isso exige transparência e identificação com a causa.

Explore também a responsabilidade de seus funcionários com as metas estabelecidas e tente fazer com que eles se sintam donos dos seus próprios projetos e tenham autonomia sobre as ações para atingir os resultados esperados.

Quando você empodera uma pessoa, elas são forçadas a adquirir uma visão do todo e têm mais liberdade para tomar decisões melhores e mais ágeis.

 

Use o bom senso

Promover engajamento e alinhar objetivos não significa horas de reuniões, todos os dias.
Otimize seu tempo e o tempo das equipes; faça reuniões com menos frequência e de forma mais objetiva.

 

Compartilhe o sucesso

Seguindo essas dicas, você vai comemorar a vitória! E comemorar é uma parte muito importante da cultura de resultados. Se todos batalharam muito para atingir os resultados esperados, merecem o devido reconhecimento.