Dicas para escolher um nome para seu negócio

Tempo de leitura: 2 minutos

Escolher o nome é um dos primeiros desafios de quem quer empreender. Essa etapa requer pesquisa, criatividade e atenção especial em relação à facilidade de escrita e pronúncia. Afinal, todo mundo quer ser facilmente lembrado e encontrado em uma busca na internet, não quer?

Para ajudar vocês nesse desafio, listamos alguns passos importantes. E lembre-se: se precisar de ajuda, conte conosco.

1. Sistematize sua ideia

Nós, agências, chamamos essa etapa de “briefing”; trata-se de um relatório construído a partir de uma conversa ou entrevista com o cliente. Nele,  há um resumo do negócio: a ideia, intenções, objetivos, público, características, conceitos a serem transmitidos.  Isso ajuda muito a entender as características da empresa que está nascendo.

Então, a primeira dica é: faça um briefing! Essa sistematização vai ajudar a deixar as ideias ainda mais claras e facilitar na escolha do nome e até no desenvolvimento da marca. Algumas perguntas que podem ajudar:

  • O que é o seu negócio?
  • Pra que serve (qual o problema ou demanda de mercado ele visa resolver ou atender)?
  • Para quem você pretende vender?
  • Qual a relevância do seu produto ou serviço para o público?
  • Como você quer ser visto / percebido pelo mercado? Quais os conceitos ou valores deseja transmitir (moderno vs tradicional, flexível vs rígido, etc)
  • Quais as palavras e conceitos se relacionam melhor com o negócio?

2. Promova brainstorming

Com o briefing em mãos, deixe o pensamento fluir e liste os nomes, conceitos e palavras que vierem à mente. Isso vai ajudar você a ter um insight legal ou mesmo a escolher o nome. Se outras pessoas puderem ajudar, melhor ainda. Duas cabeças pensam melhor que uma.

3. Pesquise o mercado

Estude o mercado; pesquise sobre os concorrentes numa perspectiva mercadológica, e não técnica. Avalie os nomes, como as empresas se posicionam, os conceitos que transmitem com suas marcas e identidades visuais. A partir daí, você vai eliminar alguns nomes e conceitos listados na etapa de brainstorm.

4. Faça pesquisa do nome

Verifique se já existem outras empresas ou negócios com o mesmo nome e se o domínio está disponível (https://registro.br/). Isso também vai ajudar você a eliminar ideias e nomes listados na fase de brainstorm.

Lembre-se: escolher um bom nome é apenas o primeiro passo! A identidade visual é a etapa seguinte; precisa estar de acordo com o nome e o representar simbolicamente.

Depois, é hora de dar início às estratégias de ações de Marketing. É a partir daí que sua empresa ganha repercussão e visibilidade.

Precisa de ajuda? Conte com a Crux!