Você está ciente de que, nem sempre, receber muitos acessos no seu site significa algo positivo? Claro que é ótimo ter um número considerável de acessos; mas você precisa desvendar se as pessoas que visitam a página são potenciais clientes e se as visitas estão sendo bem aproveitadas. Mais do que isso, é indispensável saber usar ferramentas e táticas para conduzir esses visitantes valiosos a alguma ação. A landing page é uma delas.
O site de um empresa, quando bem elaborado, fornece diversas informações relevantes e esclarecedoras sobre o negócio. Porém, chega um momento em que é necessário organizar o conteúdo que será entregue aos potenciais clientes, de forma a gerar conversões e ajudar sua empresa a atingir seus objetivos de marketing!
Entenda a seguir como a landing page tem um papel importante a cumprir, e pode ajudar em um melhor aproveitamento dessas visitas no website da sua empresa!
Direciona a atenção do visitante
A landing page – ou página de aterrizagem – é uma página específica com informações na medida certa para não tirar a atenção de seu propósito. Esse direcionamento é muito importante porque permite que você leve a sua persona para a próxima etapa do funil de vendas.
Sem o menu do site, botões, blocos de textos e tópicos, a landing page apresenta uma linha de raciocínio clean e objetiva que prevê a realização de uma ação específica. É por isso que essas páginas precisam conter uma mensagem clara sobre o que está sendo oferecido.
Com essa estratégia, o visitante sente-se interessado e torna-se bem informado. Principalmente por saber que, naquela página, ele está encontrando exatamente aquilo que imaginava em suas expectativas.
Entrega valor de forma concreta
Diversas ofertas podem ser realizadas por uma landing page, mas o que todas elas têm em comum é o fato de serem úteis, ricas ou especiais. Você pode apostar, por exemplo, em:
- e-books;
- infográficos;
- planilhas;
- conclusão de compra.
A questão é que essa ação precisa estar alinhada com a sua estratégia, e precisa ter um teor avançado ou aprofundado Para isso, fuja de conceitos e temas genéricos:
- segmente com profundidade o público visado pela oferta;
- invista em entregar algo que realmente faz parte do universo daquela persona;
- busque sanar uma necessidade específica dela.
É com essas práticas que você consegue entregar um valor real para as pessoas e conquistar sua confiança. Isso é essencial, afinal, o objetivo primordial da landing page é convencer o usuário a preencher um formulário e fornecer os seus dados. Ele só irá realizar essa ação se sentir satisfeito e tocado pelo que for apresentado a ele.
Te conecta com um comprador qualificado
Você sabe o que são leads? São usuários que fornecem dados à sua empresa e representam oportunidades de negócio. Quando a persona entra em uma landing page e fornece seus dados, ela se torna um lead.
Após essa troca, você passa a saber qual é o perfil das pessoas que acessam os seus conteúdos. Mais do que isso, você desvenda se ela se enquadra no perfil do seu cliente ideal. Esse tipo de informação é extremamente valiosa para que você possa readequar e afiar sua estratégia de marketing, e garantir leads cada vez mais qualificados.
Definição de persona: essencial para atuar nas redes sociais
Além disso, quando esses possíveis compradores atingem esse estágio da estratégia, significa que eles estão mais avançados no funil de vendas. Portanto, estão mais preparados e próximos do momento de conclusão da compra. Conseguindo dados desse público, você agrupa oportunidades qualificadas, e pode entregá-las para a sua equipe de vendas.
Com certeza você está mais bem informado agora sobre os objetivos da landing page, e como essa ferramenta cumpre uma parte valiosa de uma estratégia de marketing. Como visto, o conteúdo entregue para a sua persona precisa ser de alto valor para que o lead seja convertido. A sua empresa está preparada para gerar esses materiais? Confira esse conteúdo sobre geração de conteúdo e descubra!