Marketing Digital: como evoluir nesta área?

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Marketing Digital

Até algum tempo atrás, utilizar o Marketing Digital significava apenas fazer um site e colocar banners em páginas da Internet; mas, atualmente, ele é utilizado de forma bem mais abrangente diante do aumento do número de usuários da web.

Hoje em dia é possível, por exemplo, se utilizar de SEO para ficar com um bom ranqueamento nas páginas dos mecanismos de busca, usar email marketing para divulgar o seu produto ou serviço através deste canal de comunicação, dentre outras possibilidades.

Este artigo tem como objetivo ajudar você a entender melhor como funciona o Marketing Digital, essa ferramenta tão necessária atualmente.

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital nada mais é do que a utilização do marketing na Internet. É possível se utilizar dele por diferentes meios como, por exemplo: 

  • e-mail;
  • redes sociais;
  • ferramentas de busca.

O uso dos recursos e ferramentas digitais depende da estratégia de marketing estabelecida para o seu negócio. Por isso, é importante ter um profissional ou uma empresa especializada na área para te auxiliar na tarefa de definir a melhor forma de divulgar o seu negócio.

Uma empresa que utiliza o Marketing Digital de forma muito original e com conteúdos que viralizam frequentemente é a Heineken. No ano de 2018, ela divulgou um curta no Facebook que gerou mais de 100 mil compartilhamentos. No vídeo, pessoas com diferentes posicionamentos se reuniram para buscar o diálogo. Não é à toa que a empresa é uma das que mais crescem a nível mundial, sendo o Brasil o maior mercado dela.

Por que uma estratégia de marketing deve levar em conta a experiência dos usuários?

A experiência dos usuários, também conhecida como UX (User Experience), tem sido cada vez mais priorizada por quem tem um negócio online ou que utiliza o Marketing Digital para se promover. O motivo disso é que, quanto melhor for a sensação que os consumidores sentirem ao acessar as suas páginas, mais tempo eles passarão no seu site.

Alguns detalhes simples do seu site podem melhorar a experiência dos usuários, como a velocidade de carregamento das páginas, por exemplo. Afinal, as pessoas tendem a desistir facilmente de acessar um site que demora para carregar o conteúdo. A solução para esse problema é buscar por empresas que ofereçam um bom serviço de hospedagem para o seu site, como é o caso da Hostinger, que oferece um bom custo-benefício e carregamentos rápidos dos sites hospedados.

O UX é um aspecto que está muito relacionado com o Marketing Digital, já que, a partir do momento que o cliente toma conhecimento da marca, é importante que ele tenha uma boa experiência.

Isso é tão importante que existe agora o chamado Marketing de Experiência, que busca estudar como cada cliente reage aos anúncios e ações de Marketing. Por exemplo, uma estratégia eficiente pode buscar despertar um sentimento nos clientes através dos anúncios, causando uma emoção nos usuários desde o primeiro contato com a marca.

Quais são os benefícios do Marketing Digital?

Até bem pouco tempo atrás, os tipos de anúncios preferidos dos empreendedores eram em jornais, revistas, outdoors e televisão, ferramentas do Marketing Tradicional. Atualmente, a Internet virou a “queridinha”, porque é o ambiente em que se encontra uma enorme diversidade de públicos-alvo. Além disso, as ferramentas para se divulgar online oferecem um ótimo custo-benefício às empresas, dentre outras vantagens.

Confira abaixo algumas das vantagens do Marketing Digital para que assim possa passar a utilizá-lo com mais segurança.

#1. Permite alcançar facilmente os consumidores, que estão cada vez mais conectados à Internet

De acordo com dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística), os brasileiros têm cada vez mais acesso à Internet; 78,3% declaram ter acesso à Internet a partir de qualquer lugar.

Por isso, fazer Marketing Digital atualmente é fundamental para aumentar o alcance da sua marca, já que a maior parte dos consumidores estão online.

#2. Oferece uma experiência mais personalizada aos seus consumidores

O Marketing Digital oferece a possibilidade de você analisar diversas métricas importantes para entender o comportamento dos seus clientes. Com esses dados você terá acesso a informações valiosas para planejar de forma mais personalizada as suas campanhas de marketing. 

Dessa forma, você poderá criar um perfil com as preferências dos seus consumidores, e criar ofertas que reflitam exatamente os interesses deles. Assim, as vendas só tendem a aumentar.

#3. Ajuda a aumentar a visibilidade do seu negócio

Utilizando o Marketing Digital da maneira certa, você pode aumentar a visibilidade do seu negócio. Afinal, apenas pelo fato de ter uma presença online já é possível alcançar clientes do país todo, contrariamente a métodos de marketing tradicionais, como anúncios em rádio e jornal, que têm um alcance local.

Para que o Marketing Digital ofereça a visibilidade que você deseja para o seu negócio, você deverá também investir em outras ações, como a produção de um conteúdo de qualidade em um blog corporativo, utilizando técnicas de SEO.

#4. Permite acompanhar os resultados das suas campanhas

Outra vantagem do Marketing Digital em relação aos métodos de marketing tradicionais é que, através da rede de computadores, é possível ficar atento nas métricas e resultados das suas campanhas de forma mais fácil.

Assim, você poderá ter uma ideia melhor de como a sua campanha de marketing está se saindo, para que assim possa fazer alterações caso seja necessário.

#5. O Marketing Digital é uma forma mais barata de anunciar o seu produto ou serviço

Os métodos tradicionais de marketing têm um custo muito maior do que anunciar os seus produtos e serviços através da Internet. Afinal, não é preciso pagar aluguel de um local específico para anunciar, por exemplo, ou gastar dinheiro com impressão de materiais.

Com pouco dinheiro você já pode investir em uma campanha de email marketing e enviar emails para diversos clientes que estejam na sua lista de contatos.

Conclusão

O Marketing Digital é, portanto, fundamental para que você consiga atrair a atenção para o seu site, já que o mundo online está cada vez mais concorrido, e é preciso se diferenciar da concorrência através de diferentes métodos de marketing.

Por isso, não hesite em utilizar essa ferramenta e busque se informar sobre todos os meios que permitem fazer um Marketing Digital de qualidade, visando também oferecer uma ótima experiência aos usuários.

Confira agora este artigo sobre como fazer um plano de marketing poderoso para a sua empresa.