Métricas de vaidade: entenda o que são e por que você deve evitá-las

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métricas de vaidade

Acompanhar as métricas é a melhor forma de comprovar se a campanha de marketing está trazendo resultados. Mas, cuidado com as chamadas métricas de vaidade, que podem enganar até o profissional mais experiente.

Existem muitos dados diferentes para acompanhar na internet, seja de um empreendimento comercial ou uma administradora de condominios, por exemplo.

O ideal é ter noção de quais métricas são as mais relevantes para cada negócio, e assim evitar focar em aspectos que no fim das contas não são fundamentais como se pensa.

Nesse texto, você vai descobrir:

  • O que são métricas de vaidade;
  • Seus exemplos;
  • As formas de evitar;
  • E quais métricas acompanhar.

Antes disso, vamos definir o que são métricas e qual é a importância delas.

Métricas: definição e importância

No marketing, métricas são indicadores próprios para analisar o impacto de ações e campanhas na web. Informações como número de visitantes do site  e número de downloads em um e-book são exemplos de métricas importantes.

As métricas são úteis para guiar a tomada de decisões em um projeto empresarial. Monitorá-las de perto dá ferramentas para a equipe definir os próximos passos da estratégia de marketing digital.

Sendo assim, existem as métricas sociais e métricas de negócio. Saiba as diferenças de cada uma delas nos tópicos a seguir.

Métricas sociais

São aquelas relacionadas às redes sociais da empresa. Dados como alcance, número de seguidores e engajamento são a base para construir uma estratégia de marketing para redes sociais efetiva. Entenda:

  • Alcance: é o número de pessoas que estão recebendo seu conteúdo.
  • Número de seguidores representa os usuários que se interessam ativamente pelo conteúdo.
  • Engajamento: é a soma de curtidas, comentários e interações nos posts.

Todas essas métricas podem ser conferidas nas redes sociais. Empreendimentos de todos os segmentos, desde consultórios odontológicos com promoções de plano odontologico até empresas que oferecem soluções corporativas precisam prestar atenção nessas métricas para ter noção do seu impacto na web

Apesar de não estarem diretamente relacionadas à vendas e conversões, impactam na construção de brand awareness e da autoridade de uma empresa em sua área de atuação. Ajudam também a extrair informações valiosas sobre as preferências do público.

Métricas de negócio

As métricas de negócio dizem respeito ao volume de vendas da empresa. Dados como pedidos de orçamento, renovações de contratos, ticket médio e recorrência de compras são exemplos de métricas de negócio.

Todas essas métricas devem ter uma só base: o objetivo da empresa.

Não basta querer que a empresa seja mais conhecida nas redes sociais, ela também precisa ser efetivamente rentável. As estratégias de marketing devem levar em conta as métricas de negócio para integrar os setores da empresa. Por exemplo, ter um bom ROI com ações em redes sociais sem uma boa gestão de pessoas  não vai fazer a empresa evoluir no mercado.As métricas de negócio são um auxílio fundamental para evitar cenários como esse.

O que são métricas de vaidade?

Agora que você sabe o que são as métricas e a importância delas para o marketing digital, é hora de conhecer as métricas de vaidade.

Em linhas gerais, métricas de vaidade são todas as informações relacionadas à atuação online da empresa que não ajudam na tomada de decisão. Todo dado que não influencie uma mudança substancial na estratégia do empreendimento pode ser considerado uma métrica de vaidade.

Grandes exemplos desse tipo de métrica são:

1- Cliques

Uma alta taxa de cliques significa que seu conteúdo está chegando a bastante gente. No entanto, se isso não está influenciando o número de conversões ou se o tempo de permanência no site é baixo, tem algo errado.

Por isso, não basta ter muitos cliques no post sobre dedetização residencial, por exemplo, se as pessoas não contratam o serviço que a empresa está oferecendo.

2- Compartilhamentos

Assim como os cliques, compartilhamentos também indicam um interesse na sua marca. Mas, sem uma estratégia para transformar esse interesse em conversões, se tornam apenas números vazios.

Nesse caso, é importante investir em marketing de conteúdo. Quanto mais especializado for seu conteúdo, mais compartilhamentos e mais tempo os usuários passarão no seu site.

3- Curtidas

É muito fácil se deixar enganar por muitas curtidas no Facebook ou no Twitter. Afinal, essa é a métrica mais imediata das redes sociais. Ainda assim, esses números não revelam muito sobre o impacto do marketing. O problema é o mesmo das outras métricas de vaidade: curtidas não significam necessariamente mais conversões.

Se uma assessoria tributária tem muitas curtidas, mas não consegue ampliar sua clientela, é sinal de que essa métrica não determina realmente o sucesso do seu negócio.

4- Download de apps

No ramo dos aplicativos, ter muitos downloads é um ótimo sinal. Mas, você precisa levar em conta outras métricas para descobrir se seu app realmente é um sucesso ou não. Sendo assim, analise a taxa de desinstalações, o número de usuários que pagam para ter o aplicativo e o número de downloads e cadastros. Cruzando esses dados você vai ter uma visão mais exata do impacto do seu app no mercado.

5- Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a métrica que mede o número de usuários que acessam um site e saem dele logo em seguida, sem realizar nenhuma ação.

Se o site de uma empresa apresenta uma taxa de rejeição alta, é preciso estudar o caso para descobrir os motivos disso.

No entanto, olhar apenas para a taxa de rejeição sem considerar outras métricas tão ou mais importantes que ela, é um erro.

É natural que páginas com tráfego alto e alta rotatividade de usuários tenham taxas de rejeição mais altas. Isso não significa que o conteúdo é inadequado ou que a estratégia não está surtindo efeito, apenas indica que nem todos os visitantes se engajam da mesma forma.

6- Seguidores

Não foque apenas na quantidade de seguidores nos perfis do Twitter, Instagram ou Facebook. Seu número de seguidores não impacta diretamente em métricas sociais mais relevantes, como alcance e engajamento.

As pessoas seguem dezenas de perfis diariamente, mas só interagem com aqueles que aparecem no feed de notícias delas. Se esse é o caso da sua empresa, parabéns. Se não, você precisa analisar outras métricas.

7- Visualizações

As visualizações de página indicam quantas pessoas viram seu conteúdo, ou seja, não informam quantas realmente leram todo o post, nem quantas interagiram com o site.

Por isso, não use as visualizações como base para suas estratégias sem ter uma visão crítica das ferramentas que você usa.

Como evitar as métricas de vaidade

É importante lembrar que as chamadas métricas de vaidade não devem ser ignoradas. O ponto é que elas não têm uma importância tão grande na sua estratégia como se pode pensar à primeira vista.

Existem métricas mais relevantes e determinantes. Falaremos delas nos tópicos a seguir, continue lendo.

ROI

A taxa de ROI (Return over Investment ou Retorno sobre Investimento) é a principal métrica a se acompanhar em mídias pagas, como Google Ads e Instagram Ads.

Ela revela quanto o seu investimento rendeu, ou seja, qual foi o lucro resultante do investimento. Esse dado é crucial para qualquer estratégia de marketing.

Conversões

As conversões ou vendas são a razão de ser de todo negócio. Para garantir altas taxas dessa métrica, é preciso acompanhar o lead pelo funil de vendas, nutrindo-o com conteúdos e ofertas relevantes e buscando sempre conduzi-lo à próxima etapa do funil. Assim, você garante que esgotou todos os recursos capazes de incentivá-lo e qualificá-lo para fechar negócio ou realizar uma compra. Isso inclui e-books, planilhas e artigos com informações detalhadas sobre o produto ou o serviço.

Publicar um artigo completo sobre AVCB bombeiros, por exemplo, é o primeiro passo para se assegurar de que os leads vão passar mais tempo na sua página, e por fim, completar a jornada de compra.

Número de visitantes

O número de visitantes não é o mesmo que o número de visualizações da página. Um mesmo visitante pode visitar a página mais de uma vez.

Monitorar essa métrica é uma forma de acompanhar a consolidação e renovação do seu público. Também auxilia no processo de conversões e dá meios para pensar em que tipo de conteúdo se deve investir.

Taxa de clique no e-mail

O e-mail marketing é um tipo de marketing segmentado que busca chegar até o cliente com informações que ele pode achar interessantes. Os envios levam em conta os hábitos de pesquisa do usuário e informações, como nome e e-mail, que ele concede à empresa.

A taxa de clique no e-mail indica quantas pessoas interagiram com esse e-mail. É um bom termômetro para avaliar o impacto do seu conteúdo no público.

Métricas de vaidade x métricas relevantes

Nesse texto, mostramos o que são métricas de vaidade e por que elas devem ser evitadas.

A diferença entre esse tipo de métrica e uma métrica relevante é clara: a primeira não é tão determinante quanto parece e a segunda fornece dados e informações cruciais para melhorar sua estratégia de marketing.

Como foi dito anteriormente, isso não quer dizer que todas as métricas de vaidade citadas devem ser ignoradas. São informações que podem vir a ter relevância quando reunidas com outros dados.

No entanto, é preciso privilegiar as métricas que auxiliam a aprimorar cada vez mais as estratégias.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.