O poder da mensuração de resultados no marketing digital

Dentro de uma estratégia de marketing online, é de suma importância fazer um trabalho de mensuração de resultados no marketing digital. O motivo disso é que a partir de alguns dados é possível não somente avaliar se sua campanha está caminhando no rumo certo, mas também ter maior precisão na tomada de decisões, podendo agir […]
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Dentro de uma estratégia de marketing online, é de suma importância fazer um trabalho de mensuração de resultados no marketing digital. O motivo disso é que a partir de alguns dados é possível não somente avaliar se sua campanha está caminhando no rumo certo, mas também ter maior precisão na tomada de decisões, podendo agir de forma pontual diante de eventualidades.

Um dos diferenciais do marketing digital é exatamente sua precisão na mensuração de resultados. Por isso, continue lendo o post de hoje e aprenda a tirar proveito dessa característica!

A importância da análise de resultados

Pense em uma campanha que esteja no caminho certo, com retornos que justificam os gastos realizados e sucesso comercial da marca. Agora pense que, diante de alguma eventualidade, essa campanha precise mudar de rumo, ou seja, investimentos precisam ser reavaliados para que a saúde financeira da empresa não seja afetada. Como fazer isso sem grandes prejuízos em escala global?

Evidentemente, essa tarefa seria muito mais fácil se houvesse uma mensuração dos resultados obtidos pela empresa, pois seria possível entender melhor o que estava fazendo a diferença e o que era irrelevante dentro da campanha.

Assim, podemos dizer que mensurar resultados é, acima de tudo, uma proteção para eventuais problemas futuros. Não basta fazer funcionar: num mercado tão competitivo quanto o de marketing online, é preciso saber o motivo de dar certo.

Dessa maneira, é preciso ter meios para sanar dúvidas sobre a campanha, como a quantidade de compras realizadas, de pessoas cadastradas em promoções, de vezes em que o site foi acessado, entre outras.

O que devemos mensurar

Para que a mensuração da campanha resulte em uma análise precisa e relevante, é preciso obter os indicadores corretos para a tomada de decisão. Para isso, você deve partir das metas gerais de marketing: se o seu objetivo com a campanha é aumentar as vendas, observe quantos de seus leads são convertidos em clientes; se você quer conseguir mais visitantes no seu site, acompanhe o número de acessos e a fonte desses acessos. Também leve em consideração as metas específicas e a particularidades de cada canal, como blogs, redes sociais, e-mails ou sites. Todas essas informações podem ser obtidas através de ferramentas e softwares de análise adequados para essa tarefa.

Algumas ferramentas úteis

Para mapear os dados de acesso, sugerimos opções como o Google Analytics e o Piwik, duas das ferramentas mais completas disponíveis. Oferecidas gratuitamente, elas permitem a análise profunda de qualquer site da internet, oferecendo informações pertinentes para as empresas.

Com elas é possível saber a quantidade de visitantes de seu site em determinado período, o tempo de permanência dos visitantes na página, a quantidade de páginas acessadas por visita, as principais áreas acessadas, a origem dos visitantes, as principais palavras-chave que trouxeram os visitantes para o seu site, o número de vezes que o formulário de contato foi preenchido, entre outras informações relevantes.

Ter meios para acompanhar o comportamento de sua marca em ambiente online é essencial para o sucesso de uma campanha. Para isso, ferramentas como o Google Analytics fazem toda a diferença.

E você, tem mais dicas sobre a mensuração de resultados no marketing digital? Já mede os seus resultados? Comente aqui como e quais indicadores você acompanha!