Quer vender mais? Saiba como!

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Quando um cliente nos procura, é porque tem alguma questão ou problema de Marketing para resolver; precisa atrair, converter, engajar ou melhorar o relacionamento com seu público. Mas nem sempre isso é claro para gestores e empreendedores. Em geral, eles apresentam uma única demanda genérica: vender mais. Se você está lendo esse post, deve ter o mesmo problema.

Mas como? O que é preciso fazer? Quais ferramentas serão necessárias? Está aí o grande desafio: elaborar uma estratégia para atingir o objetivo de aumentar as vendas!

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. No meio empresarial, segundo o Wikipedia, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados. Ou seja, as etapas que serão necessárias para se atingir um fim.

 

Então, para vender mais, só preciso de uma boa estratégia?

Não! Você precisa de uma boa estratégia, mas só será possível fazer isso se ela for precedida de um bom diagnóstico. É a mesma coisa de um tratamento médico: quando vamos a um consultório, o especialista só nos dá alguma receita após passarmos por uma análise da nossa condição de saúde. Na gestão de Marketing é a mesma coisa: antes de pensar nas estratégias e propor ações, é preciso fazer um diagnóstico, identificando os problemas ou gargalos que existem: atendimento ao cliente, site, qualidade do produto, preço praticado…

A maioria das empresas almejam a mesma coisa: aumentar as vendas ou a lucratividade. Mas cada uma tem sua particularidade e precisa de uma receita diferente para atingir o sucesso. Não adianta criar posts bonitos para as redes sociais e anunciar no Google. Pesquisa é fundamental para detectar quais são seus diferenciais competitivos, suas debilidades (o que precisa ser melhorado) e compreender o que deve ser feito para que a empresa saia do “mais do mesmo”, consiga chamar a atenção do público e se diferenciar da concorrência.

 

Planejamento, estratégia e ferramentas

Após fazer a análise e diagnóstico, é hora de estabelecer as metas, os indicadores e, por fim as estratégias. Nesse momento, você tem que ter claro se o problema da sua empresa está na fase de atração, conversão, nutrição, venda ou retenção. Por exemplo, se sua empresa já tem uma estratégia de atração e faz muitas ações para levar os usuários para o site, como anúncios nas redes sociais e links patrocinados no Google, e mesmo assim os clientes nem mesmo entram em contato, o problema está na conversão. É preciso, então, pensar em estratégias de conteúdo ou promoções para converter os usuários em leads (ou potenciais clientes), estimulando-os a deixar o email ou entrar em contato: material rico, landing pages, promoções e descontos. Ou se você tem uma base grande de leads, mas isso não se reflete nas vendas, sua estratégia de para condução deles pelo funil de vendas está fraca. E assim sucessivamente.

Tudo isso só é possível se você estiver monitorando adequadamente os resultados de suas ações: avaliando o número de acessos ao site, a taxa de rejeição, o desempenho das campanhas, as redes sociais….

E mais: só é possível elaborar estratégias de forma eficiente se conhecer e souber usar as ferramentas disponíveis para otimizar suas campanhas: SEO, Adwords, Ads, Guestposts, Landing Pages…  é preciso saber para que elas servem e como elas podem te ajudar.

 

Na prática, o que devo fazer?

Aqui vão algumas dicas para você começar:

  • Site: avalie o desempenho do seu site: ele tem muitos acessos? A taxa de rejeição é grande? Qual a página que tem maior índice de rejeição? O que pode ser melhorado? Os botões call-to-action estãobem posicionados? As informações sobre minha empresa, produtos e serviços estão claras e fáceis de ser encontradas?
  • Mídias sociais: onde seu público se concentra: Facebook, Instagram, Linkedin? Escolha uma rede para começar, concentre energias nela e monitore os resultados.
  • Anúncios: avalie, de acordo com o perfil do seu negócio, se é melhor investir em anúncios nas redes, que têm uma “pegada” mais pró-ativa, ou em links patrocinados no Google. Lembre-se que sem investimento você não vai a lugar nenhum.
  • Conteúdo: Gere conteúdo relevante, relacionado ao seus produtos ou serviços. E, mais do que isso, você precisa saber qual a melhor maneira de disseminar esse conteúdo para garantir que o seu público irá consumi-lo: feed do Facebook, Instagram, stories, vídeos, e-mail marketing, blog posts….
  • Periodicidade: Cada público em cada rede ou mídia tem uma necessidade e um comportamento de consumo diferentes. Estabeleça uma periodicidade de acordo com seu público e siga-a corretamente.
  • Monitoramento: Monitore todas as ações de veja se elas estão te levando ao objetivo almejado.

Também é importante manter-se atualizado sobre o que está  acontecendo: novas ferramentas, tendências, atualizações das redes, etc.

 

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Nossa expertise é  ajudar cada cliente a  identificar os “crux” de Marketing de seus negócios, para planejar estratégias e executar ações de forma a dominá-los e transpô-los! Com conhecimento acerca do negócio do cliente, suas dores, diferenciais competitivos e necessidades, é possível agir com efetividade e gerar os melhores resultados.

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