Definição de persona: essencial para atuar nas redes sociais

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persona

Entenda por que é tão importante a definição das personas como forma de tornar a comunicação mais eficaz pelas redes sociais.

As redes sociais, no mundo virtual, são sites e aplicativos que permitem o compartilhamento de informações entre pessoas, físicas ou jurídicas. Hoje em dia, o uso delas se tornou tão comum que, quando alguém nos diz que não faz parte de nenhuma das mais conhecidas (Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, YouTube), já  taxamos esse alguém de “diferentão”.

O propósito principal das redes sociais é o de conectar pessoas, mas essas plataformas também abriram as portas para novas formas de relacionamento entre empresas e clientes, seja para interação e engajamento ou divulgação de produtos e serviços. Nesses espaços, as marcas e empresas direcionam seus esforços para interagir com prospects e clientes, trazendo inúmeras possibilidades e oportunidades de:

  • – Compartilhar o posicionamento estratégico da empresa, mostrando qual a visão do negócio, missão e valores.
  • – Customizar a mensagem e interagir diretamente com o público.
  • – Segmentar do público de acordo com as características da audiência, direcionando seus esforços para aqueles que possuem mais afinidade com sua solução.
  • – Pesquisar sobre o perfil do público, seus gostos, desejos e outras informações que podem ser valiosas.
  • – Vender por estes canais, seja por anúncio ou a partir do amadurecimento do relacionamento com os seguidores.
  • – Divulgar com baixo orçamento e mensuração de resultados.
  • – Muuuuitas outras: fazer marketing institucional, publicar campanhas sazonais, divulgar conteúdo relevante….

Bom, mas para tornar mais eficaz a comunicação com seu público, não basta apenas estar nas redes sociais e publicar conteúdo. É preciso fazer um planejamento que leve em conta seus objetivos e metas, e, principalmente, que ajude a empresa a entender  quem é seu público-alvo, o que é relevante para ele e como esse conteúdo se relaciona com seus produtos e serviços. Assim, fica mais fácil desenvolver textos e vídeos, customizar imagens, direcionar anúncios, mensurar o retorno e criar campanhas efetivas. É aí que entra a persona.

 

Mas, afinal, o que é buyer persona?

Persona é que uma representação fictícia de uma “pessoa” com características específicas do seu público-alvo. Ou seja, é um personagem criado a partir de informações sobre seus clientes ou clientes que você deseja alcançar; uma representação mais humanizada do cliente típico.

Imagine que o público de sua empresa – uma joalheria artesanal, por exemplo – seja formado por habitantes de Belo Horizonte, na faixa etária dos 18 aos 55 anos, classes A-B e que seu público-alvo seja formado por homens e mulheres entre 22 e 45 anos dessa localização, com alto poder aquisitivo. Ainda que seja segmentado, o público-alvo é amplo.

Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.

Então, para “conversar” de forma adequada com esse público e gerar conteúdo que, de fato, seja relevante, é fundamental definir personas que tenham características do público-alvo.

Vamos criar para essa joalheria artesanal duas personas: uma jovem de 24 anos chamada Joana, que faz faculdade, gosta de moda, ama semijoias, é estilosa e independente, apesar de não precisar trabalhar para se sustentar; e João, um homem de 45 anos, que gosta de rock e acessórios de prata, anda de Harley Davidson e é pouco adepto à tecnologia.

 

Entendendo a importância da definição de uma persona

Na produção de material para as redes sociais, a criação de personas facilita o direcionamento do assunto, tema, tom de voz, linguagem e até as redes sociais prioritárias. Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, ter uma comunicação mais assertiva. Por isso, essa etapa é vista como fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital.

No caso das personas que criamos acima, a forma de se comunicar com a Joana (assim como o conteúdo e tipos de produtos oferecidos a ela) é diferente do João. Inclusive, é mais provável que Joana seja super adepta ao Instagram, enquanto João acompanha mais o Facebook e assiste vídeos no YouTube.

Sem uma persona definida, é possível que você queira vender anéis de caveira e correntes pra Joana, ou que dê dicas de organização de brincos e colares pro João.

Bom, deu pra perceber que a criação de personas é fundamental para atuar de forma mais assertiva na web, né? Assim, é possível:

  • – Determinar em quais redes irá atuar e com que tipo de conteúdo
  • – Definir o tipo de conteúdo necessário para atingir seus objetivos
  • – Delinear a “pegada”, a linguagem e o estilo de seu conteúdo em cada rede
  • – Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever e como deve apresentá-los
  • – Entender onde seus clientes e prospects buscam suas informações e como eles querem consumi-las

 

 

O próximo passo é criar uma estratégia baseada na jornada de compra dessas personas. Em breve, falaremos sobre esse assunto!