Falar sobre o início de 2021 ainda é falar sobre os impactos da pandemia de Novo Coronavírus. Esses e outros acontecimentos marcantes nos cenários político, econômico e social de todo o mundo impactaram diretamente o mercado de tantas formas, que pode ser uma desafio fazer uma leitura e interpretar tendências para o futuro. Entretanto, já é possível destacar algumas das principais tendências de Marketing Digital para 2021.
Você já sabe para onde direcionar os seus esforços nesse novo ciclo? Consegue identificar as ações que podem ajudar seu negócio a ter mais alcance, autoridade e, principalmente, mais oportunidades de vender e crescer?
Veja a seguir quais são as apostas para o Marketing Digital neste ano e confira dicas para se adequar a essas tendências.
1. Lives
Desde o início da pandemia de Novo Coronavírus no Brasil, em 2020, tornou-se comum abrir redes sociais, como o Instagram, por exemplo, e dar de cara com diversos perfis fazendo lives. Principalmente em horários específicos, por exemplo, por volta das 19h, que é o momento após o fim do expediente em que as pessoas estão liberadas do trabalho.
Com a necessidade de isolamento social, as pessoas passaram a buscar novas maneiras de se conectar e interagir com as outras. Devido a essa demanda, a prática não só continuou sendo realizada por usuários comuns, perfis profissionais, influenciadores e marcas, como também se tornou uma dos principais formatos de entretenimento da atualidade.
Desde então, as lives têm sido uma excelente ferramenta para agregar valor aos produtos e serviços de profissionais e marcas. Experiências em tempo real, como essas, têm sido cada vez mais valorizadas pelas pessoas. A macrotendência, nesse sentido, é de que as lives continuem sendo a resposta para demandas tanto de entretenimento quanto de aprendizado.
Durante uma live, cada usuário pode interagir tanto com quem está transmitindo o conteúdo, quanto com a comunidade que está assistindo. Por isso, nessas experiências, o engajamento dos usuários é bem maior. O sentimento de pertencimento e a oportunidade de tirar uma dúvida ao vivo, ou de simplesmente ser notado, torna as pessoas mais propensas a fazerem comentários, por exemplo.
Ou seja, fica claro que fazer lives é uma das grandes tendências de Marketing Digital para 2021. Aposte em temas pertinentes para o público que deseja atingir, atrair e engajar. Independente do formato do conteúdo a ser transmitido, é sempre indicado separar também um momento para fazer uma sessão de perguntas e respostas, e aproveitar o engajamento para humanizar a imagem profissional ou empresarial e, assim, se aproximar mais do público.
2. Capacitação remota
A pandemia de Novo Coronavírus não foi a origem da Transformação Digital, mas fez com que a adequação a ela se tornasse repentinamente urgente. Por isso, outra das grandes tendências de Marketing Digital para 2021 também se relaciona com esse fato, é a educação à distância.
O ensino remoto foi muito disseminado desde o início da pandemia de Novo Coronavírus, já que as instituições de ensino precisaram oferecer seus cursos via EAD para não interromper a formação dos estudantes. O processo de adaptação a esse formato se estendeu para muito além desse período de eclosão da pandemia, e vai continuar estimulando o mercado, como um todo, a fazer adequações e oferecer capacitação remotamente.
No que diz respeito ao Marketing Digital, essa tendência se apresenta de forma bastante semelhante. As principais estratégias utilizadas hoje valorizam muito a entrega de soluções que supram, verdadeiramente, as demandas dos clientes. No mix de ações de marketing, produzir conteúdos customizados para este fim tem sido uma das principais práticas.
Com a tendência do ensino a distância, a ideia de oferecer conteúdos ricos evoluiu. Os e-books, por exemplo, são um dos formatos mais difundidos atualmente. A nova fase agora envolve oferecer mentorias, treinamentos, certificações e outros formatos de conteúdos educativos por meio de videoconferências, lives e aulas gravadas.
Perceba que oferecer capacitação online é diferente de oferecer conteúdo em tempo real, como apontado no tópico anterior. A capacitação tem como diferencial o fato de que cumpre o papel de ajudar o usuário a alcançar um objetivo. Sendo assim, o engajamento com o conteúdo pode ser menor, mas sua absorção agrega um valor inestimável ao usuário. Muitas vezes, é isso que faz com que ele esteja mais disposto a pagar algum valor por esse aprendizado, por exemplo. Afinal, geralmente se trata de algo que não poderia ser aprendido superficialmente e independentemente.
3. User Generated Content (UGC)
O início do ano de 2021 foi marcado por esse termo, que remete a um conceito que, apesar de não ser novo, tende a se fortalecer cada vez mais. O User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, é uma espécie de “marketing boca a boca” no ambiente digital. Consiste em um conteúdo publicado espontaneamente por usuários com informações que defendem, elogiam ou exaltam uma marca ou um profissional.
Ter uma pessoa falando bem do seu produto/serviço ou do seu trabalho, além de gratificante, funciona como uma espécie poderosa de marketing gratuito. Afinal, quando um usuário faz isso de forma espontânea, o conteúdo se torna muito mais relacionável em comparação com conteúdos gerados pela própria empresa. Afinal, os demais usuários sabem que aquela opinião está vindo de “gente como a gente” e não de uma empresa, com o objetivo de vender.
Uma opinião sobre uma marca ou um profissional dada em uma rede social, feita com sinceridade, pode render diversas interações, replies, compartilhamentos, etc. Por isso, o UGC oferece uma oportunidade valiosa de iniciar e fortalecer o relacionamento com os usuários e consiste em uma das fortes tendências de Marketing Digital para 2021. Você sabe como aproveitá-la?
Veja essas dicas:
- Estimular a criação de UGCs lançando desafios nas redes sociais;
- compartilhar UGCs positivos no perfil profissional/empresarial e no site institucional;
- interagir com o UGC, sempre utilizando o tom de voz pertinente;
- humanizar ao máximo a abordagem ao interagir, para se aproximar dos usuários.
4. Respostas rápidas na página de resultados do Google
Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, além de visualizar anúncios e resultados para sua busca, pode também visualizar um featured snippet, ou seja, uma caixa de resposta situada na própria página de resultados. Essa função permite que, sem clicar em nenhum dos links disponíveis, sejam eles impulsionados ou não, o usuário tenha uma resposta rápida e objetiva à sua busca. O funcionamento geral do Google é todo baseado na experiência do usuário, é por esse motivo que os featured snippets foram criados.
O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) é um conjunto de práticas que busca permitir que as páginas do site de uma empresa fiquem melhor posicionadas no ranqueamento do buscador. O objetivo é conquistar o primeiro lugar dos resultados orgânicos para aumentar as chances de receber mais visitas no site. Por isso, à primeira vista, a existência de featured snippets parece um problema. Afinal, ela desencoraja usuários a clicarem nos links, certo?
Será que essa lógica é verdade?
A resposta é “não”. Mais importante que melhorar o tráfego orgânico do seu site, é vender o seu produto ou serviço. Portanto, enxergue essa mudança como uma oportunidade, não um obstáculo. Embarque em mais uma das tendências de Marketing Digital para 2021.
Fornecendo respostas ao usuário, você melhora a experiência que ele tem com seu conteúdo e com a sua marca, além de ser uma forma de construir credibilidade e autoridade. E mais: o featured snippet pode ser um estímulo para que o usuário realize uma ação e avance em sua jornada de compra! As dicas para provocar esse estímulo, nesse caso, são:
- manter o perfil de sua empresa no Google Meu Negócio atualizado;
- estimular que clientes satisfeitos deixem uma avaliação positiva em seu perfil no Google;
- continuar investindo em conteúdo de qualidade e nas práticas de SEO para aumentar as chances de o Google incluir um trecho do seu blog no featured snippet de uma busca.
5. Produção de conteúdo desacelerada e mais qualificada
Desde que as estratégias de Inbound Marketing se popularizaram no mercado, empresas e profissionais com negócios de proporções e setores diversos investiram bastante na produção de conteúdo para a web. Entretanto, em muitos casos, a alta quantidade e frequência de compartilhamento, divulgação e impulsionamento de conteúdo começou a ficar maior do que a própria demanda.
Para somar a esse cenário, a pandemia de Novo Coronavírus em 2020 ajudou a desacelerar o consumo de conteúdo. As pessoas, em geral, se sentiram sobrecarregadas e cada vez mais conectadas com conteúdos que agregassem aprendizado, evolução e bem-estar à sua vida. Os conteúdos superficiais e mais generalistas se tornaram cada vez menos suficientes.
Dentre as principais tendências de Marketing Digital para 2021, está a adoção do Slow Content, que é a produção de conteúdo mais preocupada com a qualidade do conteúdo, do que com a quantidade. Aliado a essa prática, também teremos a adoção do marketing data-driven (orientado por dados). Afinal, a forma mais palpável de medir se os conteúdos entregues aos usuários estão qualificados para sanar suas demandas é analisando as métricas. São esses indicadores que expõem as informações mais valiosas sobre a audiência, e permitem aprimorar o conteúdo a cada novo ciclo de ações de marketing.
Está interessado em investir mais em estratégias que envolvam a produção de conteúdo? Para conseguir medir o desempenho dos seus conteúdos, é preciso alimentar um blog corporativo com conteúdos originais. Para que esse conteúdo alcance os objetivos de marketing, também será necessário melhorar o SEO do seu site.
Você conferiu 5 fortes tendências de Marketing Digital para 2021 e absorveu dicas para utilizá-las em favor do seu negócio. O próximo passo é colocá-las em prática. Para isso, é preciso contar com os parceiros certos.
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